Dia das Mães: fuja das armadilhas!

19/05/2017 às 16:50
Leia nesta página:

Uma das datas mais afetivas do ano é o Dia das Mães, na qual os filhos vão às compras para presentear. De acordo com a Associação Brasileira de Varejistas de Shopping (Alshop), o Dia das Mães continua sendo a segunda data mais importante para o comércio varejista no ano, perdendo apenas para o Natal. Porém, os consumidores devem ficar atentos às armadilhas e práticas abusivas que rondam essa data comemorativa.

Recente pesquisa da consultoria americana Accenture e publicada na revista Exame sobre comportamento de consumo, mostra que os jovens brasileiros compram mais em lojas físicas, como shoppings ou comércio de rua. Apesar disso, o estudo indica que o comércio eletrônico cresce a cada ano, refletindo o perfil de uma sociedade conectada e imediatista. Tanto nas compras em lojas físicas ou virtuais, os consumidores têm seus direitos garantidos.

O Código de Defesa do Consumidor determina que as informações sejam corretas, exatas e visíveis. A oferta e as formas de afixação de preços são reguladas pela Lei Federal 10.962, de 11 de outubro de 2004, posteriormente regulamentada pelo Decreto Federal 5.903/2006.Produtos ou serviços devem apresentar os preços de forma clara, precisa e ostensiva.

O preço à vista e a prazo, possibilidade de parcelamento, número de parcelas, assim como os valores das prestações eeventuais taxas de juros devem ser sempre expressamente divulgados de forma visível e precisa.

Nenhum estabelecimento é obrigado a aceitar cartão ou cheque (só dinheiro em espécie não pode ser recusado), sendo que a recusa daquelas formas de pagamento deve ser visível e previamente informada aos clientes. Porém, a partir do momento em que se aceitam pagamentos no cheque ou no cartão, não pode haver imposição de valor mínimo para o uso de cartão de crédito ou débito.

Se for presentear com produtos eletrônicos, eu sempre recomendo testar na loja o artigo desejado, antes de efetivar a compra, para ver se está funcionando.O consumidor tem o direito de exigir informações sobre o bem que está comprando e pode pedir para abrir a embalagem do produto, para testar o seu bom funcionamento.

Quando fizer compras online, é prudente que o consumidor receba pessoalmente o produto e analise suas condições. No ato do recebimento, o consumidor somente deverá assinar o protocolo de entrega do produto depois de examinar detalhadamente o estado da mercadoria. Se não for o produto que você escolheu ou veio quebrado, o consumidor deve recusar o recebimento e fazer constar na nota fiscal ou no comprovante de entrega as justificativas para o não recebimento.

As compras virtuais podem estragar a surpresa para sua mãe se o prazo de entrega não for cumprido. Caso isso ocorra,é facultado ao consumidor exigir imediatamente o reembolso da quantia paga, monetariamente corrigida, incluindo o valor do frete e despesas. Ademais, pode acionar o site da loja por dano moral, tendo em vista a decepção e o constrangimento causados pelo fato do presente não ter chegado a tempo.

Independentemente, seja qual for a escolha para a compra do presente de sua mamãe, exija nota fiscal. A nota fiscal é o documento que prova a data e a descrição do produto comprado, sendo primordial no caso de utilização e contagem de prazo da garantia legal do produto.Se o responsável do estabelecimento se negar a fornecer a nota fiscal, estará cometendo crime contra a ordem tributária, sujeito a pena de reclusão de dois a cinco anos, conforme previsto na Lei 8.137/90.

Para finalizar, o mais importante é saber os seus direitos e curtir a emoção de mais um feriado de Dia das Mães!

Sobre o autor
Sergio Tannuri

advogado especializado em Direito do Consumidor, jornalista em São Paulo (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos