Petição inicial - NCPC: 3 falhas que podem ser fatais.

Requisitos, cuidados e dicas na elaboração

10/07/2017 às 19:26
Leia nesta página:

Que a petição inicial é o principal elemento formal de uma ação judicial não é novidade. Mas será que alguns descuidos não podem lhe desviar de seu objetivo?

1 - A tese de doutorado

A peça inicial não é o momento para demonstrar seu histórico acadêmico.

A inicial deve começar pela estruturação da estratégia. Para tanto é preciso conhecer profundamente os fatos e o amparo legal.

Aqui vale a regra: A peça perfeita não é aquela que não se pode agregar mais nada, mas sim a que nada pode ser tirado.

Afinal, por que duas frases para transmitir a mesma informação?

Faça este exercício: Questione individualmente a necessidade de cada frase. Perceberás que metade da peça tratava-se de retóricas que servem mais para massagear o ego de quem escreve do que transmitir a informação desejada.

Deixe de lado as longas dissertações sobre a origem do estado Democrático de Direito e evidencie a subsunção do fato à norma e ponto.

#DICA: Estruturar a peça com os principais itens bem definidos como um roteiro, depois iniciar a escrever cada um dos pontos com seus fatos e sua fundamentação legal, sem teses longas ou confusas. Tome como exemplo da estrutura abaixo:

A objetividade é crucial para que sua peça seja lida e compreendida. Veja este modelo aqui.

2 - Requisitos formais

Os requisitos formais do CPC/15 devem ser minuciosamente conferidos. Não há vexame maior do que uma decisão (conferida pelo cliente) que determina a emenda à inicial ou extinção do processo por ausência de requisitos indispensáveis à propositura.

Portanto, se certifique que todas formalidades foram cumpridas, tais como:

a) Causas de inépcia da Inicial - Art. 330, cpc/15;

b) Requisitos da petição inicia - Art. 319, cpc/15;

c) Formalidades próprias de cada ação, tais como os requisitos específicos do Mandado de Segurança, por exemplo;

f) Valor da causa com cálculos discriminados - Art. 292, § 3º, 917, § 3º ou 700 § 2º, I,;

g) Competência material e territorial.

#DICA: Tenha um checklist dos procedimentos (requisitos, custas, procuração, anexos obrigatórios, local de protocolo...) e confira sempre!

Encontre aqui um modelo de petição inicial contendo todos os requisitos legais da peça.

3 - Litigância de má fé

O NCPC trouxe penas mais severas à Litigância de má fé. Segundo o art. 81, o litigante de má-fé será condenado a pagar multa superior a 1% (um por cento) e inferior a 10% (dez por cento) do valor corrigido da causa. O parágrafo 2º fixa para causas de valor irrisório ou inestimável, multa que poderá ser fixada em até 10 (dez) vezes o valor do salário mínimo.

Portanto, mais do que demonstrar o elo entre fato e direito, exige-se do Advogado a realização do primeiro filtro de justiça, a busca pela verdade.

É crucial extrair do cliente o máximo de informações, especialmente aquelas que fragilizam o pleito, pois surpresas na fase instrutória além de comprometer o processo podem colocar em cheque a ética do profissional.

#DICA: Não ingresse com ações temerárias sem provas. Nos casos em que a prova seja comprometida, peça ao cliente para assinar um termo de veracidade -modelo aqui, contendo os fatos e provas disponibilizadas para se resguardar de eventual responsabilização profissional por litigância de má fé.

Sem a menor pretensão de esgotar o assunto, o objetivo é compartilhar algumas experiências trocadas na comunidade formada na plataforma do Modelo Inicial.

Sobre o autor
Modelo Inicial

Desenvolvemos uma plataforma dedicada à construção colaborativa de peças jurídicas. Conheça nosso site! www.modeloinicial.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos