A importância da multidisciplinariedade na gestão empresarial

15/07/2017 às 09:38
Leia nesta página:

Com um mercado cada dia mais competitivo e a presença do fantasma da crise sempre, é natural que cada dia que passa as empresas busquem reduzir custos (e esta redução de custos também passa pelos funcionários).

Com um mercado cada dia mais competitivo e a presença do fantasma da crise sempre, é natural que cada dia que passa as empresas busquem reduzir custos (e esta redução de custos também passa pelos funcionários). Desta forma, com o medo da espada de Dâmocles que pende sobre sua cabeça, o profissional costuma se perguntar o que deve fazer para manter seu emprego. A resposta, por incrível que pareça é simples: seja útil!

A provocação pode parecer estranha, mas na verdade o que temos é um cenário onde cada vez mais é cobrado do profissional uma tomada de decisão rápida e assertiva, por isso sendo importante que o profissional embora formado em uma determinada área, detenha conhecimentos de diversas outras profissões. Assim, na gestão empresarial é principalmente necessário o conhecimento (entre outros) de quatro diferente áreas de estudo, quais sejam: administração, economia, contabilidade e direito. O rol não se resume nestas quatro profissões, todavia, sendo elas as mais utilizadas na rotina diária da maioria das empresas. Não acredita? Então vejamos o que cada uma destas profissões pode auxiliar na tomada de decisões e consequente “utilidade” do profissional para empresa.

Administração: aquela que é talvez a profissão mais comum no meio da gestão empresarial, talvez com imagem um tanto desgastada pelo tempo é ainda muito útil nas tarefas diárias de um profissional. Conhecer um pouco de administração, nem de longe pode ser considerado “saber administrar”, mas sim ter o conhecimento de princípios básicos como organização de processos, matrizes/diagramas diversos de solução de problemas, gerenciamento de metas e competências de liderança.

Direito: Diferente da administração, o conhecimento da área do direito necessário ao trato diário da gestão empresarial é menos principiológico e mais prático. Inobstante o fato de ser uma área regulamentada e com que podem ser praticados exclusivamente pelo profissional formado na área (e com registro na entidade de classe), é importante para todos os o profissionais deterem um conhecimento básico de normas trabalhistas, contratos, etc.

Contabilidade: No ramo da contabilidade, além de conceitos básicos como os de formação de preço de venda, métodos de custeio e gestão de estoques, é interessante que o profissional atuante na gestão empresarial saiba fazer a “leitura” destes conceitos na prática. Desta forma, um empregado versátil, consegue fazer a leitura dos dados de sua empresa, entendendo como ela está posicionada em relação aos seus resultados anteriores, bem como frente à concorrência. Além disso, tem a possibilidade de propor reduções nos gastos da empresa através da melhoria gestão e fluxo de estoques e materiais.

Economia: Como o último item deste rol (exemplificativo, não taxativo), aquela que talvez é a ciência onde o trabalhador vê mais dificuldade de compreender certos conceitos e aplicá-los na prática. Por isso, é importante que o profissional adquira conhecimento suficiente para entender como sua empresa está posicionada no mercado, compreender o momento econômico do pais, de seus clientes e fornecedores. Principalmente, é importante a compreensão e leitura das variáveis econômicas que influenciam o ramo que sua empresa desempenha.

Por fim, estes são alguns pequenos paços que o profissional pode dar, não só para evitar a foice que vem junto com a crise, mas para crescer em seu ramo de atuação e ajudar sua organização ao alcançar seu objetivo. Desta maneira, ajudando a organização a evoluir e atravessar períodos de crise que o profissional terá mais chances de garantir seu lugar na empresa.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos