O salário-educação

20/07/2017 às 18:29
Leia nesta página:

A contribuição para o salário-educação foi instituída pela Lei nº 4.440/64, com a finalidade de suplementar as despesas públicas com a educação alimentar. Conheça um pouco mais sobre a natureza jurídica e principais aspectos relacionados ao instituto.

I – A DISCUSSÃO SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DA EXAÇÃO

A contribuição para o salário-educação foi instituída pela Lei nº 4.440/64, com a finalidade de “suplementar as despesas públicas com a educação alimentar(artigo 1º). A norma citada previu seu recolhimento pelas empresas às Instituições de Aposentadoria e Pensões a que estivessem vinculadas, na forma prevista no artigo 3º, mediante a alíquota de 2%(artigo 8º, II), posteriormente reajustada para 1,4%, pelo artigo 35 da Lei nº 4.863/65.

A Emenda Constitucional n. 1/69 aludiu à exação, no artigo 178, ao ditar que “as empresas comerciais, industriais e agrícolas são obrigadas a manter o ensino primário gratuito de seus empregados e o ensino dos filhos destes, entre os sete e os quatorze anos, ou a concorrer para aquele fim, mediante a contribuição do salário-educação na forma que a lei estabelecer.

Em razão disso, foi editado o Decreto-lei nº 1.422/75 que deu nova disciplina ao salário-educação, prescrevendo :

“Art. 1º - O salário-educação, previsto no Art.178 da Constituição, será calculado com base em alíquota incidente sobre a folha do salário de contribuição, como definido no Art. 76 da Lei número 3.807, de 26 de agosto de 1960, com as modificações introduzidas pelo Decreto-Lei número 66, de 21 de novembro de 1966, e pela Lei número 5.890, de 8 de junho de 1973, não se aplicando ao salário-educação o disposto no Art. 14, "in fine", dessa Lei, relativo à limitação da base de cálculo da contribuição.

        § 1º - O salário-educação será estipulado pelo sistema de compensação do custo atuarial, cabendo a todas empresas recolher, para este fim, em relação aos seus titulares, sócios e diretores e aos empregados independentemente da idade, do estado civil e do número de filhos, a contribuição que for fixada em correspondência com o valor da quota respectiva.

        § 2º - A alíquota prevista neste artigo será fixada por ato do Poder Executivo, que poderá alterá-la mediante demonstração, pelo Ministério da Educação e Cultura, da efetiva variação do custo real unitário do ensino de 1º Grau.

        § 3º - A contribuição da empresa obedecerá aos mesmos prazos de recolhimento e estará sujeita às mesmas sanções administrativas, penais e demais normas relativas às contribuições destinadas à Previdência Social.

        § 4º - O salário-educação não tem caráter remuneratório na relação de emprego e não se vincula, para nenhum efeito, ao salário ou à remuneração percebida pelos empregados das empresas compreendidas por este Decreto-Lei.

        § 5º - Entende-se por empresa, para os fins deste Decreto-Lei, o empregador como tal definido no Art. 2º da Consolidação das Leis do Trabalho e no Art. 4º da Lei número 3.807, de 26 de agosto de 1960, com a redação dada pelo Art. 1º da Lei número 5.890, de 8 de junho de 1973, bem como as empresas e demais entidades públicas ou privadas, vinculadas à Previdência Social, ressalvadas as exceções previstas na legislação específica e excluídos os órgãos da Administração Direta.

        Art. 2º - O montante da arrecadação do salário-educação, em cada Estado e Território e no Distrito Federal, depois de feita a dedução prevista no § 3, deste artigo, será creditado pelo Banco do Brasil S/A. em duas contas distintas:

        a) 2/3 (dois terços) em favor dos programas de ensino de 1º Grau, regular e supletivo, no respectivo Estado, Território ou Distrito Federal;

        b) 1/3 (um terço) em favor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

§ 1º - Os recursos de que trata a alínea "a" deste artigo serão empregados nos Estados e no Distrito Federal, de acordo com planos de aplicação aprovados pelos respectivos Conselhos de Educação, e nos Territórios de conformidade com o Plano Setorial de Educação e Cultura.

§ 2º - O terço destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação será aplicado:

a) em programas de iniciativa própria do Ministério da Educação e Cultura, de pesquisa, planejamento, currículos, material escolar, formação e aperfeiçoamento de pessoal docente e outros programas especiais relacionados com o ensino de 1º Grau;

b) na concessão de auxílios, na forma do disposto nos artigos 42 e 54, e seus parágrafos, da Lei número 5692, de 11 de agosto de 1971, sempre respeitando critérios que levem em conta o grau de desenvolvimento econômico e social relativo, tal como especificados em Regulamento e, especialmente, os "deficits" de escolarização da população na faixa etária entre os sete e os quatorze anos, em cada Estado e Território e no Distrito Federal, de modo a contemplar os mais necessitados.

§ 3º - O INPS reterá, do montante recolhido, a título de taxa de administração, a importância equivalente a 1% (um por cento), depositando o restante no Banco do Brasil, para os fins previstos neste artigo”.

Havia o entendimento de que tal  cobrança não poderia se coadunar com a Constituição  por ofensa ao principio da legalidade genérica(artigo 153, parágrafo segundo e artigo 178, em face da alegação de delegação de competência para a fixação de alíquota).

A tese foi objeto de aprovação do ministro Marco Aurélio, em 4 de abril de 2001, no julgamento do RE 272.872, Relator ministro Ilmar Galvão.

Sustentava-se que a inconstitucionalidade originária do parágrafo segundo do artigo primeiro do Decreto-lei nº 1.422/75, por conter delegação de competência que era ofensiva ao artigo 178 e ao artigo 43, X, da Emenda Constitucional n.1/69, e, por essa circunstância, não seria recepcionada pela Constituição de 1988.

Falava-se que se tratava de contribuição especial não-tributária, cujos elementos essenciais não foram estabelecidos por lei, fato reconhecido pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, em julgamento no RE 191.044, que teve por objeto a quota de contribuição alusiva à exportação do café, cuja alíquota havia sido estabelecia por ato do Poder Executivo.

No julgamento do RE 290.079, o Ministro Ilmar Galvão entendeu que tal exação não era afrontosa à Emenda Constitucional nº 1/69 e ainda a Constituição de 1988. Aliás, entendeu-se que os artigos 43 e 45 da EC 01/69, que estabeleciam as atribuições do Poder Legislativo, não incluíam entre elas a fixação de alíquota de contribuição extratributária. O artigo 178 limitou a instituir a contribuição do salário-educação, “na forma que a lei estabelecer”, sem fazer referência específica à alíquota ou a qualquer outro elemento da dita exação.

O quantum debeatur fixado no diploma citado deveria corresponder ao custo atuarial do ensino primário, calculado sob a forma de quota percentual do salário mínimo, operação dependente de levantamento, mediante pesquisa de campo, de dados de natureza econômico-financeira, que são variáveis no espaço e no tempo, técnica que é inadequada para o legislador, matéria entregue aos agentes administrativos que tem para isso atribuição.

A Lei nº 4.440/64, objetivando viabilizar a cobrança imediata do salário-educação, estabeleceu no artigo 8º, I e II, percentuais provisórios(válidos por três anos) para a apuração da cota-percentual e da contribuição devida, fixando-os, respectivamente, em 7% e 2%(este último reduzido para 1,4% pela Lei nº 4.863/65).

O Decreto-lei nº 1.422/75 não simplificou a apuração do salário-educação devido pelas empresas, uma vez que, após a inovação consistente em haver determinado que fosse ele “calculado com base em alíquota incidente sobre a folha do salário de contribuição” , artigo 1º, manteve o critério da sua estipulação “pelo sistema de compensação do custo atuarial, cabendo a todas as empresas recolher... a contribuição que for fixada em correspondência com o valor da quota respetiva”.

Neste sentido, tem-se o entendimento apresentado no RE 83.622.

Aduziu na matéria Marco Aurélio Greco(Salário-educação – A revogação da lei nº 4.440/64, in Repertório IOB n. 2/98, pág. 46):

“Em conclusão, entendo que o artigo 6º do DL 1.422/75 veicula uma previsão dependente que apenas visa explicitar um efeito jurídico em relação à lei anterior, o qual decorre das demais regras contidas no próprio decreto-lei.  Não é uma norma cujo preceito seja o de revogar explicitamente a norma anterior(comando autônomo), mas é uma descrição(para clareza) da consequência gerada pelas demais regras do diploma. Em síntese, não configura hipótese de revogação expressa, não tendo força revogadora própria a atingir as normas anteriores.

Por consequência, se uma ou algumas das normas do DL 1.422/75 padecem de inconstitucionalidade, faltará um elemento para se configurar o conflito normativo com a disposição anterior da Lei nº 4.440/64. E, portanto, inexistindo o conflito não terá havido revogação do respectivo preceito que ficará intacto”.

Por sua vez, a Constituição de 1988 acolheu o salário-educação, no parágrafo 5º, do artigo 212. A Constituição autorizou a União a instituir contribuição como fonte adicional de financiamento do ensino público fundamental, a ser exigido das empresas. Ricardo Lobo Torrres(Curso de direito financeiro e tributário, 16ª edição, pág. 411) afirma tratar-se de contribuição para a educação e cultura(artigo 212, parágrafos quinta e sexto). A Constituição de 1988 conferiu ao salário-educação um caráter eminentemente tributário.

Veja-se a lição de Edson Araújo Peixoto (Anotações sobre o salário-educação, in Revista da Previdência Social, n. 208/200):

“... a ressalva no próprio texto constitucional, em capítulo permanente(artigo 212, § 5º), mantendo a exigibilidade daquela espécie não-tributária, supera todas essas questões.... Por força daquele fenômeno, a “legislação” do salário-educação.... foi integralmente recepcionada, na forma em que se encontrava por ocasião da promulgação do texto constitucional, em 5 de outubro de 1988, tornando a discussão sobre a fixação de alíquota por lei, ou por decreto(ou, como diz o próprio Decreto-lei, “por ato do Poder Executivo”), sem qualquer significação jurídica...”

A antiga contribuição foi mantida sob nova roupagem tributária, por efeito do artigo 212, parágrafo quinto da Constituição, com a mesma estrutura normativa do Decreto-lei 1.422/75, com a mesma hipótese de incidência; a mesma base de cálculo e, sem sombra de dúvida, a mesma alíquota que, com efeito da norma do parágrafo segundo do artigo 1ª, se achava fixada por ato do Poder Executivo), a qual se tornou inalterável por outro meio senão pela lei, em face do principio da legalidade tributária, a que ficou vinculada com o novo regime.

Não se está diante de nova contribuição ou nova fonte de custeio da seguridade social. A teor do artigo 212, parágrafo quinto, da Constituição, é espécie do gênero contribuições sociais, que se destinam a custear o financiamento do ensino fundamental público, que, em princípio impositivo, dado no artigo 208, I, da Constituição Federal deve ser assegurado a todos.


II – POSIÇÃO RECENTE DO STF E DE OUTROS TRIBUNAIS 

O Supremo Tribunal Federal, do que se lê do site de noticias do STF, 14 de fevereiro de 2012, reafirmou a jurisprudência sobre a constitucionalidade do salário-educação, como se lê:

“A constitucionalidade da cobrança da contribuição do salário-educação teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao analisar o mérito do tema, discutido no Recurso Extraordinário (RE) 660933, a Corte também confirmou jurisprudência já firmada em diversas oportunidades no sentido de que tal cobrança é constitucional, com base nas Constituições Federais de 1969 e 1988, bem como no regime da Lei 9.424/96.

O RE, de autoria da União, questionava acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que entendeu que seriam inconstitucionais o Decreto-Lei 1.422/75 [que delegou ao Poder Executivo a prerrogativa de alterar a alíquota da Contribuição do Salário-Educação] e o Decreto 76.923/75 [que elevou a alíquota da exação de 1,4% para 2,5%]. O acórdão contestado concluiu que o tributo seria devido na forma das Leis 4.440/64 e 4.863/65, com alíquota de 1,4% até o advento da Lei 9.424/96.

A União alegava que tais decretos contrariam os artigos 6º; 21, incisos I, II, V e parágrafo 2º, inciso I; 43, inciso X; e 178, da Constituição Federal de 1967 (com redação dada pela EC nº 1/69). Sustentava a compatibilidade do Decreto-Lei 1.422/75 e dos Decretos 76.923/75 e 87.043/82 com a Constituição Federal de 1967, “pois na ordem constitucional anterior e até o advento da EC 14/96, em razão de seu caráter alternativo, a Contribuição do Salário-Educação não teria natureza de tributo, sendo válida a fixação da alíquota por decreto do Poder Executivo”.

A constitucionalidade da cobrança da Contribuição do Salário Educação foi objeto da Súmula 732/STF, segundo o qual “é constitucional a cobrança da contribuição do Salário-Educação, seja sob a Carta de 1969, seja sob a Constituição Federal de 1988, e no regime da Lei 9424/96”. Ele também revelou haver precedentes do Supremo no sentido da validade do Decreto-Lei 1.422/75 e dos Decretos 76.923/75 e 87.043/82, em razão da natureza não tributária da Contribuição do Salário-Educação na vigência da ordem constitucional anterior. Nesse sentido, os REs 290079, 272872 e 458905.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O salário-educação é tributo como se lê de decisão do TRF-4ª Região,  no AC 76226 PR 1999.04.01.076226, DJ 19/01/2000:

CONSTITUCIONAL E TRIBUTÁRIO. SALÁRIO-EDUCAÇÃO. PRESCRIÇÃO.DECRETO-LEI 1.422/75. DECRETOS 76.923/75 E 87.043/82.CONSTITUCIONALIDADE. RECEPÇÃO.

1. O INSS é o agente arrecadador e fiscalizador da contribuição ao salário-educação, sendo sujeito ativo da obrigação tributária, nos termos do art. 119 do CTN, enquanto o FNDE é a autarquia federal com patrimônio, recursos e representação judicial próprios.Portanto, a legitimatio ad causam é do FNDE, enquanto o INSS possui legitimidade para ser litisconsorte do FNDE.

2. A contribuição ao salário-educação é tributo sujeito ao lançamento por homologação, sendo o prazo para a repetição de indébito de 5 anos a contar da homologação, cujo prazo é de 5 anos.Não havendo a homologação expressa, inicia-se o prazo de 5 anos para a ação de repetição de indébito, perfazendo um prazo total de 10 anos, consoante o art. 168, I, do CTN.3. Nenhum vício afeta a obrigação das empresas em pagar o salário-educação, tenham elas natureza tributária ou não.4. A revogação prevista no art. 25, caput, das Disposições Transitórias da Carta Política de 1988 atinge somente os dispositivos legais que atribuam ou deleguem competências. Não atinge, porém, o ato do Poder Executivo objeto da delegação prevista naquele Decreto-Lei.A CF/88 recepcionou a legislação referente ao salário-educação, veiculada pelo Decreto-Lei nº 1.422/75.5. Inexistência de inconstitucionalidade.

No mesmo sentido tem-se decisão do TRF – 3ª Região, na Apelação Civil, publicada em 17 de janeiro de 2003:

TRIBUTÁRIO. SALÁRIO-EDUCAÇÃO. RECEPÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NOS MOLDES DO DECRETO-LEI Nº 1.422/75.

I - O exame das diversas decisões já proferidas pelo C. Supremo Tribunal Federal – AgRg RE nºs 287.413-2, 287.751-9, 286.645-8 e 287.613-5 – denotam que ficou definitivamente assentada a constitucionalidade do salário-educação, não só no que concerne à Lei nº 9.424/96 – objeto da ADC nº 3-0 – mas também de toda a disciplina legal anteriormente em vigor.

II - A natureza jurídica do salário-educação era – no sistema constitucional anterior a 1988 – a de “contribuição especial” não tributária (RE nº 83.662/RS) ficando firmada, portanto, a constitucionalidade da exação à luz do art. 55, inc. II, da Emenda Constitucional nº 1/69. A fixação de alíquota por ato do Poder Executivo (Decretos nºs 76.923/75 e 87.043/82) também em nada contrariava o sistema anterior por se tratar de técnica de delegação legislativa e não de delegação legislativa pura.

III - Após a Carta Magna de 1988, o salário-educação passou a ter natureza tributária sujeitando-se, a partir de então, aos princípios constitucionais da legalidade, irretroatividade, anterioridade, entre outros.

IV - Por força do art. 212, § 5º, da CF/88, o salário-educação foi mantido com a mesma estrutura do Decreto-Lei nº 1.422/75, só podendo ser alterado, a partir daí, por meio de lei.

V - O art. 15, § 1º, I e II e § 3º da Lei nº 9.424/96 foi declarado constitucional pelo STF no julgamento da ADC nº 3-0.

VI - Apelação improvida.

Destaco o julgamento do Supremo Tribunal Federal:

DESPACHO: 1. É este o teor da ementa do acórdão que julgou a apelação em mandado de segurança: "TRIBUTÁRIO. SALÁRIO EDUCAÇÃO. NATUREZA JURÍDICA. DISCIPLINA. RECEPÇÃO. CONSTITUCIONALIDADE. PRESCRIÇÃO. 1. Em se tratando de tributo cujo lançamento se dá por homologação, esta não se realizando de forma expressa, o prazo prescricional começa após 5 (cinco) anos contados da ocorrência do fato gerador, acrescido de mais 5 (cinco) anos contados daquela data em que se deu a homologação tácita. 2. O salário-educação, instituído pela Lei nº 4.440/64 e classificado como contribuição especial ou sui generis, foi recepcionado pela EC . 01/69, e até o advento da CF/88 não tinha caráter tributário, pelo que sua alíquota podia ser fixada por ato do Poder Executivo. (RE nº 83.662/RS, AC nº 98.04.01026929-5/SC, AC nº 98.01.070376-4/RO, Resp. nº 23750/AL) 3. A Constituição Federal/88 recepcionou a contribuição, tornando-a compulsória, impondo-lhe natureza tributária, art. 212, parágrafo 5º (AC nº 98.04.01026929- 5/SC, AC nº 98.01.070376-4/RO, RE nº 191229-4/SP). 4. O art. 25 do ADCT revogou todas as delegações de competência outorgadas ao Executivo, sobre matéria reservada ao Congresso Nacional, porém, não impediu a recepção das normas legais legitimamente elaboradas na vigência da Constituição anterior, desde que materialmente compatíveis com a nova Carta, como no caso do Decreto-Lei nº 1.422/75. (RE nº 191229/SP, AC nº 98.01.070376-4/RO, AC nº 98.04.01026929-5/SC) 5. Apelações providas. 6. Remessa oficial prejudicada 7. Sentença reformada." (fls. 331) Interpostos recursos especial e extraordinário, apenas este foi admitido pelo despacho a fls. 439. 2. O Plenário desta Corte, ao julgar os RREE 290.079 e 272.872, decidiu, em síntese, quanto, respectivamente, aos exercícios anteriores e posteriores a dezembro de 1996, que o salário-educação, que não era incompatível com a Emenda Constitucional nº 1/69, não o é também com a Constituição de 1988, tendo, aliás, sido mantido expressamente por ela, permanecendo nos moldes fixados pelo Decreto-Lei nº 1.422/75, com as alíquotas estabelecidas pelo Decreto nº 76.923/75 e reiteradas pelo Decreto nº 87.043/82, até sua nova disciplina pela Lei nº 9.424/96, cujo artigo 15 foi declarado constitucional, com efeito vinculante, pelo julgamento de procedência da ADC nº 3, em 02.12.99. Dessa orientação não divergiu o acórdão recorrido. 3. Em face do exposto, nego seguimento ao presente recurso extraordinário. Brasília, 14 de dezembro de 2001. Ministro MOREIRA ALVES Relator

(RE 323878, Relator(a): Min. MOREIRA ALVES, julgado em 14/12/2001, publicado em DJ 25/03/2002 P - 00081).

O  Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Especial nº 83.662-RS, declarou que o Salário-Educação era, na vigência da CF/67, uma contribuição de caráter especial, desprovida portanto de natureza tributária, tendo em vista sua alternatividade, que consistia no direito que as empresas tinham de, ou recolher a contribuição especial aos cofres públicos, ou manter em seu estabelecimento o ensino básico.

Assim, tendo como alicerce a interpretação do Pretório Excelso, pode-se afirmar que a contribuição do Salário-Educação, sob a égide da Carta Política de 67, não tinha natureza tributária e, desta forma, não estava jungida ao princípio da estrita legalidade tributária, não havendo nenhuma inconstitucionalidade que a invalidasse.

Constata-se, pelo exposto, que o fundamento de inconstitucionalidade originária por vício formal, tanto perante à pretérita quanto à atual Constituição, não terá qualquer chance de êxito na esfera do Supremo Tribunal Federal.

Tal entendimento corrobora-se com a recente decisão da Corte Suprema, RE 214.206-9 AL (DJ 29/5/98), quando do julgamento de caso aparentemente análogo, onde se discutiu a inconstitucionalidade da contribuição devida ao Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), instituída pelo Decreto-Lei 308/67, no qual restou cristalino o entendimento do STF, de não haver possibilidade de ser declarada inconstitucionalidade formal superveniente, afastando a incidência dos parágrafos 1º e 5º, do artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT.


III – CONCLUSÕES

A natureza jurídica do salário-educação era - no sistema constitucional anterior a 1988 - a de "contribuição especial" não tributária (RE n.º 83.662/RS) ficando firmada, portanto, a constitucionalidade da exação à luz do art. 55, inc. II, da Emenda Constitucional n.º 1/69. A fixação de alíquota por ato do Poder Executivo (Decretos nos 76.923/75 e 87.043/82) também em nada contrariava o sistema anterior por se tratar de técnica de delegação legislativa e não de delegação legislativa pura.

Após a Constituição de 1988, o salário-educação passou a ter natureza tributária sujeitando-se, a partir de então, aos princípios constitucionais da legalidade, irretroatividade, anterioridade, entre outros. Por força do art. 212, § 5º, da CF/88, o salário-educação foi mantido com a mesma estrutura do Decreto-Lei n.º 1.422/75, só podendo ser alterado, a partir daí, por meio de lei.

O salário-educação é contribuição social geral, submetendo-se ao regime jurídico do artigo 149 da Constituição Federal, não sendo atingido pela imunidade prevista no artigo 195, parágrafo sétimo, da Constituição Federal porque não é imposto.

Sobre o autor
Rogério Tadeu Romano

Procurador Regional da República aposentado. Professor de Processo Penal e Direito Penal. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos