A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O TRIBUNAL DO JÚRI

Leia nesta página:

O presente trabalho busca mostrar o conflito dos princípios do Tribunal do Júri versus vedação a censura e liberdade de imprensa.

INTRODUÇÃO

O surgimento do Júri Popular no Brasil se deu em 1822 através de um decreto do então Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara com a finalidade de julgar os crimes de imprensa. Durante o decorrer do tempo o Júri foi se modificando, sua competência chegou a julgar causas cíveis, até chegar no que é hoje: ao tribunal do júri só é competente julgar crimes dolosos contra a vida tentados ou consumados.

As disposições acerca do Júri estão na Constituição Federal em seu art. 5 inciso XXXVIII, também nos arts. 406 a 497 do Código de Processo Penal. Contudo, há no Brasil o princípio da publicidade do processo, ressalvado apenas os casos de segredo de justiça, assim é inevitável a repercussão de um crime entre os populares, os quais atuam como verdadeiros fiscais dos operadores do Direito, além de haver ainda o direito a informação, a liberdade de expressão e a vedação a censura da mídia. Muitas vezes esses princípios acabam sofrendo algumas restrições para se chegar a uma sentença pautada no Direito e não apenas no clamor social.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O presente trabalho foi realizado através da consulta de artigos científicos pela internet, assim como da legislação que trata do tema.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A mídia tem o poder de exercer grande influência na formação de opinião e em relação ao Júri não é diferente, pois o povo sempre busca por respostas rápidas principalmente se o caso a ser julgado tiver destaque. Só que deve-se tomar cuidado com o sensacionalismo e as informações tendenciosas especialmente em questões que envolvem o Direito, que não é uma ciência exata, sendo necessário sempre analisar o caso concreto.

Ocorre que por vezes a mídia em vez de informar acaba por si só fazendo o julgamento do acusado sem respeitar o princípio da plenitude da defesa e do devido processo legal e consequentemente influenciando o Conselho de Sentença que é formado por 7 jurados que são pessoas do povo. No Júri os jurados terão a oportunidade de conhecer todo o caso e tanto a acusação quanto a defesa farão seu papel.

CONCLUSÃO

O acesso a informação, a liberdade de imprensa e a vedação a censura são sem dúvidas direitos que constituem uma democracia. No entanto, é necessário saber onde buscar tais informações pois em decorrência da vedação a censura tudo pode ser veiculado sem restrições, a liberdade de expressão é assegurada, porém o Júri e o processo penal tem princípios próprios que devem ser respeitados.

Uma medida que pode vir a ser utilizada é o desaforamento, previsto no art. 427 do Códio de Processo Penal, que consiste na transferência do preso para outra comarca a fim de lá ser julgado nos casos de interesse da ordem pública, dúvida sobre a imparcialiade do júri, ou segurança pessoal do acusado.

Sobre as autoras
Ana Kelly Ferreira Moura Lima

Estudante de Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos