Honorários advocatícios extrajudiciais e sua cobrança no caso de ajuizamento de ação judicial

03/10/2017 às 16:54
Leia nesta página:

O devedor ao ter ajuizado contra si ação judicial deve analisar a composição do valor cobrado, a fim de impugnar cobrança em excesso, em especial a título de honorários advocatícios extrajudiciais, que, no mais das vezes, faz parte do valor cobrado.

Carolina Scagliusa Silva, advogada da Ozi, Venturini & Advogados Associados

Ao ser redigido um contrato, no mais das vezes de adesão, é usual que a parte credora insira cláusula que disponha a respeito de um percentual que será aplicado, a título de honorários advocatícios, no caso de descumprimento da avença.

Assim é que, partindo do valor atualizado do saldo devedor, a parte credora faz incidir o percentual contratualmente ajustado a título de honorários advocatícios, compondo, destarte, o valor a ser cobrado do devedor, quando do ajuizamento da ação de execução.

Na sequência, o magistrado, ao despachar a petição inicial, determina a citação da parte adversa (devedor) e arbitra o valor dos honorários sobre o valor da causa (total do débito), cujo montante já contempla o valor dos honorários estimados pelo credor, gerando indevida cumulação de encargos.

Sendo assim, quando o devedor for citado, deverá analisar detidamente a composição do valor cobrado, por meio da ação judicial contra si ajuizada, e alegar, como matéria de defesa, se o caso, excesso no valor cobrado (indevida cumulação de encargos).

Outrossim, ainda em defesa, perfeitamente possível que o devedor formule requerimento de fixação de honorários advocatícios sobre o valor da redução postulada.

E que não se argumente que a inserção dos honorários, por parte do credor, teria o condão de remunerar o trabalho do causídico, na hipótese de não cumprimento da avença. Ora, referida remuneração já é assegurada pela incidência dos demais consectários moratórios!

Explica-se. O credor, ao fazer incidir honorários advocatícios na ação ajuizada (execução judicial do débito), acaba por afrontar o artigo 85, do Código de Processo Civil, que prevê expressamente que cabe ao Magistrado o arbitramento dos mesmos.

Neste sentido:

“Com efeito, reza tal disposição contratual que são devidos, na mora, honorários advocatícios em fase amigável ou judicial, fixável seu percentual pelo juiz. A expressão jurídica "honorários advocatícios" é plurívoca - e comporta verbas de naturezas distintas, conquanto tituladas ambas por advogado. A distinção encontra amparo no art. 22, caput, da Lei n° 8.906/94: tem-se, de um lado, a verba honorária sucumbencial - arbitrada por magistrado, em decorrência da vitória em demanda - e, de outro, os honorários convencionados, ou contratuais - avençados previamente, entre as partes, e não necessariamente ligados a vitória em ação judicial. A cláusula em testilha, então, é lícita quanto a eventual cobrança extrajudicial: somente neste caso, é plenamente possível a pactuação de verba, não decorrente da diretamente da mora, mas remuneratória do advogado do credor. Quantia pertencente ao causídico, nos termos da referida disposição contratual. Mas a disposição "18.1.e" não é admissível em caso de cobrança judicial do débito. Neste caso, como é mister exclusivo do magistrado arbitrar honorários sucumbenciais (art. 20, CPC), incluir no quantum debeatur quaisquer outras quantias a esse título ("honorários") redunda, mais uma vez, em exigência de consectário moratório ilícito, porque com base de cálculo e natureza jurídica de multa (reporta-se a toda a fundamentação já tecida acima)” (TJ-SP, Apelação nº. 9065931-50.2007.8.26.0000, Rel. Des. Fernandes Lobo, j. 01.03.2012) (g.n.).    

Necessário ressaltar que, ao serem cobrados judicialmente, pelo credor, honorários em percentuais pré-fixados, legítima se mostra a alegação, por parte do devedor, de verdadeiro enriquecimento ilícito daquele (credor), cujo Patrono receberá duplamente tal verba.

Portanto, se mostra ilegal a pretensão, por parte do credor, de inserir, no cálculo de seu crédito, honorários advocatícios, se houver ajuizamento de ação judicial. O percentual há de ser extirpado do saldo devedor, tornando, assim, justa a cobrança.

Sobre o autor
Ozi Venturini

advogado da Ozi, Venturini & Advogados Associados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos