Desembargadora de MT pede intervenção do CNJ após fracasso de PAD contra juiz

Desembargadora de MT pede intervenção do CNJ após fracasso de PAD contra juiz

30/10/2017 às 16:31
Leia nesta página:

Desembargadora de MT pede intervenção do CNJ após fracasso de PAD contra juiz

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) encerrou a sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira (26) sem decidir o destino do magistrado Flávio Miraglia Fernandes, da Vara Especializada de Falência, Concordata e Precatória de Cuiabá. Apenas 18 desembargadores votantes estiveram presentes até as 8h30 de hoje, quórum abaixo do necessário para dar início ao Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD).

A situação irritou a desembargadora Maria Helena Póvoas, que solicitou ao presidente do TJ, Rui Ramos Ribeiro, que permita que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão superior do magistério, avoque o PAD, isto é, assuma as responsabilidades sobre o caso, diante da incapacidade do pleno para tal. A magistrada vislumbra que o objetivo seja garantir a prescrição do caso.

“Não podemos mais conviver com isso, até há pouco abríamos os jornais e observávamos o TJ dando lição de moral em várias instituições com situações escandalosas. Agora não podemos, quando temos uma questão doméstica, resolver abafar o caso. Um dia é falta de quórum, outro dia outro pede vista, de modo a se arrastar. Fui e sou relatoria de uma massa [falida da empresa – objeto da ação] dessa e posso dizer que não tenho nada contra o magistrado [Flávio Miraglia], mas é pelo que vi e vejo neste processo”, manifestou a desembargadora.

Rui Ramos ouviu com perplexidade a critica. "A desembargadora sugere que o CNJ avoque o PAD por falta de imparcialidade do Pleno?". A intervenção da colega e do presidente foi seguida, então, por propostas de mudanças na agenda de sessões para hoje e o mês seguinte. Decidindo pela continuação do PAD às 13h30 desta quinta-feira (26).

Ao final, a desembargadora retomou o microfone e lançou a provocação: “Ou ficamos passando chantiliy na situação ou devemos parar de falar grosso na imprensa!”.

Neste PAD, acatado pelo Pleno no dia 12 de maio de 2016, Miraglia é acusado de ter cometido desvios funcionais na condução de processos. As suspeitas surgiram após relatório elaborado em uma fiscalização extraordinária ocorrida na unidade, em 2015.

A desembargadora Maria Helena Póvoas foi relatora no caso, votando pela abertura de PAD e pelo afastamento. Abriram divergências Dirceu dos Santos e Orlando Perri. Ao final, por maioria, foi decidido pelo remanejamento para outra Vara enquanto perdurarem as investigações. Miraglia foi remanejado para a 5ª Vara Criminal de Cuiabá.

Conforme os autos, entre as supostas irregularidades cometidas por Miraglia, estariam: atrasos na expedição de cartas precatórias; homologação da inserção de créditos fictícios; arrendamento de bens sem oitiva de credores; venda de bens de empresa em recuperação a preço vil; demora em decretar falência; nomeação irregular de administradores judiciais, entre outros.

Além da abertura do processo administrativo, há investigação em curso acompanhada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT).

Fonte: Olhar direto

Maysa Martimiano , Advogado

Maysa Martimiano PRO

⚖️ •Civil •Família •Consumidor

Advogados - Consultores - Correspondentes Surgimos com a missão de preencher lacunas na prestação de serviços jurídicos, sobretudo oferecendo pessoalidade e alta qualidade jurídica, seja na advocacia, consultoria ou correspondência. Somos um escritório multidisciplinar com vocação para o direito privado e ênfase nas áreas do Direito Civil, Família e Consumidor. Na correspondência jurídica, oferecemos respostas rápidas e eficazes. Visamos parcerias, provendo soluções e gerando resultados. Para maiores informações, acesse: Website: maysamartimiano.adv.br E-mail: [email protected] Whatssap: (65) 9 9993-0555 Tel.: (65) 3027-3711 Facebook: facebook.com/maysamartimiano Instagran: @maysamartimiano Av. Bosque da Saúde, n 208, sala 06, Bairro Bosque da Saúde Cuiabá/MT CEP 78050-070

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Maysa Martimiano

•Civil •Família •Consumidor Advogados - Consultores - Correspondentes Surgimos com a missão de preencher lacunas na prestação de serviços jurídicos, sobretudo oferecendo pessoalidade e alta qualidade jurídica, seja na advocacia, consultoria ou correspondência. Somos um escritório multidisciplinar com vocação para o direito privado e ênfase nas áreas do Direito Civil, Família e Consumidor. Na correspondência jurídica, oferecemos respostas rápidas e eficazes. Visamos parcerias, provendo soluções e gerando resultados. Para maiores informações, acesse: Website: maysamartimiano.adv.br E-mail: [email protected] Whatssap: (65) 9 9993-0555 Tel.: (65) 3027-3711 Facebook: facebook.com/maysamartimiano Instagran: @maysamartimiano Av. Bosque da Saúde, n 208, sala 06, Bairro Bosque da Saúde Cuiabá/MT CEP 78050-070

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos