Mediação- Instrumento de pacificação social

09/11/2017 às 20:41
Leia nesta página:

A institucionalização da mediação no Brasil, leia-se regulamentação, se deu com a Lei nº 13.140/2015.

Neste artigo faremos uma breve explanação sobre a Mediação para chamar atenção de você, caro leitor, a (re)pensar novas formas de comunicação e resolução de conflitos.

 Em um panorama mundial, a ideia de mediação de conflitos como método formal para solucionar controvérsias difundiu-se a partir da década de 70 nos Estados Unidos.

A mediação é um procedimento voluntário em que uma terceira pessoa imparcial, no caso, o mediador, auxilia as partes a restabelecerem o diálogo, ajudando-as a resolverem seus próprios conflitos. Na mediação, o mediador apenas conduz o procedimento, de forma que a solução é dada pelas partes.

No Brasil, o novo Código de Processo Civil adotou o modelo de mediação passivo, em que o mediador se limita a conduzir as partes, não podendo sugerir ou apontar alternativas, diferentemente do que ocorre na conciliação, em que o conciliador pode propor soluções.

O mediador para lidar com situações em conflito, precisa, antes de tudo, distinguir o que é manifesto do que é subjacente, além de ter uma formação que lhe forneça conhecimentos em algumas áreas do saber,  tais como Direito, Psicologia, Sociologia, Filosofia e Teoria da Comunicação.

O processo de mediação deverá favorecer e estimular a comunicação entre os envolvidos no conflito, ajudando as partes a separar as pessoas do problema, favorecendo a conversão das diferenças em formas criativas de resolução de controvérsia, reparando, sempre que possível, as feridas emocionais que possam surgir no curso da demanda, sendo que todo o processo é orientado pelos princípios da Voluntariedade, Confidencialidade, Neutralidade, dentre outros.

Atualmente, parece-nos mais apropriado falar-se em método adequado de solução de controvérsias, na medida em que a referida expressão reforça a ideia de que a mediação não é subordinada ao Judiciário, ao contrário, é mais um instrumento a serviço da justiça e da paz social .

Trata-se de uma mudança de paradigma em que a jurisdição, tida como monopólio estatal, dá lugar a uma variedade de maneiras de solucionar os conflitos, em especial, a mediação, que tem como características primordiais o restabelecimento do diálogo entre as partes e a preservação da relação entre estas.

A institucionalização da mediação no Brasil, leia-se regulamentação, se deu com a Lei nº 13.140/2015, a qual dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública.

Merece destaque, ainda, a Emenda Constitucional nº 45, a qual foi responsável por significativas mudanças no Poder Judiciário, entre as quais podemos destacar a criação do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça, aproximando o Judiciário da população e assegurando,  a todos, no âmbito administrativo e judicial, a razoável duração do processo.

Em 2010 o Conselho Nacional de Justiça publicou a Resolução nº 125, a qual levou em consideração ser da competência do Poder Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, contemplando os mecanismos de solução de conflitos tais como a Mediação e a Conciliação.

O fato é que, com a dinâmica das mudanças sociais, é cada vez mais necessária a adoção de meios de solução de conflitos. Porém, há que se ponderar que a mediação não se reduz a desafogar o Poder Judiciário, isso porque, o papel da mediação é bem mais amplo, vez que contempla as necessidades e anseios das partes envolvidas, sobretudo proporciona a continuidade do relacionamento e pauta-se no respeito ao outro.

Nessa esteira, é de salutar importância a promulgação da Lei nº 11.105/2015 (novo Código de Processo Civil), a qual contribui para a sistematização dos métodos adequados de solução de conflitos, notadamente a mediação. Este Código prevê a mediação no âmbito do Poder Judiciário, sem prejuízo da aplicação do instituto em Câmara privadas.

Com a institucionalização da mediação no Brasil, alguns estudiosos já se preocupam com a franca aproximação do instituto da mediação aos mecanismos judiciais, o que pode causar o distanciamento da essência da mediação, sobretudo no que se refere à autonomia da vontade e à confidencialidade, princípios tão caros à mediação.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Macela Leal

Juíza Leiga no Tribunal de Justiça do Piauí, Advogada do Núcleo de prática jurídica da Uninassau unidade Teresina, Mestranda em resolução de conflitos e mediação. É Vice-Presidente do Instituto Imediar Piauí.

Lucirene

Advogada. Mediadora.Docente

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos