Modelo de histórico do autuante para fiscal de defesa agropecuário

Produtos de origem animal apreendidos pela polícia civil

11/01/2018 às 08:03
Leia nesta página:

Documento a ser anexado em Autos de Infração pelo Fiscal Autuante, em caso de apreensão de Produtos de Origem Animal, oriundos de Roubo ou Furto.

No dia __________, este Autuante foi contatado por Agente da Polícia Civil de __________ da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, informando que havia apreendido Carga de Carcaças de Bovinos (__ animais). Junto ao motorista/pessoa responsável pelo abate. Transportando os objetos na carroceria de Caminhonete tipo __________, de cor __________, Placa __________.

Acompanhado dos servidores ________________________________________, dirigi-me à Delegacia.

No local os Servidores Agentes policiais _______________________________________, sob a direção do(a) Ilustre Delegado(a) de Polícia Civil Dr(a).______________________, requisitaram a este INDEA/__ dar destinação correta para a carne apreendida – por meio do Ofício nº __________.

No que recebi o ofício e, entendendo a Ordem Legal, constatei o veículo e carga apreendidos pela Polícia Civil – Tudo acompanhado pelos servidores deste INDEA, Polícia Civil e agentes da Vigilância Sanitária do Município de __________, que consistiam da equipe formada por: ________________________________________.

Questionado o(a) Motorista, que foi previamente identificado pela Polícia e atendia pelo nome de ______________________________, sobre a origem dos animais abatidos, este nos informou que o abate fora realizado na propriedade do(a) Senhor(a) __________ – proprietário(a) dos animais, bem como do veículo.

O Produto e Subprodutos teve, segundo apontamento do transportador, suposta origem no Município de __________ com destino intermunicipal para __________ – __________.

Sobre o estado dos animais, informou-nos que os animais estavam mortos por intoxicação. Portanto, ele procedeu à esfola, descarne e transporte das carcaças, a mando do Proprietário.

Observa-se a norma vigente, a qual determina que qualquer produto de origem animal destinado à alimentação humana deverá, obrigatoriamente, para transitar dentro do Estado de ____________________, estar perfeitamente identificado através de rótulos, etiquetas e/ou carimbos, bem como acompanhado de documento sanitário com data de validade especificada, conforme a legislação. Foi lavrado o Auto de Infração nº __________ e o termo de notificação foi dado ao condutor – no que estabelece um prazo de 30 (trinta) dias para pagar a multa ou apresentar a defesa.

Quanto às Carcaças, por esta carga não obedecer às regras estabelecidas, vez que o abate dos animais não foi acompanhado por Profissional da Inspeção Sanitária, paira sobre o seu condicionamento e o seu transporte total dúvida quanto à qualidade e nocividade do material, o que, por si só, contrariam as Leis Sanitárias. Ocasionando, assim, possíveis riscos como:

1) Saúde Pública – na medida em que coloca em risco a saúde da população, já que são oferecidas mercadorias inapropriadas para o consumo, podendo provocar sérias doenças;

2) meio ambiente – eis que pode acarretar poluição ambiental com o depósito irregular da mercadoria ou com dispensa de dejetos e subprodutos, de forma inapropriada, no solo, em mananciais etc.;

3) Relações de Consumo – uma vez que eis que viola direitos básicos da relação de consumo, atingindo direito difuso da coletividade.

Neste sentido, considerando:

1. Que o produto do “abate” pode ter se deteriorado em razão de manipulação, transporte e temperatura inadequada, situação que se observa no presente caso, e que se agrava em função das severas condições de nosso clima, com altas temperaturas na maior parte do ano;

2.  Sobre a carne bovina, a temperatura e a proteção adequada (acondicionamento) das carnes e miúdos, são aspectos fundamentais para se lograr uma melhor condição higiênico-sanitária para o consumo desses produtos;

3. Todas as condições acima se constituem em parâmetros de verificação simples, como é o caso da temperatura, a proteção (embalagem) e o transporte;

4. Por fim, o relato do transportador é claro ao informar, que os animais já estavam mortos e que outros estavam intoxicados e fatalmente morreriam, o que, por si só, já deixa dúvidas quanto à qualidade das carcaças;

5. O relato do transportador/testemunha deixou dúvidas, também, com relação à origem/procedência do produto.

Observando o Poder de Polícia conferido ao Servidor Fiscal do INDEA/__ e utilizando como paradigma ausência de necessidade do laudo pericial para comprovação de que a mercadoria é imprópria para consumo, pois estamos diante de um crime de perigo abstrato; e, se não bastasse, todos os pontos abordados, por si só, já justificam a destruição do produto apreendido.

Observando todos estes riscos, optou-se por realizar o descarte do material junto ao Frigorífico ________ de _____________, o qual nos cedeu de forma gratuita a sua Graxaria para execução do trabalho – tudo com a supervisão dos Agentes da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária de ____________. Este é o resumo dos fatos.

__________, ___ de __________ de ____.

 

 Fiscal

Sobre o autor
Marcelo Galvão Marques

Advogado Público do Estado de Mato Grosso com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Público, Eleitoral, Militar, Notarial e Registral. Foi advogado da Secretaria de Estado de Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso. Cirurgião-Dentista especialista em Endodontia, Implantodontia e prótese sobre Implantes. Membro do Colégio Brasileiro de Implantodontia. 1º Ten. Dentista do Exército tendo servido no Batalhão da Guarda Presidencial e Hospital das Forças Armadas. É membro da Câmara de Defesa Civil, Câmara de Aquicultura Conselheiro de Segurança Conselho de Agricultura e Câmara de Alimentação Escolar de Barra do Garças e da JARI/MT. Acadêmico de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica enfase em Eng. Eletrônica, Eng. Eletrotécnica e Eng.de Telecomunicações.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos