A (des)necessidade de intimação do comprador como requisito à declaração de fraude à execução em demandas fiscais

16/01/2018 às 11:07
Leia nesta página:

O artigo discute a necessidade da intimação do comprador como requisito à declaração de fraude nas demandas fiscais.

Presta-se o presente artigo a responder a seguinte questão: a intimação do comprador é requisito prévio à declaração de fraude à execução nos executivos fiscais?

De que o novo CPC apresenta discussões deveras interessantes, poucos hão de discordar. Dentre essas, a necessidade de intimação do comprador do bem, como requisito à prévia declaração de fraude à execução é uma delas. Contudo, há algumas nuances que precisam ser observadas quando estamos diante de execução fiscal, dado haver aparente incompatibilidade entre aquilo que disciplina a Lei 13.105/2015 e a Lei de Execução Fiscal. Lança-se a dicotomia.

Segundo prescreve o art. 792 do CPC (com destaque na parte que interessa):

"A alienação ou a oneração de bem é considerada fraude à execução:

I - quando sobre o bem pender ação fundada em direito real ou com pretensão reipersecutória, desde que a pendência do processo tenha sido averbada no respectivo registro público, se houver;

II - quando tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do art. 828;

III - quando tiver sido averbado, no registro do bem, hipoteca judiciária ou outro ato de constrição judicial originário do processo onde foi arguida a fraude;

IV - quando, ao tempo da alienação ou da oneração, tramitava contra o devedor ação capaz de reduzi-lo à insolvência;

V - nos demais casos expressos em lei.

§ 1o A alienação em fraude à execução é ineficaz em relação ao exequente.

§ 2o No caso de aquisição de bem não sujeito a registro, o terceiro adquirente tem o ônus de provar que adotou as cautelas necessárias para a aquisição, mediante a exibição das certidões pertinentes, obtidas no domicílio do vendedor e no local onde se encontra o bem.

§ 3o Nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, a fraude à execução verifica-se a partir da citação da parte cuja personalidade se pretende desconsiderar.

§ 4o Antes de declarar a fraude à execução, o juiz deverá intimar o terceiro adquirente, que, se quiser, poderá opor embargos de terceiro, no prazo de 15 (quinze) dias".

Por sua vez o Código Tributário Nacional preceitua, em seu Art. 185, que:

"Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública, por crédito tributário regularmente inscrito como dívida ativa. Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica na hipótese de terem sido reservados, pelo devedor, bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita".

Assim, enquanto os requisitos para a fraude civil vão desde a necessidade de ação ajuizada, com averbação da constrição no registro público, bem como outros requisitos, nas lides fiscais basta, unicamente, o débito estar inscrito em dívida ativa, não importando qualquer outro fato, inclusive a boa-fé do comprador. Nesse caso, desimportante saber a animus do adquirente.

De fácil percepção que inexiste qualquer disciplina na norma tributária indicando a necessidade de intimação de terceiro adquirente, como requisito à prévia decretação de fraude à execução.

Contudo, os juízes têm se inclinados pela intimação prévia do terceiro adquirente como requisito à declaração da fraude à execução fiscal, por força do art. 792, § 4, do novo CPC.

Há aparente erro de premissa nas decisões. Isso porque, a fraude, nos feitos executivos, é suscitada naquilo que prevê o art. 185 do CTN, não no que prevê o art. 792 do novo CPC. Os requisitos e contornos de cada uma das modalidades são distintos, como se extrai dos normativos acima colacionados.

Veja-se que o art. 185 do CTN decreta a presunção de fraude a partir de seus requisitos, o que, por si, já é incompatível com o rito processual estabelecido para as demais espécies de fraude à execução previstas no Código de Processo Civil.

Não menos importante é dizer que a Súmula 375 do STJ não se aplica às execuções fiscais. Neste caso, não importa se há registro de penhora do prontuário do bem. É que a referida Súmula se destina à fraude civil e não à fraude fiscal, cuja disciplina está delineada no art. 185 do Código Tributário Nacional.

Aliás esse é o entendimento do próprio STJ, consoante ementa que se segue, em recurso especial representativo de controvérsia, julgado em 19/11/2010 passado pela 1ª Seção, verbis.

PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA. ART. 543-C, DO CPC. DIREITO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE TERCEIRO. FRAUDE À EXECUÇÃO FISCAL. ALIENAÇÃO DE BEM POSTERIOR À CITAÇÃO DO DEVEDOR. INEXISTÊNCIA DE REGISTRO NO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO - DETRAN. INEFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO. INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA. ARTIGO 185 DO CTN, COM A REDAÇÃO DADA PELA LC N.º 118/2005. SÚMULA 375/STJ. INAPLICABILIDADE.

1. A lei especial prevalece sobre a lei geral (lexspecialisderrogatlexgeneralis), por isso que a Súmula n.º 375 do Egrégio STJ não se aplica às execuções fiscais. (...) 4. Consectariamente, a alienação efetivada antes da entrada em vigor da LC n.º 118/2005 (09.06.2005) presumia-se em fraude à execução se o negócio jurídico sucedesse a citação válida do devedor; posteriormente à 09.06.2005, consideram-se fraudulentas as alienações efetuadas pelo devedor fiscal após a inscrição do crédito tributário na dívida ativa. 5. A diferença de tratamento entre a fraude civil e a fraude fiscal justifica-se pelo fato de que, na primeira hipótese, afronta-se interesse privado, ao passo que, na segunda, interesse público, porquanto o recolhimento dos tributos serve à satisfação das necessidades coletivas. 6. É que, consoante a doutrina do tema, a fraude de execução, diversamente da fraude contra credores, opera-se in repisa, vale dizer, tem caráter absoluto, objetivo, dispensando o concilium fraudis. (...)9. Conclusivamente: (a) a natureza jurídica tributária do crédito conduz a que a simples alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, pelo sujeito passivo por quantia inscrita em dívida ativa, sem a reserva de meios para quitação do débito, gera presunção absoluta (jure et de jure) de fraude à execução (lei especial que se sobrepõe ao regime do direito processual civil); (b) a alienação engendrada até 08.06.2005 exige que tenha havido prévia citação no processo judicial para caracterizar a fraude de execução; se o ato translativo foi praticado a partir de 09.06.2005, data de início da vigência da Lei Complementar n.º 118/2005, basta a efetivação da inscrição em dívida ativa para a configuração da figura da fraude; (c) a fraude de execução prevista no artigo 185 do CTN encerra presunção jure et de jure, conquanto componente do elenco das "garantias do crédito tributário"; (d) a inaplicação do artigo 185 do CTN, dispositivo que não condiciona a ocorrência de fraude a qualquer registro público, importa violação da Cláusula Reserva de Plenário e afronta à Súmula Vinculante n.º 10, do STF. 10. In casu, o negócio jurídico em tela aperfeiçoou-se em 27.10.2005, data posterior à entrada em vigor da LC 118/2005, sendo certo que a inscrição em dívida ativa deu-se anteriormente à revenda do veículo ao recorrido, porquanto, consoante dessume-se dos autos, a citação foi efetuada em data anterior à alienação, restando inequívoca a prova dos autos quanto à ocorrência de fraude à execução fiscal. 11. Recurso especial conhecido e provido. Acórdão submetido ao regime do artigo 543-C do CPC e da Resolução STJ n.º 08/2008. (REsp 1141990/PR, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 10/11/2010, DJe 19/11/2010).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Ato seguinte ao julgado supra, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul adaptou seu entendimento, passando a acolher a tese do Superior Tribunal de Justiça, consoante aresto que segue:

EMBARGOS INFRINGENTES EM APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS DE TERCEIRO. AUSÊNCIA DE BENS APTOS A GARANTIR A DÍVIDA. ALIENAÇÃO POSTERIOR À CITAÇÃO DO DEVEDOR. ART. 185 DO CTN. PERDA DO OBJETO QUANTO AO MÉRITO PELA EXTINÇÃO DA EXECUÇÃO. NECESSIDADE DE ANÁLISE EM RAZÃO DOS ÔNUS SUCUMBENCIAIS. Tratando-se de execução fiscal de crédito tributário, não se aplicam os arts. 593 e 615-A, § 3ºdo CPC e, consequentemente, o enunciado nº 375 da Súmula do STJ, em razão da existência de regra especial que regula a matéria (art. 185 do CTN). A averbação de restrição ou penhora não é requisito indispensável para a caracterização da fraudeA mera alienação de bens pelo demandado, quando contra ele corria execução fiscal apta a reduzi-lo a insolvência, já tendo sido citado (anterior à LC 118/05), é suficiente para tornar o ato ineficaz perante o credorO interesse público sobrepõe-se à boa-fé do adquirente, sendo desnecessária a prova do consilium fraudis para o reconhecimento da ineficácia do negócio jurídico entabulado. Basta, para tanto, a transmissão a título gratuito ou oneroso realizada pelo devedor regularmente citado em execução fiscal, de modo a dificultar a atividade jurisdicional, tornando esta impraticável ante a insuficiência de patrimônio a garantir sua obrigação. Precedente do STJ em Recurso Especial Representativo de Controvérsia (RESP nº 1.141.990/PR, processado na forma do art. 543-C do Código de Processo Civil). EMBARGOS INFRIGENTES DESACOLHIDOS. (Embargos Infringentes Nº 70043228881, Primeiro Grupo de Câmaras Cíveis, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Almir Porto da Rocha Filho, Julgado em 05/08/2011).

Ainda que assim não fosse, quais as matérias que poderiam ser suscitadas pelo comprador? Nenhuma, dado que, se há execução fiscal em andamento, pressupõe-se que o débito já está inscrito em dívida ativa. E estando inscrito em dívida ativa, haverá fraude, frise-se, não importando qualquer boa ou má-fé do comprador.

Também os requisitos absolutamente objetivos à presunção de fraude na execução fiscal de crédito tributário tornam incompatível a prévia intimação do terceiro adquirente quando se está diante da fraude prevista no diploma legal específico. Nesse sentido, segue ilustrativa jurisprudência:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. ALIENAÇÃO DE BEM POSTERIOR À INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA E CITAÇÃO DO DEVEDOR. ARTIGO 185 DO CTN. Tratando-se de execução fiscal de crédito tributário, não se aplicam os arts. 792 e 828, § 4º, do CPC, nem o enunciado nº 375 da Súmula do STJ, em razão da existência de regra especial que regula a matéria (art. 185 do CTN). A averbação de restrição ou penhora não é requisito indispensável para a caracterização de fraude. A mera alienação de bens pelo demandado, quando inscrito em dívida ativa por débito capaz de reduzi-lo a insolvência (posteriormente à LC nº 118/05) é suficiente para tornar o ato ineficaz perante o credor. A alienação do imóvel foi efetuada após a inscrição em dívida ativa da vendedora, consubstanciando fraude à execução. O interesse público sobrepõe-se à boa-fé do adquirente, sendo desnecessária a prova de consilium fraudis para o reconhecimento da ineficácia do negócio jurídico entabulado. Precedente do STJ em Recurso Especial Representativo de Controvérsia (RESP nº 1.141.990/PR, processado na forma do art. 543-C do Código de Processo Civil de 1973). AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº 70070990791, Vigésima Primeira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Almir Porto da Rocha Filho, Julgado em 14/12/2016).

Desse modo, havendo incompatibilidade entre a norma disciplinada no novo CPC com aquela lançada na LEF, desnecessária a intimação do comprador como requisito à prévia declaração de fraude nos executivos fiscais.

Sobre o autor
Leandro Brescovit

Graduado pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Analista Jurídico da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, lotado na Procuradoria Regional de Caxias do Sul/RS, Pós graduado em Direito Tributário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos