Reflexão sobre a desigualdade

17/01/2018 às 22:04
Leia nesta página:

Quase todos os dias, vejo críticas à “desigualdade econômica”. A fundamentação utilizada para tanto é a “pobreza” de uma parcela da sociedade. No entanto, contrariamente à fundamentação, elas direcionam a sua argumentação para resolução desse “problema” no sentido de reduzir a riqueza dos ricos, e não a favor de criar riqueza para os pobres. Segundo essas pessoas: (a) os ricos pagariam poucos impostos; e (b) a riqueza deles é que causa a pobreza dos demais.

Primeiramente, não é novidade que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) demonstram que o Brasil tem o pior retorno de tributos para a população.[1] Mesmo com sucessivos recordes de arrecadação tributária – comparável aos países de primeiro mundo –, o Brasil tem o pior retorno aos contribuintes no tocante aos serviços públicos essenciais. E ainda há quem acredite que o brasileiro pague pouco tributo? Essa defesa chega a ser irracional; apesar de estar sendo o caminho adotado pelo atual governo nos últimos anos. Por outro lado, economia não é uma soma de resultado zero, o qual para alguém ganhar, outro teria de perder. Essa lógica já está há muito superada pelos economistas: na lógica do mercado, ambas as partes, em acordos de livres vontades, ganham. E o Estado arrecada!

Dessa forma, por que essa preocupação com os ganhos de um determinado grupo de pessoas? Os críticos da desigualdade econômica estão realmente preocupados com a pobreza ou apenas invejam os mais ricos? Para responder a esta pergunta, é necessário fazer outra: você aceitaria que os ricos ficassem mais ricos se isso significasse condições de vida melhores para os mais pobres? Caso a resposta seja negativa, admite que está mais preocupado com os ricos do que com os pobres. Se a resposta for positiva, a desigualdade econômica será irrelevante.

Recentemente, um dos maiores expoentes da teologia da libertação no Brasil publicou em sua conta do Twitter: “O país mais desigual do mundo hoje são os USA. Operário médio ganha 3 mil dólares por mês; um grande executivo ganha 1 milhão. Capitalismo = injustiça.”. Após o questionamento de uma seguidora, o teólogo continua: “A África é muito mais pobre que nós e muito menos desigual. Desigualdade é outro nome para injustiça social.”. Poderíamos resumir da lição desse intelectual que justiça social é encontrada na igualdade, mesmo que essa igualdade seja de todos na pobreza. Caso fôssemos fazer a última pergunta mencionada no parágrafo anterior, perceberíamos que a preocupação desse teólogo não é com a pobreza, mas com a riqueza de alguns, apesar de o operário americano ganhar bem mais do que diversas categorias consideradas privilegiadas no Brasil. Ou seja, não importa se a sociedade tem uma baixa taxa de mortalidade infantil, uma alta expectativa de vida, nem uma das melhores qualidades de vida do mundo – inclusive para os mais pobres –, como a sociedade americana, pois, mesmo assim, o teólogo considera essa sociedade injusta. A justiça seria alcançada naquela sociedade em que todos sejam iguais, embora estejam todos na zona de pobreza, com alto índice de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida e qualidade de vida, como no continente Africano. Mas onde será que ele gostaria de viver? No país com “justiça social?". Ah! Não poderia deixar de lembrar a passagem do livro “A mentalidade anticapitalista”, de Ludwig Von Mises, um dos maiores economistas do século passado: “Para compreender a aversão que o intelectual tem pelo capitalismo, convém lembrar que, na sua opinião, este sistema é encarnado por um certo número de companheiros cujo êxito ele inveja e a quem responsabiliza pela frustração de suas próprias ambições. Sua veemente aversão ao capitalismo não passa de simples subterfúgio do ódio que sente pelo sucesso de alguns 'colegas'.".

A desigualdade não é um problema em si. Muito pelo contrário, ela será a própria representação da justiça, se a observarmos como a expressão do esforço e do mérito de cada. Ludwig Von Mises já afirmava que “pessoas livres não são iguais e pessoas iguais não são livres”, e complementa: “pessoas livres tem rendas diferentes”. Não precisa fazer muito esforço para perceber, faça um simples teste de raciocínio: pense se um determinado pai desse R$ 1.000,00 (Hum mil reais) para cada um dos seus três filhos. Em um mês, todos estariam desiguais novamente: haverá aquele que gosta de investir, outro entende que deve aproveitar a vida e gasta tudo com prazeres instantâneos e outro guarda na poupança, com um rendimento mais conservador; dentre diversas outras possibilidades. Com o tempo, essa desigualdade só tenderia a aumentar, haja vista que cada pessoa tem anseios de vida e habilidades diferentes e isso influenciará diretamente na sua renda básica do futuro. Liberdade pressupõe a possibilidade de fazer certas escolhas, sejam elas boas ou más. Essas escolhas implicam em consequências, positivas ou negativas, e, por conseguinte, responsabilidade.

O mesmo acontece na sociedade: se o Estado redistribuísse toda a riqueza – caso fosse possível – em poucos dias todos estariam em situação desigual novamente. Não cabe ao Estado redistribuir essa renda eternamente, desestimulando o sucesso de alguém e/ou amenizando o fracasso de outros. O seu papel se resume a dar condições mínimas básicas, principalmente saúde, educação e segurança, para que cada um possa se desenvolver a partir dos seus próprios méritos.[2]

Se a real preocupação deve ser com os pobres – e não com os ricos – não seria muito mais eficiente diminuir a carga tributária na sociedade? Reduzir a burocracia estatal? Reduzir o tamanho do Estado? Em recente estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), “a carga tributária é alta e quem paga a maior parte da conta é quem tem menos poder aquisitivo. Segundo o IBPT, mais de 79% da população brasileira, que recebe até três salários mínimos por mês, contribui com 53% da arrecadação tributária total no país.”. Ou seja, o Estado brasileiro realiza uma verdadeira distribuição (inversa) de riqueza, retira dos mais pobres para entregar aos que estão no poder e seus “amigos”, através de facilidades em contratação com o governo, recebimento de benefícios e incentivos, como os fornecidos pelo BNDES e (alguns) "programas sociais”, como a Lei Rouanet, o Programa “Minha casa minha vida”, “Ciência sem fronteiras”, dentre outros.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por outro lado, atualmente, conforme o IBPT, o brasileiro trabalha 5 (cinco) meses do ano apenas para pagar a arrecadação tributária exigida pelo sistema. Se for levada em consideração a ineficiência de o governo em oferecer serviços de qualidade e infraestrutura, o Estudo demonstra que o brasileiro continua a trabalhar até o final do 9º (nono) mês do ano para pagar pelo que é prestado de forma ineficiente – ou melhor, não é prestado – pelo Estado.  Ou seja, apenas depois de todos esses meses, o trabalhador brasileiro começa a trabalhar para si e para sua família. E qual o retorno em serviços públicos? Para onde vai esse dinheiro? Por outro lado, tendo de trabalhar todo esse tempo apenas para pagar o custo gerado pelo Estado brasileiro, qualquer indivíduo terá menos tempo e dinheiro para investir em si e nos seus projetos. Assim, primeiro trabalhamos para suprir a necessidade do Estado, depois a nossa; e quase não sobra tempo e dinheiro para ajudar o próximo, além de que, indiretamente, pensamos que já pagamos caro demais para o Estado realizar essa função. Dessa forma, incentiva-se, indiretamente, uma sociedade cada vez mais egoísta e despreocupada com o próximo. Aliás, o indivíduo só passa a se preocupar com o outro quando tem suas necessidades atendidas, e está cada vez mais difícil de atendê-las.

Ademais, a burocracia estatal é tanta que diminui, e muito, a possibilidade de os mais pobres desenvolverem-se por si sós. Só para se ter uma ideia, no Brasil, para abrir uma empresa, o indivíduo espera uma média de 112 dias, enquanto em países como Inglaterra, Nova Zelândia e Chile, a espera não chega a 4 dias. Isso sem falar nos gastos com tributos, contador, advogado, cartório, aluguel, no alto custo com transporte, tanto terrestre como fluvial e marítimo etc. Qual a possibilidade de uma pessoa mais pobre ter sucesso no empreendedorismo? Muito pequena! O custo e, por conseguinte, o risco acaba sendo muito alto! E se o Estado não atrapalhasse com tanto tributo e tanta burocracia? Toda a população não teria mais dinheiro para investir em si e sua família se a carga tributária fosse menor? E se fosse mais barato empreender? E se o Estado não atrapalhasse tanto e se limitasse a prestar os serviços básicos? Isso não geraria mais postos de trabalho, mais arrecadação, e faria circular a economia?

A sociedade ganharia duas vezes: primeiro que, retirando as barreiras de entrada, como a burocracia, muitos outros “players” ingressariam no mercado e, consequentemente, gerar-se-ia mais emprego, renda e possibilitaria um maior desenvolvimento individual, principalmente da classe mais baixa e média. E ainda: implementar-se-ia a concorrência no mercado, o que tem duas consequências primordiais: a melhoria na qualidade de produtos/serviços e a redução dos preços, o que beneficiaria, portanto, os consumidores e o próprio mercado.

Será que realmente estão preocupados com os mais pobres?


Notas

[1] O estudo avaliou os 30 países com as maiores cargas de tributos. O ranking leva em consideração a arrecadação de tributos do país em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), que mede a qualidade de vida e bem-estar da população.

[2] Não podemos deixar de observar também que toda a disponibilidade orçamentária do Estado decorre da arrecadação de tributos da sociedade. O Estado não possui disponibilidade financeira sem tirar, por outra parte, do particular que trabalhou para tanto (Nozick). Ademais, o filósofo alemão Humbolt observa que os valores da liberdade e da igualdade (material) são antagônicos: não há como alcançar um sem reduzir severamente o outro. Em um Estado Democrático de Direito, só há como coexistir ambos os valores quando observarmos a igualdade dentro da liberdade, seja através da igualdade formal ou através da igualdade de oportunidades.   

Sobre o autor
Ricardo Duarte Jr.

Doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL); Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Direito Administrativo pela UFRN; Especialista em Direito Constitucional e Tributário pela Universidade Potiguar (UnP); Vice-Presidente do Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes (IDASF), Coordenador da Pós-Graduação em Direito Administrativo no Centro Universitário Facex (UniFacex), Professor Substituto da UFRN, Advogado e sócio no Duarte & Almeida Advogados Associados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos