Reforma trabalhista: mudanças nos parâmetros da justiça gratuita

21/01/2018 às 22:41
Leia nesta página:

A reforma trabalhista modificou o tratamento dado pelo processo do trabalho à Justiça Gratuita. Mas de que forma? Seria essa semelhante ao modelo adotado pelo CPC?

Sem dúvida, um dos pontos mais polêmicos da reforma trabalhista. A definição de normas claras e objetivas para o deferimento do benefício foi, como quase tudo o que envolve a reestruturação processual, bastante criticado, principalmente por ser, para esta parcela da doutrina, um obstáculo ao acesso ao Poder Judiciário, vedado constitucionalmente.

Pois bem. A benesse da Justiça Gratuita abarca aqueles que não têm condições financeiras de sustentar uma ação judicial, considerando que não poderiam ser afastados de seu direito por conta disso. O Estado, portanto, fornece meios para que este cidadão, caso confirmada a hipossuficiência econômica, encontre seu caminho livre para postular aquilo que imagina ser seu direito.

Daí já se retira que a regra é que as pessoas sejam obrigadas a arcar com as custas, mesmo porque é disso que o Poder Judiciário, de forma geral, mantém-se e, igualmente, a regra constitui importante desestímulo às ações desprovidas de fundamento. A meu ver, essa é a interpretação correta a ser utilizada para a produção da norma e em sua respectiva aplicação prática.

Contudo, em dois diplomas processuais de alteração bem recente (Lei 13.105/2015 e 13.467/2017 - respectivamente, o novo Código de Processo Civil e a lei que altera o Direito e o Processo do Trabalho), a interpretação se deu de forma a levar a duas conclusões diferentes.

No caso do Código de Processo Civil, a regra é o deferimento do benefício. Por previsão expressa, se o magistrado recebe pedido, com declaração de hipossuficiência assinada pela parte, e não houver nos autos qualquer indício de que não seja verdadeira a informação, a decisão deve ser de deferimento (art. 99, § 2º, do CPC).

Já no caso do Processo do Trabalho, e é aí que a regra causa intensas discussões doutrinárias, a regra é que a parte tenha de comprovar suas alegações. E isso não vem de profundas interpretações, mas sim do mais puro e claro texto de lei. Terá direito à Justiça Gratuita, a partir da reforma, aquele que comprovar receber salário igual ou inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (art. 790, §§ 3º e 4º, da CLT).

A meu ver, é mais correta a visão exposta pela CLT, por dois motivos: o primeiro é que foi estabelecido um critério objetivo, que permite ao juiz, em análise documental, constatar se é ou não o caso - diminuindo, assim, as discrepâncias existentes inclusive entre os critérios para a concessão em diferentes regiões do país ou até mesmo em varas diferentes da mesma comarca; o segundo é que a parte se torna responsável por demonstrar porque o benefício é necessário - e, diga-se, não é qualquer obstáculo ao acesso ao Poder Judiciário, mas sim a formalização da verdadeira lógica - a de que o Estado não é obrigado a bancar todos os que pedem, mas sim aqueles que efetivamente necessitam, por expressa previsão constitucional (art. 5º LXXIV, da Constituição Federal).

Só o tempo dirá como a jurisprudência trabalhista irá se comportar acerca das diferenças existentes entre as normas processuais, mas o fato é que o assunto ainda será amplamente discutido.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luca Rizzatti Mendes

Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso. Membro do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. Atua na assessoria jurídica de empresas em recuperações judiciais e falências, bem como nos ramos do direito civil, societário, contratual, fiscal, trabalhista, tributário e econômico. Acompanha transações comerciais, fusões e aquisições de empresas nacionais nos setores de infraestrutura e agronegócio. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Vice-Presidente da Comissão de Direito Civil e Processo Civil da OAB/MT, subseção de Sinop. Administrador Judicial pela Turnaround Management Brasil - TMA Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos