Autorização do trabalho em feriados beneficia o comércio e abre espaço para novas vagas

22/01/2018 às 16:00
Leia nesta página:

Recentemente a legislação trabalhista deu mais um passo importante na sua atualização. O Decreto nº 9.127/2017 alterou o Decreto n° 27.048/49, reconhecendo o setor varejista de supermercados e hipermercados - com atividade preponderante de venda de alimentos - no rol de atividades autorizadas a funcionar permanentemente aos domingos e feriados civis e religiosos. A principal novidade é a menção aos supermercados e hipermercados, o que diminui o risco de disputas judiciais que existiam em torno do trabalho em feriados.

Ou seja, na visão do Poder Executivo, a atividade comercial destes estabelecimentos é essencial para a sociedade, devendo ser garantido o seu funcionamento de forma irrestrita mesmo nos dias tradicionalmente destinados ao descanso, mas sem deixar de lado esta garantia semanal dos trabalhadores, que continua a existir.

Na prática, tanto o empregador quanto o empregado podem se beneficiar do novo Decreto, que estimula a melhoria no ambiente de trabalho ao pôr fim à necessidade de liminares na Justiça do Trabalho, pois havia controvérsia nos tribunais sobre a necessidade de se negociar previamente com o sindicato para obter tal autorização nos feriados.

“Havia conflito entre o Decreto n° 27.048/49 que, regulamentando a Lei 605/49, permitia trabalho nos feriados ao comércio varejista em geral e a Lei nº 10.101/2000 – uma lei sobre participação nos lucros e resultados – que impunha haver convenção coletiva do trabalho autorizando-o em feriados. Com a nova autorização específica para supermercados e hipermercados, essa discussão se dissipou”, explica o advogado Daniel Chen, mestre e especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP).

“Muitas vezes, as liminares eram obtidas às vésperas dos feriados, o que dificultava a organização da empresa e do empregado. Além disso, as empresas ficavam sujeitas às multas do Ministério do Trabalho. Com a mudança, é possível se programar com antecedência e fazer um planejamento que seja adequado tanto para atender a população quanto para os trabalhadores”, acrescenta ele.

Agora os supermercadistas podem estabelecer melhor uma rotina, verificando a disponibilidade dos trabalhadores, organizando de forma mais racional e programada a escala e as folgas semanais, sem surpresas. A medida favorece amplamente a população, que passa a ter mais opções para fazer compras, além de ter produtos mais frescos, e também diminui o desperdício de alimentos nas gôndolas, inevitável quando havia feriados sem atividade.

“O Decreto permite maior previsibilidade na relação empregatícia. Na hora da contratação, por exemplo, o empregado já sabe da necessidade de trabalho em domingos e feriados, havendo escalas que devem equilibrar os descansos nestas ocasiões. Os estabelecimentos passam a contar com mais segurança jurídica, evitando o risco de futuros questionamentos na justiça”, diz Daniel Chen.

A nova autorização se estende aos transportes necessários à venda dos alimentos. “Por isso, a tendência é que o consumidor tenha cada vez mais e melhores alternativas. A economia também será beneficiada, pois os estabelecimentos que oferecem produtos perecíveis têm mais tempo para comercializá-los, aumentando a rotatividade, abastecendo os estoques com mais frequência, e de quebra, movimentando o mercado de trabalho”, analisa o advogado.         

A nova autorização dá espaço para abertura de novos postos de trabalho no comércio e nos transportes, como por exemplo o intermitente, que propõe a liberdade para o trabalhador firmar diversos contratos ao mesmo tempo, além de outras modalidades já conhecidas como os contratos por prazo determinado e indeterminado, a tempo parcial, temporário, terceirizado e autônomo.

Segundo Daniel Chen, o novo Decreto corrige uma incoerência já antiga. “É que o comércio varejista era permitido nos feriados de forma pulverizada, abrangendo as vendas especializadas (pão, peixes, ovos etc), feiras livres e mercados. Por outro lado, havia autorização permanente também do comércio de caráter auxiliar, como aquele existente em estações rodoviárias, aeroportos, hotéis, e até em postos de combustíveis, sem restringir à venda de alimentos. Embora estes estabelecimentos invariavelmente não atendessem de forma suficiente a população, esta era prejudicada pelo impedimento gerado só para os supermercados e hipermercados, que têm como atividade principal nada menos do que o comércio de produtos - alimentícios ou não - de forma concentrada. Isso limitava a atividade econômica de forma pouco razoável e obrigava muitos consumidores a irem a vários lugares para atender suas necessidades mais básicas”.

Sobre o autor
Daniel Chen

Advogado

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos