Nome negativado. E agora?

25/01/2018 às 17:29
Leia nesta página:

Na atual situação econômica não é muito difícil encontrar pessoas que estejam com dificuldades de realizar pagamentos dentro dos prazos previstos, e que, por essa razão, podem ter o nome negativado.

Na atual situação econômica não é muito difícil encontrar pessoas que estejam com dificuldades em realizar pagamentos dentro dos prazos previstos. E por essa razão, podem ter o nome negativado, ou seja, ter o nome incluído em um cadastro de inadimplentes, gerenciado por algum órgão de proteção ao crédito, como o SPC e SERASA.

Mas o que fazer nessa situação?

Infelizmente, a dívida não vai desaparecer do dia para noite, a não ser que seja quitada, então, esqueça as fórmulas mágicas amplamente ofertadas nas redes sociais.

O melhor a se fazer nessas situações é procurar o credor e tentar negociar o débito, pois isso demonstrará a boa-fé do devedor. E ao pagar a primeira parcela seu nome será retirado do cadastro de inadimplentes em até 5 (cinco) dias uteis. Porém, se houver atraso no pagamento das próximas parcelas, o nome retornará.

Agora, há casos em que a pessoa tem o nome negativado de forma indevida. Aí tudo muda de figura.

O Código de Defesa do Consumidor é claro ao afirmar que a abertura de cadastro em nome do consumidor deve ser comunicada por escrito, e, sendo constatado o erro, o consumidor deve exigir a correção que deverá ser realizada em até 5 (cinco) dias.

A não correção das informações gera infração grave, sendo direito do consumidor pleitear judicialmente indenização pela inscrição indevida, além dos possíveis danos morais e matérias.

É extremamente importante que a vítima de negativação indevida guarde todos os documentos que possam comprovar materialmente o que ocorreu, como é o caso da correspondência recebida informando a inscrição no órgão restritivo, os protocolos das ligações realizadas na tentativa de resolver a situação e tudo aquilo que puder ser utilizado para demonstrar a boa-fé no momento de ingressar com a ação judicial.

Sobre a autora
Enmanuely Sousa Soares

Advogada OAB/RO Pós Graduanda em Direito Aplicados aos serviços de Saúde. Assessora jurídica de Startup Ativadora Local da AB2L em Rondônia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos