A pós-graduação e o mestrado em docência superior.

Conceito no mercado de trabalho

22/02/2018 às 11:53
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Esse artigo é o resultado da teorização através dos requisitos exigidos em pesquisas junto às instituições de ensino superior e empresas especializadas na seleção de professores, executivos e demais profissionais, para atuar ou não na área de Docência.

1 INTRODUÇÃO

A pós-graduação lato sensu é uma especialização em docência de ensino superior, com duração de seis meses até dezoito meses, que foi instituída com base na Lei das diretrizes e bases da educação nacional - LDB de 1996, a sua grade curricular é composta  das disciplinas Metodologia de Pesquisa Cientifica, Metodologia da Educação a Distância, Relações Humanas e Ética Profissional, Planejamento de Carreira, Tendências na Educação, Avaliação Institucional, Avaliação da Educação e da Aprendizagem, Psicologia e Educação e para finalizar e poder receber o certificado de conclusão é necessário elaborar um Artigo Cientifico, o qual se distingue dos diferentes tipos de trabalho científicos (monografias, teses, dissertações etc.), pela sua reduzida dimensão e conteúdo. A sua caracterização segundo Lakatos e Marconi (1996), o seu texto cientifico, neste caso, o artigo cientifico deve obedecer algumas regras: “Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com as normas pré-estabelecidas e com fins a que se destinam. Serem inéditos ou originais e contribuírem não só para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servirem de modelo ou oferecerem subsídios para outros trabalhos”. Segundo ainda Lakatos e Marconi (1991) quanto a analise do conteúdo, os artigos podem ser classificados em: argumento teórico, artigo de análise e artigo classificatório.

 No que tange a especialização citada preliminarmente, embora de curta duração, as disciplinas são caracterizadas de maneira uniforme mesmo que a instituição de ensino seja diferente, porque basicamente contem as mesmas disciplinas e conteúdo que possibilitam a base do futuro professor ou aqueles que já exerçam a função que queiram se aprimorar em metodologias de ensino mais democrática e, portanto, mais pertinentes à atualidade, porque todas elas inserem tecnologias de ensino diferentes das praticadas em épocas passadas e ainda hoje alguns professores não se reciclaram e continuam com metodologias ultrapassadas, arcaicas, prejudicando e desestimulando os estudantes principalmente no tocante ao uso de sistemas de informatização que em muitos casos, além de ajudar o aluno a ser independente, estimula a pesquisa e por consequência melhora substancialmente o aprendizado, além de provocar mais interesse devido a cibernética ser uma ferramenta com amplitude incomensurável, possibilitando comunicações globalizadas, interações com colegas, sociais e etc.

De maneira nenhuma se pode negar que o curso mesmo sendo de curto prazo não de condições de exercer a atividade de professor, mesmo para um recém-formado, pelo contrário, irá fazer com que ele aprenda as técnicas, possa se relacionar melhor com seus alunos, irá lhe proporcionar melhor interação ao se utilizar do método de ensino pesquisa, tornando assim o aluno mais independente e disposto a questionamentos junto ao professor e consequentemente estimulando o aluno a aprender, melhorando também sua autoestima e por fim, provocando um conflito cognitivo que estimula a atividade mental que no final o desenvolvimento do aluno será, pode-se dizer até estimulante para ele. Há que se falar que este tipo de curso é muito difundido pelas universidades, existindo grande concorrência de preço e a legislação permite que muitas instituições o façam totalmente on-line é claro que vai depender de estudos dos responsáveis para permitir o curso desta maneira que esta diretamente vinculada a classificação da faculdade, contudo, ainda tem a possibilidade de se fazer on-line e ao ser necessária a avaliação de cada disciplina seja feita de maneira presencial em algum polo mais próximo do estudante.

Na perspectiva deste trabalho não poderia deixar de mencionar o curso de mestrado, cujo se diferencia porque tem maior durabilidade, todavia; só pode ser feita de maneira presencial, tornando evidente que o Brasil ainda esta gatinhando na área de informática, já que no exterior já existe este e uma infinidade de cursos que podem ser perfeitamente efetuados pelo sistema EAD, e por incrível que possa parecer, até o curso de Bacharelado em Direito, que se enquadra perfeitamente e se adequa ao Estudo a Distância, contudo, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) tem feito de tudo para impedir que isso aconteça, e eles vão, além disso, não permitem que as Defensorias Públicas atuem em determinadas causas bem como, também não permitem que os bacharelandos exercitem defesas como, por exemplo, concordata preventiva entre muitos outros, cerceando e impedindo a melhora da capacidade profissional do futuro formando e o pior, impedindo que as pessoas de menor poder aquisitivo possam se utilizar deste recurso que é fornecido pelas faculdades gratuitamente, enfim, citei este bacharelado como referencia porque a atitude da OAB é claramente imoral, coercitiva e porque não dizer completamente  desonesta, afinal, segundo a constituição todos tem direito a se defender, mas ao que se observa na realidade que a nossa carta magna é um mero texto mais para figurativo para o que realmente seria a sua finalidade intrínseca, cujos princípios, ente eles o da dignidade humana (CF, art. 1º , inciso III), que é sempre citado como um “principio-matriz de todos os direitos fundamentais” (Finger, Júlio Cesar – 2.010). Na verdade, este principio,  é ignorado por todos os nossos políticos, sejam meros deputados estaduais, federais, senadores e até o executivo que é representado pelo Presidente da república e porque não acrescentar, pela quase totalidade de órgãos públicos, incluindo-se muitas vezes ate a Suprema Corte (STF), que tem por obrigação salvaguardar a aplicação dos princípios constitucionais.

Tudo o que foi declinado até agora foi com o intuito de demonstrar a relevância deste curso de especialização em curto prazo, o que não se pode negar porque as disciplinas que a compõe são abrangentes em todos os aspectos do ensino da didática e é claro que em um artigo baseado em teorização existe a necessidade de esclarecer pontos que serão utilizados para que o intuito do artigo possa ser atingido da maneira mais fundamentada possível, dentro de sua contextualização, pois faz parte inerente de um propósito que resultou de um estudo e não de uma manipulação ou uma mera hipótese.

Conforme definido na Lei da LDB de 1996, em seu artigo 66 que estes profissionais sejam preparados em cursos de pós-graduação preferencialmente na modalidade de cursos de stricto sensu, o qual, porem, não é obrigatório. Como a Lei possui lacunas para interpretações divergentes, ou melhor, que sejam sanadas de acordo com os estatutos e regimentos de cada instituição de ensino superior, estabeleceu-se nesta a pesquisa que a maioria dos cursos é voltada para o latu sensu que possui menos exigências e pode ser dado pela metodologia de Educação a Distância – EAD, o que simplificou a adesão de muitos alunos porque a capacitação tem o mesmo valor de um curso presencial e o seu custo mensal é bem mais econômico e possibilita que o estudante, principalmente aquele que trabalha, ou mesmo que não, faça o seu horário de estudo de maneira planejada, seja preferencialmente diariamente ou a cada dois dias e assim por diante, vai depender de suas condições de autonomia pessoal e demais necessidades pertinentes caso a caso, ou, de cada aluno individualmente.

Retomando o curso de mestrado “stricto Sensu” já não é tão divulgado, primeiro pela exigência que seja feito presencialmente e segundo, se nota no mercado junto as instituições superiores a existência de poucas delas ofertando tal curso, talvez por mera falta de interesse ou quem sabe pelo valor um tanto quanto caro de mensalidade, material escolar, falta de permissão para que seja ofertado pelo sistema EAD, falta de procura por parte de estudantes pelo pouco retorno em termos de salário no exercício da docência, ou ainda, porque este curso é mais voltado para a pesquisa, embora a sua graduação permite exercer a docência superior. Quanto às disciplinas, ao que se nota a grade não possui algumas disciplinas especificas para o magistério, não obstante,  é pouca coisa. Por outro lado é maior e não mais significativa que o curso de especialização em docência superior “Lato Sensu”, já que o item principal é o aprendizado da pesquisa, o que leva o mestrando a ter maior conhecimento, já que o intuito do pesquisador e levantar e analisar mais alternativas, visando sempre a melhora do ensino.

Na maioria dos casos os as pessoas interessadas em fazer qualquer dos dois cursos citado e/ou outros não citados, tem a clara intenção de atuar na área de formação, seja por vocação pessoal, seja por dar a possibilidade de renda extra ao trabalhar como autônomo além de eventual trabalho fixo no horário comercial, seja porque alunos procuram cursos que proporcionem crescimento pessoal e qualificação técnica, o que se nota é que os alunos apresentam variações múltiplas motivacionais. A motivação na educação é atualmente estudada sobre perspectivas distintas e acerca desta temática, existe a elaboração por construtores teóricos, partindo-se da abordagem cognitivistas que orientam investigação nesta área, dentre eles, cito alguns (Covington, 2004, Printrich 2003, Alexander 2000, Tollefson 2000, Weiner 1990, Bandura 1993).

Entretanto, vamos analisar o mercado de trabalho através das ofertas que constatei junto a empresa Catho, Linkedin, Sine, Indeed, Infojobs e outras de menor expressão, inclusive instituições de ensino superior, sobre as qualificações exigidas dos profissionais da área de ensino. Cabe à citação repetitiva destas empresas a parte da sinopse para quem se dispuser a verificar a veracidade deste artigo teorizado, possa memorizar mais rapidamente, pois o propósito, baseado no manual do Gênero de Artigo Cientifico, sua estratégia e organização. (Costa, Adriano Ribeiro 2011), liga-se estrategicamente em simplificar a análise de um artigo cientifico e por esta razão ênfases se fazem necessários ao invés de abordar a mesma coisa por ângulos diferentes dificultando a sua compreensão.

O que se constata é que a oferta de trabalho na área de ensino, seja superior ou não é bem representativa, não obstante, quando se observa as exigências das qualificações do eventual candidato, fica-se surpreso e percebe-se que estas vão muito além de um simples curso especialização lato sensu para exercer o magistério. Assim sendo, para reunir condições é requisito mínimo o “mestrado” quando não em conjunto o “Doutorado”, caso contrário, nem precisa preencher ou enviar seu “currículo” que não será apreciado pelo selecionador ou responsável pela admissão da vaga pré-existente.

Sabe-se que é crescente o aumento de instituições de ensino, e por consequência é crescente o numero de vagas embora se esteja em uma época recessiva, conduto não é para desanimar, o que é necessário para quem tem vocação para o ensino e simplesmente acompanhar o mercado e no caso presente fazer um curso de “mestre” que é o requisito mínimo exigido, isso porque os estabelecimentos de ensino superior são avaliados pelo numero de mestres e doutores pelos órgãos fiscalizadores e autorizados a permitir o funcionamento, dai a preferencia na contratação de docentes com pelo menos mestrado.

Vale acrescentar que em alguns casos existem requisitos especiais como uma língua estrangeira de preferencia inglês ou espanhol e em casos raros, conhecimentos de libras. No normal a experiência profissional conta muito, mas, mais em áreas complexas como medicina, veterinária, zootecnia etc.

Tratando-se este trabalhado cientifico de um argumento teórico, apresentei argumentos favoráveis relativos aos estudos de docência lato sensu e argumentos desfavoráveis em relação ao mercado de trabalho, ambos são pertinentes entre si, pois houve fatos que puderam prova-los, portanto, pelo seu desenrolar obriga-me a uma tomada de posição. O meu argumento e sumariar os resultados de maneira que se possa propor alternativas ou solução para a atual situação do mercado.

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Por um ângulo esta clara a importância do estudo de pós-graduação na especialização de docência do ensino superior que possibilita exercer o magistério, por outro lado, quando se olha para o mercado de trabalho, especialmente as instituições de ensino superior, as exigências para que possam receber a certificação para exercer o ensino de  determinado curso fica obvio que, tendo a instituição em seu corpo docente em sua maioria formada por mestres e doutores o especialista certificador vai com absoluta certeza dar maior consideração a este tipo de empresa e claro, todas as pessoas quando se trata de casos especiais como autorização de curso, funcionamento da instituição ou mesmo só renovação, tem que preencher obrigatoriamente um relatório do que foi verificado e com isso automaticamente necessita que tenha fundamentos legais e sensatos para que sua aprovação da avaliação efetivada não fique sujeita a futuro questionamento ou mesmo seja objeto de rejeição ou impedimento o que iria com certeza provocar, no caso do avaliador certificador algum tipo de penalidade, mesmo que não seja de grande importância dependendo do contexto geral avaliado, não obstante, terá alguma menção a respeito em sua ficha funcional e isso não interessa a nenhum profissional, só em casos fortuitos ou de força maior por um mero lapso de interpretação da situação geral ou a falta de algo considerado importante que tenha deixado de olhar ou de mencionar.

O que resulta de uma avaliação de uma instituição de ensino que não possui em seu corpo docente pessoas com formação de mestrado ou doutorado e que a sua maioria, só possuem pós-graduação lato sensu, sem contar que em muitos casos não possuem nenhum curso para exercer o magistério, possuem apenas anos de experiência ou simplesmente em muitos casos, são apenas bacharéis de direito que tem a permissão e o privilégio de ensinar sem que seja necessária a formação especifica na área profissional de docente. A instituição de ensino, mesmo neste caso, em sua grande maioria vai receber autorização ou sua renovação para lecionar determinadas disciplinas que já foram objeto de planejamento e estudo, possuindo grade e demais requisitos necessários para passar em uma avaliação, nem que o resultado dela não seja tão significativo, mas, vai prejudicar a instituição, já que não poderá colocar em sua propaganda um grau maior do que foi previamente estabelecido pelo avaliador ou representante do órgão que tem a incumbência de analise, e certificação e/ou o funcionamento ou revalidação da empresa voltada para o ensino superior, e hoje em dia, os estudantes ou quem pretende estudar questiona e verifica o grau de confiabilidade e satisfação de eventual colega que lá tenha estudado, ou, procura se informar a respeito não só de uma, mas de várias instituições de ensino superior em vários sentidos, incluindo-se ai o valor do curso que também pesa ao interessado.

A relevância do deste artigo cientifico, além de entender como o mercado de trabalho funciona na atualidade, se reveste do intuito de mostrar qual a melhor opção para quem deseja seguir o caminho do magistério, optar por um curso de curto prazo no estilo de lato sensu ou, escolher um curso de longo prazo ao estilo de stricto sensu que ira lhe dar mais qualificação para exercer a função de docente fase as exigências atuais das instituições de ensino, ou ainda, fazer ambos os cursos, iniciando preliminarmente pelo curso de curto prazo, principalmente se for recém-formado, de onde poderá adquirir de imediato, conhecimento pertinentes ao exercício da profissão e dai, também analisar se realmente é a sua vocação ou não, afinal, existem inúmeras pessoas que se formaram em cursos de graduação de diversas áreas e acabaram por se conscientizarem que não era o seu ideal, isso é inerente ao ser humanos, mesmo existindo vários testes vocacionais a tendência de cada ser humano é evoluir e não só isso. Ao realmente conseguir um trabalho relacionado a sua formação, por uma razão ou outra não se sentir realizado ou sentir que não se encaixa ou ainda, dentro dela ver outros pessoas com qualificações diferentes e se identificar melhor com uma ou outra, sem contar na possibilidade que um teste de vocação pode não refletir corretamente ou identificar o que seria melhor para determinado examinado, além do fato de erro de interpretação que esta sujeito qualquer tipo de teste, faz parte e é natural no ser humano. Existe ainda o fator principal que a medida que o sujeito amadurece, melhor será sua condição de autoanálise em todos os sentidos, não só de trabalho como melhoria de personalidade, considerações as mais diversas e tudo isso pode acabar fazendo mudanças na mente do sujeito, para melhor ou para pior, pois o amanhã ninguém tem o condão de saber antecipadamente, o fato é que as pessoas tendem a mudar com o tempo, isso é inegável.

2. A TECNOLOGIA DA CIBERNÉTICA, A LDB E O ENSINO SUPERIOR NO SISTEMA EAD.

Na maioria dos textos em pleno século XXI, são desatualizados, como exemplo “A internet, a chamada rede mundial de computadores permite hoje que cidadãos dos diversos cantos do mundo se comuniquem de forma rápida, ágil e barata. Mas infelizmente eles ainda estão poucos disseminados entre nós”. Os recursos necessários são um computador e uma linha telefônica. Texto do livro “Salto para o Futuro” Brasília 2005 de Alberto Tornaghi (UFRJ).

Entre tantos outros textos acadêmicos, livros e tratativas sobre a cibernética na atualidade se constatam que a maioria que escreveu a respeito esta muito claramente e definitivamente desinformada. Já há algum tempo a cibernética pode ser acessada via rádio e via fibra ótica que estão sendo instaladas por todo Brasil, mormente em cidades pequenas (Norte, Nordeste) onde o sistema de telefonia funciona de mal a pior, já os dois citados, muito dificilmente causam problemas aos usuários, alias é uma raridade quando isso acontece diferente do uso de uma linha telefônica que causa problemas diariamente e o pior, nunca é cumprido o contrato quanto a velocidade máxima/mínima de download de Mbps de 1 a 5mb, já o sistema rádio e o de fibra ótica é sempre no mínimo de 10 a 20mb (velocidade de download (Mbps)). Uma diferença significativa para quem precisa trabalhar com este instrumento e mais significativa é a diferença de preço, na maioria dos casos é 50% ( cinquenta por cento) mais barato o uso via rádio ou via fibra ótica do que o uso da linha telefônica.

Outro tema que esta sendo escrito e é objeto de monografias, trabalho de conclusão de curso, artigos científicos ou não é totalmente voltado a qualificação do profissional docente para aprender a utilizar a internet via computador, seja o clássico de mesa ou não, mas o interessante que o Watssap é ao mesmo tempo um computador, funciona como um telefone mas tem quase todas as funções de um computador maior ou menor e esse aparelho, pelo que se observa, até as pessoas de menor poder aquisitivo os tem e sabem muito bem como utilizá-lo, seja nas redes sociais, seja no Google, seja em pesquisas, seja em leitura de livros, envio e recebimento de textos escritos ou verbais (melhor que a maioria dos computadores de mesa).

Em perspectivas do Ensino a Distância esta ocorrendo a mesma coisa, como melhor ensinar, como fazer um curriculum escolar que atenda melhor os alunos, como ensinar o docente a que ele tanto quanto o aluno estão aprendendo ao mesmo tempo ao usar estas tecnologias e assim por diante, é uma repetição tão cansativa deste assunto que se torna parecido com uma alegoria, porque todos que escrevem a respeito só mudam alguns conceitos consubstanciados de outrem com raras e significativas melhorias.

Esse artigo faço questão de enfatizar é baseado em pesquisas reais e nelas também verifiquei a metodologia de Ensino a Distância de várias faculdades e/ou universidades e no meu entendimento, encontrei uma que esta já a algum tempo a frente das demais em questões de ensino a distância, portanto; entendo que bastaria que outras empresas fundadas com o intuito de ensinar, seguisse o seu exemplo e quem sabe, acrescentar algo a mais, o que não considero nem oportuno e nem necessário, senão vejamos:

*                                             O aluno se inscreve no curso pretendido a distância;

*                                             Paga a matrícula e recebe seu código de acesso e senha;

*                                             Imediatamente ele pode trocar a senha, bem como, acessar a área de seu curso.

*                                             Ao acessar a área do seu curso, todas as disciplinas estão elencadas uma a uma pela sua importância na grade curricular, ao lado dela tem uma apostila individual, seja ela parcial ou integral, vai depender da extensão da disciplina.

*                                             O aluno ao seu interesse pode baixar todas as apostilas de uma vez só, ou, a medida que estudar, ou ainda, não baixar, fazer o estudo e leitura diretamente no AVA, independentemente disso a universidade envia as apostilas via correio para o aluno..

*                                             Além disso, em cada disciplina existe um teste que não tem validade para fins de pontuação embora seja obrigatório, para que, o próprio aluno verifique como esta aprendendo e assimilando.

*                                             Ao mesmo tempo, existe um teste on-line, também para cada disciplina, contudo esta é pontuada e tem um limite de tempo para preencher que não pode ser ultrapassado e caso o seja pode ser encerrada a revelia do aluno e ai, o que deixou de responder não recebe pontuação, só recebe o que foi respondido e se a resposta estiver com a alternativa correta.

*                                             Todas as disciplinas já possuem um calendário para o ano letivo inteiro com a data em que as provas presenciais serão feitas, o mesmo ocorre com os testes on-line. Nas provas presenciais se o aluno não puder comparecer por uma razão justificável, preferencialmente um atestado médico, poderá fazer uma segunda prova em data também já prevista no calendário da instituição de ensino relativo ao curso que estiver fazendo.

*                                             As provas presenciais são de cinco questões com alternativas para serem assinaladas e cinco questões dissertativas, resumindo, o aluno que estudou realmente vai saber responder, o que não, obviamente ficará com a disciplina pendente, todavia; terá uma segunda chance de fazê-la novamente.

*                                             O que considerei de máxima importância, é que todas as disci0linas possuem aulas gravadas pelo “Professor” do curso que estiver fazendo, como se você estivesse em uma sala de aula presencial, por trás do professor tem um lousa onde, no caso de matérias complexas como matemática, ele vai colocando passo a passo como fazer, por exemplo, uma equação de 2º grau ou como calcular juros compostos ou SAC – Sistema de Amortização Constante e assim por diante.

*                                             Ai vem o passo que também considerei de suma importância, ao você estar na sala de aula e tiver alguma duvida, você pode acessar um tutor daquela disciplina e resolver na mesma hora, exceto se, for algum caso complexo ou que foge ao conteúdo escolar, dai,, você obterá a resposta em 24 horas via e-mail.. Importante salientar que todos os tutores possuem condições de responder e ensinar qualquer disciplina seja ela do seu curso ou não.

Por outro lado, estranhamente no Brasil são permitidos cursos via EAD de Bacharelado em Ciências Contábeis, Administração de empresas, Filosofia, que entendo serem bem mais complexos do que um curso de mestrado em docência superior (Stricto Sensu), pois não encontrei em nenhuma universidade ou faculdade a oferta deste curso a distância, somente presencial e o pior, não são em todos os lugares que você encontra mesmo sendo presencial, no norte do Brasil se tiver meia dúzia que ofertam é muita, mas a distância a percorrer se quiser fazê-lo além de ser grande se não residir na cidade onde tem, existe ainda inconveniente de sua mensalidade ser alta e na maioria dos casos só é possível quando o aluno não trabalha e assim todas as despesas são custeadas pelos seus familiares.

Inconformado com esta situação apresentada pela minha pesquisa ela se estendeu para a Europa e qual não foi minha nova e surpreendente surpresa, que há muito tempo já existem cursos a distância não só de mestrado, como de doutorado, de Bacharelado de direito e outros tantos, inclusive por “correspondência”, isso sim é incentivar ao estudo, a aprender, a conseguir que a maioria da população possa tornar-se um universitário e ter por consequência melhores chances em sua via profissional, isso sim, são governos que preservam a dignidade humana, desta maneira, como no Brasil só se fala e só se escreve,  só me resta colocar a seguinte frase:

Se somos progressistas (...) devemos nos esforçar, com humildade, para diminuir ao máximo a distância entre o que dizemos e o que fazemos. Paulo Freire, em Pedagogia da indignação.

3. CONCLUSÃO

É de praxe em um artigo cientifico teorizado a interpretação dos resultados encontrados, incluir algumas indicações das implicações com seu objetivo objeto do titulo do artigo, que se relaciona tanto com a formação do docente e seu futuro e expectativas de trabalho no mercado nacional nas instituições de que dele necessitam ou necessitariam.

Iniciado o presente documento com exposição do curso superior de pós-graduação da docência em ensino superior pelo sistema de lato sensu que é voltado especificamente a dar condições ao futuro professor ou mesmo o que já esta atuando, novas técnicas e metodologias mais modernas de ensino e de relacionamento aluno-professor e professor aluno, com o intuito de estimular tanto o acadêmico como o docente e proporcionar um relacionamento mais democrático e condizente com a evolução do ser humano nos tempos atuais.

Ao mesmo tempo, considerei o curso de mestrado em docência pela modalidade mais complexa de stricto sensu, que também permite ao formando o exercício de magistério, embora se saiba que este curso não possui disciplinas mais especificas para a docência e sim para a pesquisa, não obstante, entendo que um pesquisador tenderá a aprender por si só as novas metodologias e técnicas de ensino constante no currículo de uma pós-graduação, não totalmente é claro, mas o bom senso da minha pesquisa constatou que é o suficiente e ainda, dependendo do caráter da personalidade do mestrando e de sua persistência em aprender, ensejará os mesmos conhecimentos de um especialista, conforme mencionado no segundo parágrafo, porem, todo o seu estudo será de maneira presencial, não terá o privilegio de um estudante a distância, infelizmente.

Através desta teorização constatei que a solução existe e não aparenta ser tão complexa, que seria eliminar o curso de pós-graduação, permanecendo somente o curso de mestrado e na sua grade, acrescentar as disciplinas pertinentes ao curso de especialização lato sensu, já que, aparentemente a LDB deixa a critério das instituições de ensino, resta saber o que seria necessário para que este curso de mestrado tivesse permissão de ser feito a distancia, o que seria ideal na atual conjuntura, mesmo porque, se na Europa já é permitido, significa ser desnecessário uma pesquisa complementar, conforme sugere a superestrutura dos artigos científicos, e conforme preceitua Van Dijk (1989) que “A estrutura básica do texto cientifico possui uma justificativa, a colocação do problema e uma conclusão. Para a explicação do problema, levantam-se hipóteses e sugerem-se expectativas (predições). A comprovação das expectativas só é possível após o resultado dos testes experimentais”.

No sentido indicado por Van Dijk (1989), o presente artigo, foi baseado em testes experimentais feitos fora do Brasil o que significa que se podem chegar às conclusões, pois é possível a sua confirmação e consequentemente cabível que o mestrado de docência superior e outros cursos sejam feitos pela metodologia EAD, já que foi demonstrado que a sua aplicação em países considerados de primeiro mundo funciona perfeitamente, não há como não se adequar ao Brasil, exceto pelo excesso de burocracia e deficiência de competências das pessoas ou da pessoa responsável pela normatização educativa.

Ainda, conforme Gomes (2000), os artigos científicos teriam a sua estrutura-padrão alicerçada, por cinco pilares básicos e dentre eles o ponto de vista. Como estamos na era da globalização, segundo este critério, estou inserindo esta opção, entre outras de estrutura da maneira mais simplista neste trabalho, seguindo também a orientação  preceituada por Marcontonio (1993).

A hipótese sugestionada quanto ao curso de mestrado vem de encontro com o que o mercado brasileiro relativo as instituições de ensino superior vem exigindo do profissional que queira exercer o magistério, portanto, se completam e ainda, elimina a necessidade de se fazer mais de um curso, dando maior possiblidade de maior números de interessados, principalmente se juntar-se o sistema de educação a distancia e não é só isso, o custo mensal do curso para o aluno será menor e para as empresas de ensino superior é evidente o aumento de interessados e quiçá irá trazer resultados mais estimulantes em vários sentidos e um deles indica melhor lucratividade.

Estou convicto que este artigo contribuiu, pelas suas características, para uma tomada de posição, não somente minha que seria optar somente pelo curso de mestrado (stricto sensu) pela sua relevância que se constata no mercado de trabalho, pelo conteúdo de sua grade mesmo que voltada mais para a pesquisa, como também um incentivo as instituições de ensino superior de buscar meios de colocar este curso pela metodologia EAD no mercado brasileiro. Enfim, quem se dispuser a ter a oportunidade de ler, principalmente se ainda jovem, terá aqui uma orientação que lhe dará melhor oportunidade de escolha, podendo até fazer o curso de mestrado no exterior residindo no Brasil, basta ter estudado uma língua estrangeira (espanhol ou inglês), o que alias também esta sendo exigido para exercer funções não especificamente de magistério, porem, cargos muito importantes oferecidos pelas empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil, mesmo porque a vida é um eterno aprendizado e estudar para aprender nunca será demasiado, muito pelo contrário, a cada dia a vida nos apresenta algo novo e que nos surpreende e isso, vai até o fim dela, acreditem ou não.

Para finalizar as minhas conclusões, opto por colocar aqui as disciplinas de um curso de mestrado (stricto sensu) a ser feito no exterior, cujas disciplinas se identificam em muito com um simples curso de especialização (pós-graduação) como já mencionado anteriormente, quais sejam:

Módulos obrigatórios.

Aprendizagem, ensino e avaliação.

Pratica acadêmica profissional na ação.

Estrutura de qualidade no ensino superior

Tecnologia educacional e E-learning.

Pesquisa em Educação Superior.

Desenho curricular e Desenvolvimento.

Pratica Acadêmica Profissional na Ação.

Questões Contemporâneas no Ensino Superior.

Governança e Gestão no Ensino Superior.

Dissertação.

Módulos Eletivos

  •  Comportamento organizacional
  •  Princípios e Técnicas de Aconselhamento no Ensino Superior
  •  Globalização e Ensino Superior

Observação: Caminho do Estudo recomendado de dois anos.

Com esta inserção das disciplinas automaticamente permitira que esta teorização seja melhor avaliada em questões optativas de que curso seria melhor a um futuro estudante que deseja atuar na área de docência, bem como, de um docente que já atue, sabendo também, que este curso não existe via EAD no Brasil, todavia; existe no exterior e pode ser feito via internet, obtendo no final a mesma diplomação de um curso presencial, restando tão somente a sua validação por uma instituição de Ensino Superior Brasileira pública.

RESUMO DAS CONCLUSÕES TEORIZADAS

É muito importante que o autor de um trabalho desta natureza reflita e pondere sobre as suas pesquisas e que expresse sua opinião em um caráter mais definitivo e pessoal. Não com o intuito de indução e sim na perspectiva de colocar a sua posição intelectual do resultado teorizado que vem de uma pesquisa situada no patamar cientifico do trabalho. Diante disso, muito embora se tenha concluído no decorrer deste estudo, que ambos os cursos, o de latu senso e o de stricto sensu sejam importantes, cada qual com sua relevância, o meu parecer final é que o de “Mestrado” seria a melhor opção em função, como já foi dito, não só pelas exigências do mercado brasileiro das instituições de ensino, como pela profundidade deste curso que se constata através das disciplinas que o compõe, portanto; olhando-se o lado prático, econômico e de globalização, não resta duvida que esta seria a melhor opção que por si só, indica esta teoria cientifica neste momento.

4. REFERÊNCIAS:

ANTONIO, Leandro Rosa. A formação do ensino superior e o mercado de trabalho. www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-formacao-no-ensio-mercado-de-trabalho/68762/-(2013)

ALMEIDA, Débora Menegazzo de Sousa. A motivação do aluno no ensino superior: um estudo exploratório. 2012. 147f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Estadual de Londrina.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 14ª Edição revista e atualizada – Editora Saraiva – 2010.

DA COSTA, Adriano Ribeiro. O Gênero textual de artigo científico: Estratégias de Organização. II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFPE – Campus Caruaru – Pernambuco 2011;

.

TORNAGHI, Alberto. Tecnologias na Educação de Professores a Distância

Acesso à internet de 18 a 31/12/2017

https://www.indeed.com.br/empregos?l=Aragua%C3%ADna,%20TO&from=ja&fr=t&of=1&utm_source=jobseeker_emails&utm_medium=email&utm_campaign=job_alerts&hl=pt&tmtk=1c2jbksk605260ar

https://br.linkedin.com/

https://www.catho.com.br/

https://www.infojobs.com.br/empregos-em-palmas,-to.aspx

https://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-araguaina-to

https://www.funiber.org.br/mestrado-em-educacao?furriel=4c4f85d0a57aec3bf6a0f1a8636550c8d8b2d541&gsp=true&gclid=CjwKCAiA-KzSBRAnEiwAkmQ153qa0FmNKsbCmBziJ_NpCRtOebfoJQ0kqR-tx0pL6ZgMKjq4C_XLuhoChIwQAvD_BwE

https://www.onlinestudies.com/MEd-in-Higher-Education/Botswana/Botho-University/

Sobre o autor
ALFREDO EDUARDO BERNDT

Bacharel e administração empresas, tecnólogo em gestão pública, contabilista, aposentado, atualmente dando consultoria para advogados em questões tributárias e/ou outros colegas de profissão, especialista em contabilidade de custos pelo sistema de lucro real.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Artigo de teorização cientifica para conclusão de curso em docência do ensino superior

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