Tutela coletiva

10/04/2018 às 21:34
Leia nesta página:

O direito é marcado por constante mutação. A cada dia que passa podemos notar uma evolução no ordenamento jurídico, isso motivado por várias adversidades.

1. introdução

O direito é marcado por constante mutação. A cada dia que passa podemos notar uma evolução no ordenamento jurídico, isso motivado por várias adversidades. Uma regressão histórica, podemos perceber que um dos grandes marcos do direito foi a aquisição dos direitos de primeira geração (ou dimensão), que foi o direito a liberdade entre os particulares e a liberdade política, que consistia em movimentar a economia sem intervenção do Estado, bem como a liberdade de escolher por quem os indivíduos serão governados, respectivamente. Com o passar dos séculos, foi possível perceber que este novo modelo econômico e político, gerou uma evolução tecnológica, principalmente no que tange a produção de mercadoria, que passou a ser muito vultosa, graças aos avanços da Revolução Industrial, no século XIX. Essa evolução, gerou novos questionamentos, pois a consequência deste novo modelo, foi um dos marcos históricos que mais impactou o mundo! O êxodo rural foi o grande mister para que o modelo econômico vigente na época fosse modificado, e filósofos como Karl Marx virou referência para esta mudança, e foi daí que surgiram os direitos de segunda geração (ou dimensão) que consiste na tutela pelo estado de gerar isonomia econômica, cultural e social para os indivíduos governados. 

De lá para cá, houve um avanço tecnológico estrondoso, e a produção em massa, se tornou cada vez mais vultuosa, a ponto de a sociedade dar um salto gigantesco a modernidade! 

Porém, esse salto, não trouxe somente vantagens, visto que os conflitos cresceram de forma alarmante na medida em que a produção em massa foi crescendo. Principalmente no que tange a sociedade de consumo e ao meio ambiente, a partir daí, inspirado nas class action do Código Medieval Inglês e desenvolvida no direito norte-americano, é que se criou a chamada AÇÕES COLETIVAS, que tutelavam os direitos de terceira geração, que são qualificados por sua transindividualidade, ou seja, a sua titularidade é da coletividade, sendo impossível titularizar tal direito a um indivíduo, como por exemplo, o meio ambiente, não é possível dizer que determinada pessoa é titular do direito à higidez do meio ambiente. Por isso foi necessário adotar um procedimento processual que fosse capaz de tutelar a coletividade, lançando mão de novos instrumentos do direito, bem como a alteração substancial do direito já existente, afim de não afastar da jurisdição qualquer lesão ou ameaça ao direito, princípio este consagrado constitucionalmente. 

2.SISTEMA LEGAL PARA A PROTEÇÃO DE DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS E INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. 

Como dito no tópico acima, foi preciso adotar uma modalidade diferente de processo para que a prestação jurisdicional seja efetiva, dispensando o processo civil individual como meio de alcançar a justiça. 

Com isto posto, é possível afirmar que, o primeiro diploma concebido no direito nacional, especificamente para a tutela dos interesses da coletividade, foi a Lei 4.717/1965 (Lei da Ação Popular), que tem por objeto a proteção do patrimônio público. 

Uma verdadeira demonstração da democracia direta e legitimação dos direitos de terceira geração, já que o legitimado para intentar a ação frente ao judiciário é o cidadão (comprovado através do título de eleitor). 

Contudo, houve desvantagens decorrentes dessa restrita legitimação! Pois o indivíduo não tem, normalmente, condições econômicas, jurídicas e mesmo interesse efetivo de postular, perante o Judiciário, em oposição à Administração Pública ou grandes empresas. 

Essa desvantagem foi superada com a edição da Lei 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública), que inicialmente tutelava o meio ambiente, consumidor e e bens de valor artístico, estético, 

histórico, turístico e paisagístico, contudo, atualmente é possível tutelar, através da Ação Popular, qualquer direito de interesse difuso ou coletivo, de ordem econômica ou da economia popular. 

O fato é, que esta lei é composta por um complexo de leis esparsas, que tem por objetivo, "tampar" omissões legislativas, lançando mão de outros diplomas legais, criando-se assim um "microssistema". A integração das leis sobre o processo coletivo, é para conferir a melhor proteção possível! 

Este complexo de normas é chamado de "ação coletiva" e é possível tutelar com ela os direitos transidividuais, bem como, os difusos, coletivos em sentido estrito e os individuais homogêneos. 

3.LEGITIMIDADE PARA QUERER A PROTEÇÃO DE DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS E INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. 

Sem dúvida este é o tema mais complexo no que tange a legitimação para intentar ação coletiva, pois, por se tratar de direito transidividual, é difícil definir qual o indivíduo terá titularidade de um direito coletivo e eventual legitimidade para pleitea-lo frente ao judiciário. 

Com isto, a norma utilizou técnicas para conferir esta legitimidade. Uma delas foi lançar mão da experiência anglo-americana, estabelecendo a "representatividade adequada", autorizando a propositura das ações coletivas às associações legalmente constituídas há pelo menos um ano, salvo quando, em casos específicos, se tratar de direito individual homogêneo.  

Além deste ente legitimidade, a lei brasileira conferiu aos entes públicos, seja por sua representatividade de grande interesse social, ou pelas prerrogativas que determinados entes públicos possuem. 

Com isto, junto as associações, o Ministério Público, os entes da Administração Pública direta e indireta, ainda que sem personalidade jurídica, possuem legitimidade para pleitear uma ação coletiva. 

Não obstante, a Defensoria Pública também goza desta competência, porém, a finalidade deve estar ligada a repercussão de interesses dos necessitados. 

4.DA AÇÃO PARA A TUTELA DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS

Como fora mencionado nos artigos supracitados, a lei brasileira, inspirada no instituto da class action criou mecanismos processual afim de oferecer tutelar jurisdicional efetiva no que tange os direitos transindividuais, aqueles cujo o processo civil individual não é capaz de tutelar efetivamente. 

Nesse diapasão, é bem verdade afirmar que a tutela coletiva, para a defesa os interesses difusos e coletivos em sentido estrito, é basicamente regido por um complexo de normas esparsas, que se comunicam entre si, que criam a tutela coletiva e resolvem os conflitos que é levado à jurisdição. 

A ação mais comum para a tutelas desses direitos meta-individuais é a Ação Civil Pública, porém, é mister salientar que esta não é a única ação, devendo ser lembrada do Mandado de Segurança Coletivo e Ação Popular, sendo elas, capazes de propiciar uma adequada tutela.

Interessante instrumento processual dessas ações, é no que versa da gratuidade dessas ações, instrumento este, claramente, com o objetivo de aproximar esta tutela coletiva da população, tornando-a mais usual. 

Por tanto, é óbvio que nas ações coletivas não há custas antecipadas, honorários periciais, emolumentos e muito menos condição por honorários sucumbenciais, exceto, é claro, nos casos onde é configurado a má-fé do autor legitimado.

No que tange sobre a competência, ela será absoluta, determinado pelo local do dano ou ilícito, conforme o Art.2º da Lei da Ação Civil Pública. 

Se o dano for sentido em mais de uma comarca, qualquer uma dessa será competente, fixando-se pelo critério da prevenção. 

Agora, se o dano abrange diversas regiões, ou seja, mais de um Estado, ou se tiver dimensão nacional, a competência para o processamento será da capital dos Estados ou Distrito Federal.

Não se esquecer, é claro, da justiça federal quando for de sua competência, aplicando as mesmas regras territoriais mencionadas neste tópico em análise. 

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

5. A COISA JULGADA MATERIAL E AS AÇÕES COLETIVAS

Conforme já foi exposto em todo o presente artigo ora em análise, não é novidade mencionar que o efeito da coisa julgada nas ações coletivas é diferente da tutela individual do processo civil comum. 

A coisa julgada no processo coletivo tem efeito secundum eventum litis, ou seja, depende do resultado final da demanda.

Aqui, afins didáticos, é pertinente dividir os efeitos de acordo com o direito tutelado. Em se tratando de direitos difusos, a coisa julgada terá oponibilidade erga omnes no caso de procedências das pretensões exordiais, isto é, só terá eficácia em elação a todos (seja os entes coletivos, bem como os individuais). 

Se o pedido for improcedente por falta de provas, qualquer um, que obter a legitimidade processual, poderá intentar outra ação, claro, se tiver prova nova.

Agora, se for improcedente, por qualquer outra razão que não for a ausência de provas, outro legitimado legal não poderá ingressar com a ação, porém, não obsta que outro particular ajuíze uma ação individual.

Já no que tange aos direitos coletivos, a coisa julgada material, terá efeito ultra partes, limitada ao grupo, categoria ou classe.

Assim, se for procedente a pretensão exordial, atinge tão somente os legitimados da ação coletiva e os individuais pertencentes ao grupo.

Caso ela seja improcedente por ausência de provas, o mesmo efeito acarretará da coisa julgada do direito difuso, ou seja, será possível ação nova com a apresentação de prova nova.

Agora se a improcedência se deu por qualquer outro motivo, que não seja por falta de prova, outro legitimado não poderá ingressar, mas não obstaculizará o ingresso de ação nova por particular.

Em se tratando de direitos individuais homogêneos, também haverá o efeito erga omnes da coisa julgada em caso de procedência. Peculiar caso ocorrerá se houve improcedência, o indivíduo poderá intentar nova ação particular, salvo se não tiver se habilitado como litisconsorte da ação coletiva que tutela o direito individual.

6. considerações finais

No presente artigo científico, visamos focar no complexo de normas e regramentos, que dão forma no procedimento da tutela coletiva. 

Durante as pesquisas científicas, o grupo visualizou que há um grande mal que a tutela coletiva enfrenta no direito pátrio! 

Mesmo o nosso complexo processual da tutela coletiva estar eivado de instrumentos para a tutela das novas situações de direito substancial, percebemos que há certa falta de profissionalismo na lida para o trato com esses modernos mecanismos.  

Então, por isso, procuramos mostrar das eficiências e vantagens desse novo procedimento, e evite que caia no limpo, como é o que parece acontecer hediondamente.

Também buscamos deixar bem claro que o direito metaindividual não pode ser confundido com o direito individual, e mesmo este último, diante das peculiaridades de massa, merece tratamento diferenciado.

7. REFERÊNCIAS/CITAÇÕES

(MARINONI & ARENHART, 2014)

8. referências bibliográficas

Livros: MARINONI & ARENHART, luiz , Guilherme . Procedimentos Especiais.ed.5, 2014.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante?
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos