Pirâmide Virtual e as Criptomoedas

Moedas Virtuais

16/04/2018 às 15:12
Leia nesta página:

A falta de regulamentação do mercado de moedas virtuais, já demonstrou claramente que algumas empresas, utilizando-se das criptomoedas, funcionam como fachada para mascarar verdadeira pirâmide financeira.

Pirâmide Virtual e as Criptomoedas


Inúmeros problemas ameaçam o mercado das moedas virtuais. A falta de regulamentação do mercado de moedas virtuais, já demonstrou claramente que algumas empresas, utilizando-se das criptomoedas, funcionam como fachada para mascarar verdadeira pirâmide financeira. Esse tipo de fraude representa um modelo de negócio (em tese, ilícito) e não sustentável, pois promete resultados altíssimos que dependem, exclusivamente, do recrutamento progressivo e contínuo de pessoas. A promessa de alto rendimento é um dos principais atrativos para capturar investidores de diversos setores da economia. Entre os potenciais investidores nesse mercado de moedas virtuais temos, entre outros, grandes empresários, aposentados, celebridades e até especialistas do mercado financeiro. Todos, sem exceção, foram seduzidos pela promessa de alta rentabilidade apresentada por algumas empresas de fachada e supostamente ligadas ao seguimento de moedas virtuais. A principal moeda utilizada para atrair os investidores é o Bitcoin. Muitas empresas de fachada, desse segmento, utilizam-se de estruturas luxuosas, jantares ou almoços em locais badalados e algumas delas utilizam-se de artistas e/ou personalidades famosas para promover e trazer credibilidade para o negócio. No entanto, já diziam os antigos: “Quando a esmola é grande, o velho desconfia”. Sites especializados apontam a existência de mais de 140 (cento e quarenta) empresas suspeitas e essa lista cresce diariamente. Se investir em moedas virtuais esteja atento e antecipe-se. É importante ter em mãos todos os documentos que respaldem as operações. Faça uma pesquisa detalhada sobre o segmento e opções disponíveis, antes de investir no mercado de moedas virtuais. Desconfie de propostas vantajosas e distantes da realidade do mercado. Caso tenha sido lesado, procure imediatamente um advogado especialista. É muito importante avaliar cada caso individualmente, antes de tomar qualquer atitude no âmbito civil e/ou criminal.

Por Alex Araujo Terras Gonçalves, sócio do escritório Terras Gonçalves Advogados

[email protected] / www.terrasgoncalves.com.br

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alex Araujo Terras Gonçalves

ALEX ARAUJO TERRAS GONÇALVES, é advogado e sócio fundador do escritório Terras Gonçalves Advogados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos