OS FREQUENTES CASOS DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL DE PASSAGEIRAS NO SISTEMA PÚBLICO DE TRANSPORTES E A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE

06/05/2018 às 19:20
Leia nesta página:

Cada vez mais frequentes, os casos de assédios a passageiras dentro dos transportes públicos acabam não sendo devidamente punidas pela defasada legislação vigente.

Masturbar-se para ejacular no pescoço e braço da passageira ao lado, dentro de um coletivo, na maior cidade do Brasil, pode ser constrangedor e chocante para quem presencia e para quem sofre com tal situação, mas ainda assim não é o bastante para que o responsável por tal ato permaneça preso, embora possua antecedentes criminais, e uma frequência de condutas que violam gravemente a dignidade sexual das mulheres. 

Estupro ou atipicidade? Na verdade, o crime de estupro exige conduta que venha a constranger alguém a mediante violência ou grave ameaça, ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com alguém se pratique ato libidinoso. A doutrina e jurisprudência do sistema jurídico brasileiro entendem, em sua maioria, que a violência ao qual se refere o tipo penal reside naquela que se faz uso da força física sobre a vítima, podendo ser direta ou indireta, caso voltada a pessoa ou coisa com laços a ela. De outro lado a grave ameaça, entendida como a violência moral, sendo uma espécie de promessa de um mal grave, sério e futuro, sendo direto ou indireto. 

Descaracterizado um dos meios exigidos pelo tipo não há que se falar em estupro. Assim como no caso em voga, aqueles que se assemelham a ele recebem hoje o enquadramento em mera contravenção penal, especialmente no art. 61 do Decreto-Lei 3.688/1941 (LCP), no crime de Importunação ofensiva ao pudor, onde se há um atentado à dignidade sexual do ser humano, ligado intimamente a respeitabilidade e autoestima do indivíduo, mas com pena que na maioria dos casos se coloca como insuficiente e inadequada. Enquanto o estupro tem sua pena em reclusão de 6 a 10 anos, a importunação se é punida apenas com multa. 

Verifica-se que muitos abusos e agressões ao direito mais íntimo do indivíduo, qual seja a sua dignidade sexual, embora reprovadas pela sociedade, não recebem punições adequadas pelo Estado gerando revolta e descrença. A vítima mais vulnerável: a mulher. Pela incrédula e triste realidade social. Esses casos expõem um problema na legislação, qual seja a falta de tipo específico para condutas como a do caso ocorrido em São Paulo, mas que é a realidade de diversos lugares. É preciso que, no caso da tipificação, e não só nele, a legislação penal acompanhe a evolução social.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos