Acordo de leniência na Lei Anticorrupção

Leia nesta página:

A Lei Anticorrupção instituiu graves sanções às pessoas jurídicas que infringirem seus mandamentos, mas também proporcionou às empresas a oportunidade de terem as punições amenizadas, através do instituto do acordo de leniência.

INTRODUÇÃO

Celebrado entre a União e pessoas físicas ou jurídicas que tenham cometido infração em detrimento do poder publico ou do poder econômico, o acordo de leniência garante àquele que colaborar com as investigações uma contrapartida consistente em benefícios processuais e pecuniários, sendo um importante mecanismo de combate às organizações criminosas.

Tendo como modelo a norma norte americana chamada de Leniency Program, de 1978,  que tratou da repressão a atos ilícitos anticoncorrenciais, e o Amnesty Program, de 1993, o acordo de leniência foi introduzido na legislação brasileira através da Lei 10.149/2000, que alterou a Lei 8.884/94, conhecida como Lei do CADE, tratando inicialmente apenas as questões antitruste e que hoje está em vigor regulada pela Lei nº 12.529/2011, nova Lei do CADE, especificamente em seu artigo 86.

A nova Lei do CADE se aplica exclusivamente no âmbito dos crimes contra a ordem econômica, porém foi a inspiração para a regulamentação do instituto do Acordo de Leniência na Lei nº 12.846/2013, Lei anticorrupção, que apresenta algumas peculiaridades que a distingue da legislação anterior e que serão agora analisadas de forma superficial.


O ACORDO NA LEI ANTICORRUPÇÃO

O acordo de leniência na Lei Anticorrupção tem como foco atingir e destruir os esquemas de desvirtuamento moral e legal que assolam o país. Com algumas inovações em relação à lei antitruste que trata de relações exclusivamente privadas e tem por escopo a desarticulação das atividades anticoncorrenciais e a restauração da credibilidade moral do mercado, o acordo de leniência da Lei Anticorrupção tem claramente sua ideia emprestada daquela se distinguindo no contexto de sua aplicação.

A lei anticorrupção, portanto, tem sua aplicação direcionada para os atos lesivos à Administração Pública nacional ou estrangeira, estendendo-se também aos ilícitos administrativos previstos pela lei 8666/93.

Por tipificar condutas que envolvam pessoas jurídicas e agentes públicos, a lei anticorrupção não admite a elaboração de acordo com pessoas físicas, sob pena de invalidade e não produção dos efeitos legais autorizados na norma em comento.

Guilherme de Souza Nucci [1]:

Semelhança com a delação premiada, (...) significa a possibilidade de se reduzir a pena do criminoso que entregar os comparsas. É o dedurismo oficializado que, apesar de moralmente criticável, deve ser incentivado em face do aumento continuo do crime organizado. É um mal necessário. Pois trata-se de uma forma mais eficaz de se quebrar a espinha dorsal das quadrilhas, permitindo que um de seus membros possa se arrepender, entregando a atividade dos demais e proporcionando ao estado resultados positivos no combate a criminalidade.

Inclusive, uma das críticas ao instituto é por suas implicações ético-morais já que incentiva a traição, independentemente do pano de fundo. Porém, tal critica não sai do campo moral, sendo irrelevante no cenário fático atual.

Inicialmente, para que um pacto de leniência tenha efetivo valor probatório, é indispensável a admissão do pactuante quanto a sua participação no ilícito, caso contrário, terá peso equiparado ao de uma testemunha, sem produzir os efeitos benéficos previstos.

Já como pressuposto objetivo, exige a LAC que a pessoa jurídica seja a primeira a se manifestar sobre seu interesse em cooperar para a apuração do ato ilícito sem, contanto, fazer qualquer previsão específica quanto a esse momento e sua limitação temporal.

Não seria razoável considerar a inexistência de restrições temporais para a celebração de um acordo de leniência já que incentivaria o acusado a tentar se escusar das responsabilidades até o último minuto, desgastando demais o órgão acusador e desvirtuando a finalidade da lei. Dessa forma, há corrente doutrinária que considera como limítrofe o encerramento da fase instrutória do procedimento administrativo, vez que, nessa situação, todos os esforços já haverão sido despendidos.

Complementando as variáveis do primeiro requisito, a pessoa juridica deverá assumir os custos de sua colaboração, se fazendo presente sempre que solicitada até o encerramento do processo.

O segundo requisito objetivo determina que a pessoa jurídica deve cessar completamente seu envolvimento na infração investigada, a partir da data da propositura do acordo. Caso fique comprovado que não foi cessada a participação, será considerado descumprido o acordo e a pactuante sofrerá as consequências.

Terceiro e último requisito é a cooperação plena e permanente com as investigações e o processo administrativo. As informações e provas trazidas não precisam necessariamente ser inéditas para atingir o objetivo esperado, bastando, conforme Salomi, que as informações apresentadas sejam aptas a abrir novas possibilidades de investigação.

Dessa forma a cooperação deve ser continua e regular, de modo que o acordo merecerá ser sustado caso os representantes da pessoa decidam não mais continuar apoiando ou se esconderem os demais envolvidos nas infrações, sendo essa identificação uma das formas de medir a efetividade do acordo para que produza seus efeitos benéficos. Destaca-se que a identificação não é requisito, porem a colaboração na identificação sim, e caso essa seja dolosamente omitida, estará quebrando a confiança necessária.

Quanto aos efeitos do acordo de leniência efetivo, a LAC destaca a isenção da pessoa jurídica das sanções previstas no inciso II art 6, qual seja, a publicação extraordinária da decisão condenatória, e no inciso IV do art 19, que determina a proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, empréstimos de órgãos públicos ou entidades e instituições financeiras publicas pelo prazo de 1 a 5 anos. Alem dessas, e a mais importante, a redução em até 2/3 do valor da multa aplicável.

Por outro lado, um efeito financeiro desfavorável ao pactuante será a obrigação da reparação do dano integral já que o acordo de leniência não influencia nessa obrigação. Excepcionalmente no caso de impossibilidade de reparação integral dos danos pelo ato de corrupção deverá a autoridade, ao menos, estabelecer condições para que o infrator amenize tais efeitos, ainda que de maneira parcial e diferida.

Outro efeito também não alcançado é a aplicação das sanções na esfera judicial que podem ser ainda mais graves que aquelas aplicáveis no âmbito administrativo.

Ponto destoante da legislação antitruste é que a LAC não previu a regra da “menor pena” na qual o delator teria o beneficio de não ser condenado a sanção superior aos demais coautores da infração, que garantiria que a multa base a ele aplicada fosse inferior ou no máximo igual as multas aplicadas aos demais.

Atenta à nova formatação das grandes empresas, a LAC em seu art 16, § 5º previu a possibilidade de extensão dos efeitos do acordo de leniência quando pessoa jurídica integrar um grupo econômico, de fato ou de direito, e essas outras empresas do grupo firmarem conjuntamente o termo. Trata-se portanto de uma exceção à regra que prevê que apenas a primeira pessoa jurídica poderá beneficiar-se.

No caso de indeferimento da proposta de delação, deverá a autoridade devolver todos os documentos apresentados, sendo vedado o uso de copias ou de informações obtidas nesse interim para fins de responsabilização futura. Nada impede no entanto que seja reiniciada a negociação, desde que os novos elementos ofertados sejam interessantes para a solução da questão.

Ressalte-se que a rejeição da proposta por parte da autoridade ou mesmo a desistência da tratante não importará em confissão de qualquer dos atos ilícitos a ele possivelmente imputado.

Uma vez acordado, o descumprimento dos termos levará ao cancelamento dos benefícios concedidos bem como no impedimento da celebração de novo acordo pelo prazo de 3 anos contados do conhecimento pela administração publica. Na hipótese de descumprimento pontual do acordo, constando a Administração que não houve efetivo prejuízo e nem a real intenção da parte de ludibriar a investigação, não deverão ser excluídos os benefícios, apenas reduzidos.    

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O art. 11 da Portaria Interministerial do CGU/AGU nº 2.278/16 determina:

No caso de descumprimento do acordo de leniência:

I - a pessoa jurídica perderá os benefícios pactuados e ficará impedida de celebrar novo acordo pelo prazo de 3 (três) anos, contados do conhecimento pela administração pública do referido descumprimento;

II - haverá o vencimento antecipado das parcelas não pagas e serão executados:

a) o valor integral da multa, descontando-se as frações eventualmente já pagas; e

b) os valores pertinentes aos danos e ao enriquecimento ilícito;

III - será instaurado ou retomado o PAR referente aos atos e fatos incluídos no acordo, conforme o caso.

Assim, o descumprimento não se confunde com a rejeição da proposta, de modo que não serão afastados os efeitos da confissão e não haverá proteção dos documentos apresentados pelo delator.

Finalizando, uma breve pincelada sobre a questão da competência para a celebração, que gerou muitas críticas quando o caput do artigo 16 outorgou a autoridade máxima de cada órgão ou entidade pública a competência para celebrar o respectivo acordo.

A distribuição da competência entre diversos órgão e entidades, além da falta de especialização na condução do procedimento, representa uma maior proximidade entre os sujeitos responsáveis pela apuração de eventuais irregularidades e aqueles que estão sob investigação, principalmente nesse contexto de Lava Jato em que se vê a cúpula da administração pública envolvida nos maiores casos de corrupção, situação essa que inclusive deu impulso para a edição da lei em comento.

Carvalhosa [2], de forma sensata, analisa:

“Não se pode imaginar que o prefeito, governador, ministros, secretários de estado, presidentes de câmara e do senado, o presidente dos Tribunais, os diretores dos entes possam arrogar-se dessa competência de entabular e firmar pacto de leniência e muito menos a competência de instaurar e julgar os devidos processos penais-administrativos instituídos na presente lei.”

Ainda que desconsidere a questão da corrupção, a ausência de especialização do órgão pode gerar divergências de entendimentos e uma grande insegurança jurídica, não só na questão da elaboração do acordo, mas também na avaliação de sua efetividade e de seu descumprimento, total ou parcial.

O professor Carvalhosa propõe como solução desconsiderar parcialmente o caput do art. 16 e abranger a legitimidade da Controladoria Geral da União (CGU) para firmar os pactos de leniência também nos planos estadual e municipal, nos espaços legislativo e executivo.

A Portaria Interministerial do CGU/AGU nº 2.278/16 define, na esfera federal, os procedimentos para celebração do acordo de leniência, definindo que a proposta de acordo deverá ser dirigida à Secretaria Executiva do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União – CGU.

Finalizando, importante destacar que a LAC é uma regra geral, que poderá e deverá ser regulamentada de forma mais detalhada em cada nível de governo, principalmente no que concerne aos ritos procedimentais que norteiam a aplicação do instituto em comento.


REFERÊNCIAS:

[1] NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal: parte geral: parte especial. 3ª Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007

[2] CARVALHOSA, Modesto. Considerações sobre a Lei Anticorrupção das Pessoas Jurídicas. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leonardo Henrique de Carvalho Ventura

Advogado. Especialista em Direito Corporativo e Compliance. Extensão em Compliance na Lei Anticorrupção. Extensão em Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos