Quando o empresário deve procurar um advogado? Entenda e não cometa o seguinte erro.

20/06/2018 às 15:42
Leia nesta página:

Toda empresa que possui uma assessoria jurídica de qualidade está muitos passos à frente daquela que não possui, todo empreendedor que buscou orientação correta está em vantagem em relação a aquele que tentou fazer tudo sozinho.

Toda empresa que possui uma assessoria jurídica de qualidade está muitos passos à frente daquela que não possui, todo empreendedor que buscou orientação correta está em vantagem em relação a aquele que tentou fazer tudo sozinho, todo negócio que estabelece uma estrutura jurídica desde seu início está protegido de diversas formas. 

Um dos motivos dessas empresas estarem à frente daquelas que não possuem um suporte jurídico é a prevenção, o que as leva a evitar prejuízos como, por exemplo, investimentos em projetos arriscados sem ao menos uma provisão dos riscos existentes, firmar contratos com condições inviáveis ao negócio e muitas vezes repletos de cláusulas abusivas e principalmente um dos maiores prejuízos que as empresas lidam que são os inúmeros processos, de diferentes matérias, gerados por mera ausência de prevenção, bem como por mau gerenciamento.

O empresário moderno que busca o crescimento de sua empresa entende que, além da área comercial, finanças, recursos humanos e tecnologia da informação a área jurídica é fundamental, pois uma orientação correta na rotina empresarial faz toda a diferença, porque permite que o negócio seja gerenciado com legalidade, ao passo que seu administrador poderá tomar cada decisão com segurança.

Muitas vezes, principalmente quando se trata do primeiro negócio, o empreendedor tende a achar que não necessitará de uma área jurídica lhe prestando suporte, sendo um gasto desnecessário. Este é o grande erro de muitos, quando na verdade, tal área deveria ser encarada como um investimento, pois o advogado pode mapear sua atividade e trazer diversos benefícios a curto, médio e longo prazo. Como por exemplo: a análise e elaboração de contratos que respaldam seus direitos e todas as questões legais para ação negociada; um planejamento tributário que lhe permita economizar e evitar certos impasses com a Administração Pública, que é um problema recorrente no cenário empresarial e gera grande transtorno, podendo inclusive impactar na existência de tal empresa; e também na prevenção e condução de questões trabalhistas que atualmente tem gerado grande custo para as empresas.

A ideia de que gasta-se muito com suporte jurídico surgiu nas situações em que o empresário toma a iniciativa de buscar um advogado somente quando o caos já se instaurou em sua empresa, pois nestes casos de fato haverá um grande custo, sendo necessário mais trabalho do advogado para reparar os erros cometidos e gerenciar suas consequências em um curto período, sendo que tais problemas poderiam ter sido evitados. Para exemplificar, podemos fazer uma analogia com o custo de revisões periódicas de um veículo comparado com o concerto após um problema existente há um longo período, que por sua vez já danificou vários seguimentos do automóvel. Sem dúvidas, haverá uma grande diferença nestes valores, fortalecendo o uso de um ditado popular muito conhecido “o barato muitas vezes sai caro”.

Entretanto, analisando o comportamento atual dos grandes empresários, nota-se que esse costume de contratar um advogado para gerenciar problemas já instaurados começou a mudar. As empresas focadas em estratégias de mercado, visando um crescimento cada vez mais sólido de seus negócios, tornaram-se mais zelosas e passaram a envolver cada vez mais as áreas jurídicas em suas operações.

Contratando um Escritório de Advocacia:

contratação de advogados pode ser realizada de diversas formas, com a mudança de mercado que mencionamos acima, a principal modalidade hoje é a prestação de serviços.

Essa parceria entre escritório e empresa é facilitadora de inúmeros modos, um deles é ausência de um departamento interno na própria empresa repleto de advogados contratados diretamente por ela, o que gera custos com instalação, despesas de contratação, ou seja, responsabilidades trabalhistas com mais funcionários.

Uma prática que tem sido muito adotada é a contratação de escritórios que disponibilizam advogados na modalidade “outsourcing” ou “In House Services” entre outras denominações utilizadas no mercado, o fato é que este tipo de parceria traz economia e despreocupação para o empresário, pois não há vínculo com advogado, ao passo que as obrigações com este funcionário são exclusivas do escritório contratado. Desta forma, a empresa possui assistência de qualidade, considerando que o escritório indicará o melhor profissional que se adéque ao perfil daquela empresa específica, para que assim seja prestado o auxílio jurídico necessário com eficiência e presteza.

Fonte: http://www.wrbarbosa.com.br/wp/wp-admin/post-new.php 

Sobre o autor
Wander Barbosa

Advocacia Especializada em Franchising ****DIREITO EMPRESARIAL**** ****DIREITO CIVIL***** ****DIREITO PENAL**** ****DIREITO DE FAMÍLIA**** Pós Graduado em Direito Processual Civil pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela EPD - Escola Paulista de Direito Pós Graduado em Recuperação Judicial e Falências - EPM - Escola Paulista da Magistratura Autor de Dezenas de Artigos publicados nas importantes mídias: Conjur | Lexml | Jus Brasil | Jus Navigandi | Jurídico Certo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos