Ciência e técnica: uma nova visão conceitual

05/07/2018 às 12:22
Leia nesta página:

O presente artigo busca levar ao leitor uma abordagem holística sobre a temática do conhecimento científico em relação à técnica e sua associação à ciência jurídica.

Muito se discute sobre a relação da ciência com o conhecimento e seus aspectos históricos. Várias são as teorias que descrevem a influência do conhecimento científico no campo prático em relação ao teórico.

Conforme descreve Silva (2013), a ciência foi responsável por uma nova forma de pensar e agir do homem. Trouxe um equilíbrio na resolução de problemas que antes eram inimagináveis. Levou o homem a olhar o problema com outros olhos e trilhar novos horizontes.

Para Calderon (2011), citado por Silva (2013), a ciência possui sua origem no termo em latim “scientia”, que significa conhecimento. Já para Habermas (1980), citado pelo mesmo autor, a ciência denota um marco inicial, algo que não pode ser modificado apenas por reflexões subjetivas acerca do seu real significado. É plausível destacar a estreita relação entre ciência e conhecimento, sendo este disponível a todo indivíduo em sociedade. No entanto, é notório e congruente ressaltar que a ciência, de modo geral, não se traduz em uma verdade nua e crua, em princípios imutáveis e intransigíveis.

Na percepção de Friede (2009), a ciência possui uma divisão binária de classificação, sendo: ciências da natureza, que engloba os fenômenos naturais, e as ciências da sociedade, que abrange os fenômenos sociais e culturais.

O mesmo autor descreve que Augusto Comte, renomado filósofo francês, optou em classificar as ciências em abstratas (teóricas ou gerais) e concretas (particulares ou especiais).  Por outro lado, Aristóteles, baseando-se no critério ficcional, por seu turno, preferiu dividir as ciências em teórica ou especulativa (limitadas à reprodução cognitiva da realidade), e práticas (que tem por objeto o conhecimento para a orientação de ações e comportamentos).

É importante destacar que a ciência é sem dúvida alguma um bem altamente elementar da humanidade, tendo sido obtida com o passar do tempo e suas evoluções de pensamento. Desde os primórdios que o homem vem procurando interpretar os fenômenos que pairam ao seu lado, buscando conhecer o meio em que se insere e tentando explicar os acontecimentos de seu dia a dia.

Para Araújo (2006, p. 131), “é mais fácil compreender a ciência após a delimitação das outras formas de conhecimento. Afinal, o conhecimento científico nasce da proposta de um conhecimento dos demais, porque busca compensar as limitações do conhecimento religioso, artístico e senso comum”.

Denota-se que a necessidade de compreensão mais incisiva do mundo por parte do homem, bem como a sua troca de informações, acaba por criar um sistema mais estruturado e eficiente de aquisição do conhecimento. Assim, de um campo difuso, sem estrutura lógica e desorganizado, passa-se a um sistema metódico, originário e sequencial. Este passa a ser um processo fundamental para composição e desenvolvimento do conhecimento.

É oportuno destacar que para que haja uma melhor compreensão do conhecimento, faz-se necessário o surgimento do espírito científico, que nada mais é do que uma atitude do pesquisador em busca de soluções, com métodos adequados, para o problema que enfrenta. Tal espirito cientifico exige como fundamentos uma consciência crítica e objetiva, objetividade e racionalidade.

Para Lima (2011), “a ciência é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando alguns aspectos novos. ”

Ainda segundo o mesmo autor, “cada época elabora suas teorias, segundo o nível de evolução em que se encontra, substituindo as antigas, que passam a ser consideradas como superadas e anacrônicas. ”

No propósito da técnica pode-se pensar esta como uma acepção voltada para habilidades de “fazer algo”, executar determinada função. Entretanto se formos mais a fundo, encontramos a técnica expressa em um ambiente criativo, de astúcia, compreendida como meio de “produzir algo”.

Paralelamente à ciência, a técnica caminha a passos largos para uma cientifização. Há um evidente desenvolvimento da técnica atrelado ao progresso das ciências modernas.  O grande desenvolvimento industrial associado à investigação cientifica em grande escala fez com que a ciência e a técnica se integrem em um único sistema.

De acordo com o autor Carlos Soliveréz (1992), a ciência é comparada à mãe da técnica. Para ele, a técnica está intimamente ligada ao modo de “como se deve fazer”. Já a ciência se insere nos conhecimentos necessários para se pôr em prática a utilização da técnica.

Em contrapartida à afirmativa de Soliveréz, Vargas (2003), narra que:

 A técnica é tão antiga quanto a humanidade. Há mesmo a ideia entre os antropólogos de que o que distinguia os restos fossilizados de um homem dos de um homideo seria a presença, junto ao primeiro de instrumentos por ele fabricados, [...] suscitando a ideia de que por mais primitiva que seja a sociedade sempre haverá técnica, por mais simples que seja.

No entendimento de Carvalho (2011, p. 46), citado por Silva (2013), a técnica possui algumas características distintas da ciência. Segunda ele, a técnica utiliza certas partes do conhecimento científicos para planejar e executar suas ações. Especificamente a técnica atua, em sua maioria, nas concepções práticas em diversos campos sociais. Enquanto o pesquisador busca na ciência suas percepções para propor suas teorias, a técnica prima pelo problema imediato de uma realidade onde estruturara suas bases para desenvolver suas ações.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Fazendo um paralelo dos temas supracitados com a matéria do Direito, Silva (2015) disserta que a ciência jurídica pode ser considerada ora como ciência, pelo seu aspecto teórico, ora como técnica, pela sua função prática.

Tendo o Direito como ciência, tal perspectiva nascida no final do século XVIII, início do século XIX traz inúmeras divergências e críticas. De um lado deve-se manter a abordagem do Direito como de caráter cientifico, pois é possível considerar como objeto do conhecimento jurídico um conjunto de normas de caráter obrigatório, bem como o controle dos comportamentos sociais. Por outro, os defensores de que o tema não está inserido como ciência se baseia no fato de que segundo estes, o conhecimento jurídico não é possuidor de princípios com validade universal, o que não lhe justifica a terminologia de ciência.

Já como técnica, denota-se que amplamente torna-se clara a impossibilidade de o Direito ser considerado apenas como tal, devido a sua insuficiência em abranger a complexidade do conhecimento jurídico, vez que o Direito não é algo mecânico, não se resumindo a simples aplicação do fato a norma (SILVA, 2015). 

Diante dos argumentos discutidos sobre o tema, denota-se que a técnica e a ciência passaram por um processo evolutivo sistemático e necessário. No mundo contemporâneo ambos os termos atuam intimamente ligados, as vezes até se confundindo. Constata-se que há uma transformação da ciência em técnica, pois o conhecimento científico está voltado à lógica da invenção e construção de objetos teóricos. E nesse interim se insere o Direito, que como ciência jurídica também se caracteriza, de forma diversa das demais ciências, por ser uma ciência particular de projeção comportamental.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, C. A. A. A Ciência Como Forma de Conhecimento. Ciência e Cognição. Belo Horizonte, v. 08, ago. 2006. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v8/v8a14.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2017.

CALDERON, W. R.  O Arquivo e a Informação Arquivística: da literatura à prática pedagógica no Brasil. 2011. 182f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília.

CARVALHO, J. L. A Identidade da Ciência da Informação Brasileira no Contexto das Perspectivas Históricas da Pós-graduação: análise dos conteúdos programáticos dos PPGCI’S. 2011. 227f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

FRIEDE, R. Percepção Científica do Direito. História. São Paulo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v28n2/09.pdf>. Acesso em 02 dez. 2017.

HABERMAS, J. A Crise de Legitimação do Capitalismo Tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1980

LIMA, E. R. Metodologia do Trabalho Científico I. Matéria Para Os Cursos De Administração De Empresas E Ciências Contábeis. Caçapava do Sul. 2011. Disponível em: <http://elcio.org/2011/04/20/metodologia-do-trabalho-cientifico-i/>. Acesso em 01 dez. 2017.

SILVA, J. G. P. Direito: ciência, técnica ou arte? Âmbito Jurídico. Rio Grande, XVIII, n. 133, fev 2015. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=15727>. Acesso em 01 dez 2017.

SILVA, L. E. F. Ciência Como Técnica ou Técnica Como Ciência: nas trilhas da Arquivologia e seu status de cientificidade. 2013. 139f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação) – João Pessoa.

SOLIVERÉZ, C. E. Ciencia, Tecnica Y Sociedad. Buenos Aires. Editora Flacso. 1ª edição. 1992. 136p.

VARGAS, M. Técnica, tecnologia e ciência. Revista Educação & Tecnologia. Universidade Federal Tecnologia do Paraná. Curitiba, vol. 6, mai. 2003. Disponível em: < http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1084/687> . Acesso em: 05 dez. 2017.

Sobre o autor
Frederico Willian da Cruz

Funcionário Público Estadual do Estado de Minas Gerais, Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. Docência do Ensino Superior, Ensino Multimídia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos