Primeiros Passos

Os primeiros passos de um acadêmico de direito

12/07/2018 às 16:50
Leia nesta página:

Quando iniciei o curso de Direito eu tinha muitas dúvidas básicas, coisas que eu não sabia, e coisas tão simples e tão banal, talvez você tenha essas mesma dúvidas que eu tinha, mas espero que esse artigo possa ter ajudar !!!

Oi, tudo bem ? Me chamo Rafaela Zucco e quem bom que você esta por aqui, fico feliz com sua visita e espero te ajudar de alguma forma. Bom, vamos logo dar ínicio nesse artigo, pois a minha vida pessoal não te interresa não é mesmo? Não sei se vocês perceberam mais sou bem objetiva, não me leve á mal não é grosseria é apenas o meu jeito.

Quando começei a estudar direito, tinha muitas dúvidas frequentes, coisas tão simples e tão banais e que tinha vergonha de perguntar apenas pelo fato de pensarem que eu era burra. 

Hoje eu vou te ensinar coisas básicas, ou melhor, tópicos básicos que todo estudante de direito deve saber e principalmente diferenciar uma coisa da outra, vamos lá: 

  • Fórum: Podemos dizer que o forúm nada mais é do que um espaço físico onde se encontra os gabinetes, distribuições, ou seja,o fórum é o espaço físico, onde tudo se inícia. 
  • Comarca: Já a comarca, é o território de jurisdição daquele juizo, ou seja, um munícipio pode ter uma comarca, ou,  uma comarca pode ser diversos munícipios, claro que alguns pontos são muito relevantes para isso, como por exemplo: o número de habitantes a extensão territórial, e a demanda de processo desses munícipios. 
  • Vara: É uma maneira de organizar o judiciário, existem comarcas que tem apenas uma vara única, ou seja, apenas um juíz, julgado qualquer coisa (cívil,penal,tributário...) Existem outras comarcas que atuam com várias varas, e que são muitas vezes divídidas. (varas criminais, varas civís.. )
  • Instância: Significa o grau de jurisdição, ou seja, aquele primeiro contato entre o juíz e as partes, dessa forma, é um processo que está sendo realizado na primeira instância, e se acontecer das partes discordarem da sentença, as partes irão recorrer, diante disto, esse recurso vai ocorrer na segunda instância, que provavelmente essa segunda instância ocorrerá no tribunal de justiça do estado.  

E por hoje é isso, espero que tenha ajudado de alguma forma. 

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos