O GOVERNO PARLAMENTAR BRITÂNICO

19/07/2018 às 08:10
Leia nesta página:

O ARTIGO TRAZ APONTAMENTO SOBRE O SISTEMA DE GOVERNO BRITÂNICO.

O GOVERNO PARLAMENTAR BRITÂNICO

Rogério Tadeu Romano

O princípio da soberania ou supremacia do Parlamento é fundamental na organização político-britânica.

Na vida britânica, o Parlamento é o centro da vida política, os Ministros respondem perante ele e as orientações políticas do País correspondem às da maioria(na Câmara dos Lordes, durante o Século XVIII, e na Câmara dos Comuns, desde o Século XIX).

Fundamental para esse sistema foi a Revolução Vitoriosa, ocorrida entre 1688 e 1689, a Revolução Gloriosa tratou-se de uma manobra do Parlamento inglês para depor o monarca James II (1633-1701), da Casa Stuart, e elevar em seu lugar sua primogênita, a princesa Maria (1662-1694), juntamente com o sobrinho - e genro - dele, William III de Orange (1650-1702), da Casa de Orange-Nassau.

Temendo que agora fosse estabelecida uma dinastia católica que trouxesse de volta a influência católica na Inglaterra, as principais forças rivais do Parlamento – os Whigs, mais conservadores e a favor de uma monarquia protestante na Inglaterra, e os Tories, mais liberais e a favor de um maior poder para o Parlamento – uniram-se para oferecer à primogênita do rei a Coroa, com o argumento que o verdadeiro príncipe nascera morto e fora substituído. Maria aceitou e, com os exércitos holandeses de seu marido, partiu para a conquista da Inglaterra. Acuado pelas forças opositoras internas e a invasão externa, James II fugiu para o exílio na França com sua rainha e filho, sendo deposto de forma relativamente pouco sangrenta. Maria e William foram então coroados.

Como parte do acordo com o Parlamento, seria promulgada a Declaração de Direitos (no original, Bill of Rights), que estabelecia uma série de condições que, na prática, deu origem à monarquia constitucional inglesa, como a convocação do Parlamento em intervalos regulares, cobrança de novos impostos apenas com aprovação parlamentar e imunidade dos deputados, que não deveriam mais temer prisões arbitrárias por parte do rei. Assim, a monarquia passou a ser subjugada ao Parlamento. Mesmo que a dinastia Stuart fosse eventualmente extinta, sendo substituída pela Casa de Hanôver, a Declaração de Direitos continuou em vigor; em realidade, ela foi um documento profundamente influente, sendo a inspiração da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, além de várias constituições dali em diante. As regras estabelecidas ali continuam a ser respeitadas no direito constitucional contemporâneo.

Como se explicita no site “O mapa de Londres”,  Câmara dos Lordes (House of Lords) e a Câmara dos Comuns (House of Commons) têm suas origens na divisão social da Grã-Bretanha da Idade Moderna (séculos 16 a 19), e apesar de hoje essas mesmas divisões já não serem tão acentuadas como antigamente, as duas casas mantém seus papéis de forças complementares.

Nos diversos sistemas bicamerais existentes, o modelo mais comum é a existência de duas casa legislativas:

  • Câmara Baixa: Trata-se da casa representativa com o papel principal de representação do povo e produção legislativa em si, geralmente chamada de Câmara Baixa por razões históricas e não por ser inferior ou secundária em relação à sua contraparte. Seus membros são eleitos pela população diretamente.
  • Câmara Alta: Trata-se da casa legislativa responsável por revisar as leis e projetos da Câmara Baixa, isto é, tem um papel de revisora e de prover equilíbrio aos projetos da casa legislativa principal. Seus membros são indicados das mais diversas formas, dependendo do país.

Casa dos Comuns, como também pode ser chamada a Câmara dos Comuns, possui um papel similar à Câmara dos Deputados no Brasil. Trata-se da principal casa legislativa e é a câmara na qual a população é de fato representada. O nome comuns vem do fato de ser a casa onde os “comuns”, a população como um todo (exceto a nobreza e o clero) é representada.

A Câmara dos Comuns é a câmara baixa do sistema bicameral britânico. Nela se reúnem os mais de 600 parlamentares eleitos pelo povo do Reino Unido nas eleições gerais. Os políticos eleitos para esta casa têm a prerrogativa de elaborar e debater as leis, além de fiscalizar e auxiliar o primeiro ministro e seu gabinete na execução da política nacional.

Os políticos são eleitos para representar subdivisões regionais do Reino Unido e o líder do partido mais votado para a Câmara dos Comuns é eleito o Primeiro-Ministro. Eis outro ponto que confere importância e poder a Câmara baixa, trata-se, de fato, da casa legislativa com maior poder e capacidade de influência do Reino Unido.

Nos dias de hoje, o governo parlamentar na Grâ-Bretanha significa sistema em que o Gabinete, o Governo é a emanação da Câmara dos Comuns, responde perante ela e depende da sua confiança para exercer o poder.

Há um sistema em que o Gabinete disfruta, por virtude de tradições jurídicas firmes e de terminados fatores políticos, não só de garantias de subsistência, mas também de um ascendente de fato(embora não absoluto) sobre os Deputados da maioria.

Desta forma a correspondência entre Gabinete(de certo partido) e duração da legislatura(ou período entre duas eleições gerais) é um princípio político-constitucional básico. Reforçam-na a conjugação de um sistema, especialmente de dois partidos dominantes, em alternância no poder, e um sistema eleitoral majoritário em círculos eleitorais uninominais a uma só volta ou turno. É o sistema do first-past-the post.

Dentro do gabinete prevalece o primeiro-mini8stro beneficiário na prática dos poderes do Rei(como, por exemplo, a dissolução dos comuns) compreendidos formalmente na de “prerrogativa” e, sobretudo, chefe do partido majoritário. O primeiro-ministro britânico, apesar da regra da colegialidade, é muito mais do que um primus inter partes.

Politicamente sobressai a separação entre a maioria e a minoria, entre o Governo e a Oposição.

Na linha do que escreveram Marnoco e Souza(Direito Político – Poderes do Estado, 1910, páginas 221 e seguintes), Jorge Miranda(Teoria do Estado e da Constituição, 2003, pág. 80), tem-se a fórmula do sistema do governo parlamentar de gabinete:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
  1. Duração máxima da legislatura de cinco anos e possibilidade de dissolução da Câmara dos Comuns antes, a qualquer tempo, por iniciativa do primeiro-ministro;
  2. Formação do governo logo após as eleições, a cargo do chefe do partido majoritário;
  3. Escolha dos ministros entre os membros do Parlamento e sua presença nas reuniões das Câmaras;
  4. Dependência dos ministros do primeiro-ministro;
  5. Responsabilidade solidária do governo;
  6. Existência de meios de ação do governo sobre o Parlamento(fixação da ordem do dia, iniciativa legislativa, dissolução) e do Parlamento sobre o Governo(perguntas escritas e orais, moções, debates orçamentais etc);
  7. Institucionalização da oposição;
  8. Disciplina partidária;
  9. Responsabilidade política efetivada não tanto pela demissão do Governo quanto pelos resultados das eleições parlamentares gerais;
  10. Alternância de dois partidos no poder, em períodos mais ou menos longo(ao fim de uma, duas ou, mais raramente, duas legislaturas).
Sobre o autor
Rogério Tadeu Romano

Procurador Regional da República aposentado. Professor de Processo Penal e Direito Penal. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos