É possível ser um advogado sem ter um escritório físico?

26/07/2018 às 23:46
Leia nesta página:

Advogados visionários já estão abandonando a ideia de manter um escritório físico, deixando de arcar com todos aqueles custos desnecessários e estão economizando tempo e dinheiro. Chegou a hora de você fazer o mesmo, o que está esperando?

Há uma década, seria impensável aceitar a ideia de trabalhar de casa e acreditar que um dia isso seria realmente possível.

Sair todas as manhãs em direção ao trabalho e só voltar após o pôr do sol é uma rotina comum para milhões de pessoas. De acordo com o livro Felicidade no Trabalho, em média, passamos cerca de 90.000 horas de nossas vidas trabalhando.

Esse dado é realmente preocupante! Cada vez mais, estamos sem tempo para o lazer, para fazer coisas que realmente nos deixam felizes, como estar com a família, amigos, fazer uma atividade física ou ter um hobby. A verdade é que, infelizmente, estamos sempre na correria :(

Em um curto espaço de tempo, o mundo mudou bastante. Estamos na metade de 2018 e o que aconteceu? A tecnologia avançou muito e todos os dias novas e inovadoras plataformas são criadas e disponibilizadas para melhorar as nossas vidas, facilitando e flexibilizando a execução do nosso trabalho.

Milhares de advogados, neste momento, estão em dúvida se continuam na profissão, enveredam para os concursos públicos ou abandonam o "barco" de vez e seguem outra carreira. O cenário da advocacia atual no Brasil vem contribuindo, e muito, para esse dilema. Hoje somos mais de 1 milhão de advogados e todos os anos novos operadores do Direito são aprovados e se inscrevem na OAB.

Além da concorrência, os custos operacionais para manter um escritório físico, como o aluguel da sala, conta de luz, condomínio, internet, cafezinho e o deslocamento, também são fatores que pesam bastante, principalmente no início da carreira.

Advogados antenados com as novas tendências de mercado já estão abandonando os escritórios físicos e adotando a modalidade de home office. Se você ainda não pensou na possibilidade de poder trabalhar de casa ou de qualquer lugar, nós separamos algumas dicas para que esse sonho possa se tornar realidade na sua vida profissional.

A advocacia é um tipo de trabalho que pode ser muito bem desempenhado sem a necessidade de um escritório físico. O advogado precisa de um local calmo e confortável para poder desenvolver suas peças e documentos. Este local pode ser sua própria casa, o quarto de um hotel ou até mesmo dentro de um avião. Toda brecha nos compromissos diários pode ser uma oportunidade para laborar e atender clientes. E o melhor: os agendamentos de atendimento serão nos dias e horários que melhor convier ao advogado e  conforme a sua disponibilidade.

Atualmente as duas ferramentas essenciais para um advogado são o celular e o notebook. Pelo celular, o advogado consegue receber ligações, ler e responder mensagens enviadas pelos seus clientes e criar seu networking. O notebook, por ser um dispositivo portátil, permite que a consulta processual, a elaboração e protocolização das peças e petições seja feito de qualquer lugar que tenha uma boa internet. Resumindo, o advogado precisa apenas de um bom smartphone, notebook e internet a seu dispor.

Todos esses recursos existem dentro de casa. Quando for necessário falar diretamente com o seu cliente, de forma mais direta e pessoal, os profissionais do direito têm à sua disposição ferramentas gratuitas que permitem ao advogado atender seus clientes por videoconferência.

Todo o processo de agendamento, pagamento e realização da consulta é feito de forma virtual. O advogado só realiza a consulta online após a confirmação do pagamento pelo cliente. Ou seja, o advogado fica resguardado quanto ao inadimplemento.

Advogados com visão de futuro já estão abandonando a ideia de manter um escritório físico, deixando de arcar com todos aqueles custos desnecessários e estão economizando tempo e dinheiro, trabalhando de casa ou de qualquer lugar do planeta. Chegou a hora de você fazer o mesmo, o que está esperando?

 

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos