Alienação por iniciativa particular

06/08/2018 às 18:28
Leia nesta página:

Procedimento da alienação por iniciativa particular.

O Código de Processo Civil, em seu artigo 825, prevê as três formas típicas de expropriação de bens do devedor: adjudicação (inciso I), alienação (inciso II), que se faz por iniciativa particular (artigo 879, I, CPC) ou em leilão judicial eletrônico ou presencial (artigo 879, II, CPC) e apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens (inciso III).  O Artigo 852, por sua vez, traz uma forma atípica de expropriação, isto é, a alienação antecipada dos bens.

Em resumo, expropriar quer dizer retirar a propriedade do executado, correspondendo ao momento de satisfação do direito do exequente.

Nas palavras de Daniel Amorim Assumpção Neves, com a constatação empírica da ineficácia do leilão judicial, o legislador sentiu a necessidade de prever outras formas de alienação judicial de bens, o que se pode notar com uma interessante novidade advinda da Lei 11.382/2006: a alienação por iniciativa particular. (Manual de direito processual civil. 8ª Ed. Jus podium, 2016. p. 1198).  O Código de Processo Civil de 2015, então, manteve tal espécie de expropriação, acrescentando novidades em relação ao procedimento a ser adotado pelo Magistrado.

O artigo 880 assim dispõe: não efetivada a adjudicação, o exequente poderá requerer a alienação por sua própria iniciativa ou por intermédio de corretor ou leiloeiro público credenciado perante o órgão judiciário.

No dispositivo legal supracitado é possível constatar que a iniciativa para requerer a alienação por iniciativa particular será do exequente, que ficará responsável por sua realização, ou poderá valer-se de um corretor ou leiloeiro público.

Caberá ao juiz, no tocante ao procedimento, fixar: o prazo de realização, a forma de publicidade, o preço mínimo, as condições de pagamento, as garantias e, se for o caso, a comissão de corretagem.

Em que pese ao prazo, a limitação temporal objetiva garantir que a alienação ocorra em prazo razoável, proporcionando a rápida solução do processo e a eficaz satisfação do direito do credor.

No que toca à forma de publicidade, a lei deixou certa margem de discricionariedade ao juiz, podendo, inclusive, determinar a divulgação em sites especializados, tal como classificados, visando desonerar e desburocratizar o procedimento.

Em relação ao preço mínimo, diferentemente da adjudicação, que, de acordo com o artigo 876, caput, do CPC, deverá ser realizada pelo valor da avaliação, na alienação por iniciativa particular o juiz poderá fixar um valor inferior àquele da avaliação, desde que razoável. 

Realizada a alienação, esta se formaliza por termo nos autos, com a assinatura do juiz, do exequente, do adquirente e, se estiver presente, do executado. Após, é expedida a carta de alienação e o mandado de imissão na posse, tratando-se de bem imóvel, ou a ordem de entrega ao adquirente, se bem móvel.

Conquanto o leilão judicial seja, tradicionalmente, a forma de expropriação mais utilizada na prática, a alienação por iniciativa particular, atualmente bem delineada pelo Código de Processo Civil, tem se mostrado forma mais eficaz e célere de expropriação de bens, uma vez que menos burocrática e onerosa ao credor. 

Sobre o autor
Joao Paulo Monteiro de Lima

Mestre em Ciências Jurídicas. Especialista em Direito Processual Civil, Direito Público, Direito Constitucional Aplicado e Direito da Seguridade Social. Oficial de Justiça Avaliador Federal (TRF1).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos