O que é política, afinal?

08/08/2018 às 16:04
Leia nesta página:

Penso, logo voto.

Comumente se diz que política é a arte de governar, e está também relacionada à nossa capacidade de fazer escolhas a partir dos conceitos que temos das coisas que nos cercam, ou ainda, das coisas que nos são impostas pela própria condição que a política nos apresenta.
 Porque a política está diretamente relacionada à vida em sociedade, no sentido de que cada pessoa possa expressar suas ideias, diferenças, escolhas e conflitos sem, contudo, criar um caos social.
O ideal seria que ao fazer suas escolhas nenhum cidadão pudesse com isso prejudicar as escolhas do outro. Daí se afirmar que o surgimento da política aconteceu para assegurar uma determinada estabilidade social. Depois, historicamente, essa estabilidade se desenvolveu como “status” e, por fim, solidificou-se como Estado.
 No entanto, a origem vem do grego antigo politéia que significa tudo aquilo que é relativo ao cidadão e ao Estado: de, para, ou relacionado a grupos que integram a polis e que, por sua vez, designa tudo àquilo que é público e pertencente à cidade.
 Diz-se ainda que a palavra política decorre da união de duas palavras gregas polis, que significa cidade, e tikós, que significa boa coisa pública – boa no sentido de ética pública. A partir dessa conjunção etimológica é que se pode dizer que, quando se fala de política, fala-se automaticamente em relação de poder.
O Poder Popular, conforme a Constituição Federal de 1988, artigo 1°, parágrafo único, emana do povo e em um processo de escolha é atribuído a algumas pessoas, que em seu nome o representa, para cuidar das coisas públicas.
 Portanto, o poder legitimamente emana do povo e a ele deve se dirigir visando às coisas públicas, dos Estados da Federação, do país e de todos os cidadãos.
 Nesse sentido, política refere-se a tudo aquilo que diz respeito ao espaço público, à organização, direção e administração da Nação ou do Estado, tendo por finalidade o exercício do poder público para a coisa pública.
 Para Aristóteles, um dos maiores filósofos da Grécia clássica, a política é a ciência que tem por objetivo trazer felicidade ao homem e divide-se em ética e em política propriamente dita. No sentido ético, a política deve trazer felicidade ao cidadão/individuo, habitante da polis; em termos políticos, essa felicidade seria atribuída a toda coletividade, ao bem-estar da polis.
 Em suma, pode-se dizer que a Política é o exercício ético do poder, da organização, gerenciamento da coisa pública em razão do “bem público”, da felicidade individual e coletiva dos habitantes do Estado e da Nação.
 Sendo assim, perguntemo-nos: quem terá essas qualidades na eleição nacional de 2018?
Quem tem noção e compromisso efetivo com as pautas da saúde e da educação pública?
Quem seria capaz de desenvolver a economia, gerar empregos, mas sem retirar ainda mais direitos dos trabalhadores?
Quem tem um programa de recuperação do bem-estar, sem aniquilar o meio ambiente?
Quem prefere distribuir renda a liberar a venda de armas de fogo?
Quem defende as minorias, especialmente os pobres, as mulheres e os negros?
Quem sabe que, sem bem-estar e gestão pública (não privada) do dinheiro do povo, não se enfrenta a violência social?
Descubra e vote nesta(s) pessoa(s).
 Vinício Carrilho Martinez (Dr.)
Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/DEd

Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos