A REAL EFICÁCIA DA ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TELEMARKETING COM BASE NA MEGAOPERAÇÃO CONTRA A CONTAX

16/08/2018 às 21:04
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Análise da ergonomia no ambiente de trabalho de telemarketing com base na megaoperação desenvolvida em grande parte dos Estados Brasileiros contra a CONTAX, aonde foi desempenhada importante fiscalização no setor que sofre dia após dia grande prejuízo.

Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e
espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a constituição de diversas
disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma
perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação do homem aos meios
tecnológicos e aos ambientes de trabalho e de vida, sendo este conceito discutido e
formulado no Congresso Internacional de Ergonomia de 1989. Na legislação brasileira a
ergonomia é regulamentada pela norma regulamentadora número 17, desenvolvida pelo
Ministério do Trabalho. Os profissionais de telemarketing foram o foco do presente
estudo, pois atuam diretamente em contato com equipamentos eletrônicos que podem
causar LER e fazem uso de equipamentos telefônicos que na audição podem causar
PAIR. Além disso, tem-se o risco de lesão na coluna, devido as cadeiras não
ergonômicas muitas vezes utilizadas. O escopo desta pesquisa, portanto, é apontar os
riscos e os abusos cometidos na área de Telemarketing, bem como as dificuldades
enfrentadas pelos profissionais que trabalham na área, ou seja, o foco deste estudo é a
ergonomia organizacional. O método a ser utilizado nesta análise é o hipotético-
dedutivo e a técnica de pesquisa será a bibliográfica. Um estudo aprofundado foi
realizado tomando como base o caso da empresa Contax, alvo de uma megaoperação do
Ministério do Trabalho que resultou em mais de 900 autuações de infração, pois a
empresa não seguia as regras da NR-17, colocando em risco os seus trabalhadores e
fazendo-os passar por situações constrangedoras e totalmente contrárias ao delimitado
pelo Ministério do Trabalho. Para além dos problemas atinentes à profissão, foram
constatados outros muitos no ambiente da empresa, como: assédio moral, adoecimento
massivo, sofrimento psíquico, trabalhadores com sequelas físicas e emocionais.
Também ficou constatado que a empresa demitia os funcionários doentes e não emitia
CAT, tendo alta rotatividade de funcionários. Muitos são os relatos de funcionários que
se esforçavam sobremaneira para não se afastarem de seu posto e que não tomavam
água para não precisarem ir ao banheiro, pois a empresa exigia jornada de trabalho
Britânica, ou seja, descontam-se todos os minutos em que você não estiver trabalhando,
mesmo que seja para tomar água, ir ao banheiro, etc. Há casos de funcionários que não
aguentaram e urinaram publicamente no posto de trabalho, passando por grande
constrangimento. Outra maneira de constranger os funcionários foi a criação de uma
tabela pública com os piores funcionários. Em suma, constata-se que os profissionais de
Telemarketing estão sujeitos a inúmeros riscos oriundos dos equipamentos que utilizam
e do seu próprio ambiente de trabalho. Porém, no caso específico analisado, para além
dos problemas habituais há também uma série de outros, que tornam o ambiente de
trabalho desumano e degradante.

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Trabalho desenvolvido para apresentação no MIPE - FURB.

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