Sem Beneficio Previdenciário e Sem Salário da Empresa?

Saiba quais são os seus Direitos.

17/08/2018 às 18:13
Leia nesta página:

Não está recebendo salário da empresa e nem beneficio previdenciário do INSS, saiba os seus direitos.

A situação acima é denominada de limbo jurídico previdenciário, no qual o segurado acidentado ou afastado por acidente do trabalho tem o seu beneficio previdenciário cortado pelo INSS e ao retornar ao trabalho a empresa comunica que este empregado está inapto para exercer suas funções.

Inicialmente verifica-se que a divergência de entendimento está entre o empregador e o INSS e o empregado acaba sofrendo sem ter os meios financeiros e físicos para sua própria subsistência.

Devemos observar que há duas situações que caracterizam o limbo jurídico previdenciário, sendo elas:

1ª situação:

O segurado teve alta do INSS com corte do beneficio previdenciário por incapacidade, e ao retornar a empresa informa ao médico trabalho, que por sua vez considera o empregado Inapto para exercer suas funções.

Nesta situação, a empresa tem a obrigação de pagar os salários do empregado, uma vez que após a cessação do beneficio previdenciário, o contrato de trabalho volta a surtir seus efeitos jurídicos.

Importante destacar que, quando o INSS corta o beneficio do segurado, este tem até 30 dias para retornar a empresa, ou justificar a impossibilidade de retorno, sob pena de configurar justa causa por abandono de emprego, nos termos da sumula 32 do TST.

2ª situação:

O segurado teve alta do INSS com o corte do beneficio previdenciário por incapacidade, e se julga inapto, e ao retornar a empresa informa ao médico do trabalho, que por sua vez acolhe a decisão do INSS e solicita o retorno do funcionário ao trabalho.

Nesta situação, o funcionário, bem como a empresa deverá pleitear junto ao INSS por meio de recurso administrativo ou judicial reverter o corte do beneficio por parte do INSS.

Com o consequente numero de corte de beneficio previdenciário e revisão de aposentadorias por invalidez e auxilio doença pelo INSS, a tendência é que diversas situações como essas apresentadas acima ocorra, fique atento. Consulte sempre um advogado.

Sobre o autor
Guilherme Rodrigues

Olá amigos e amigas. Meu nome é Guilherme Rodrigues, sou advogado, tenho escritório profissional na região de Barueri-SP, possuo MBA em direito do trabalho e direito previdenciário, atuando com excelência na busca de resultados satisfativo para os problemas apresentados por nossos clientes. Email; [email protected] Telefone; 98440-6069.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos