A Lei de Franquia Empresarial precisa evoluir

Contrato ainda é considerado atípico

22/08/2018 às 01:55
Leia nesta página:

O artigo revela as deficiências da atual Lei de Franquia Empresarial.

Em um período em que a franquia não era considerada um modelo seguro de negócios, devido às práticas recorrentes de fraude que vitimavam os franqueados por conta da ação de empresas inescrupulosas, é inegável que a Lei de n.º 8.955/94 trouxe mais segurança jurídica às partes, ocasionando um razoável aumento no número de adeptos do franchising no país.

Contudo, a referida lei não estabelece tipicidade ao contrato, pois prevalecem as disposições firmadas entre as partes: (condições, termos, encargos etc.), mas apenas dispõe que as empresas franqueadoras têm a obrigação de transmitir aos interessados as informações essenciais antes de se firmar o acordo.

Por esta razão, percebe-se que a legislação brasileira que versa sobre o tema ainda precisa evoluir, visto que não basta obrigar a parte hipersuficiente a expor informações para os franqueados, mas é necessário tipificar o contrato, definindo direitos e deveres dos contratantes.

Para conferir maior ética e seriedade ao instituto, mister obrigar as empresas franqueadoras a possuírem, no mínimo, dois anos de atividade antes de conceder franquias aos interessados, além de dispor que franqueadores necessariamente precisam ter uma quantidade mínima de estabelecimentos próprios.

Ora, o franqueado adere à franquia supondo que o franqueador já obteve o sucesso que ele próprio almeja naquele determinado tipo de negócio.

Por este motivo, é preciso que este comprove o seu sucesso àquele, demonstrando que possui excelência comercial e administrativa suficientes para iniciar o sistema de franquia.

É de bom tom que o Poder Legislativo consulte profissionais especializados no tema antes de criar projetos de lei que versem sobre o franchising, pois estes poderão auxiliar o legislador na melhor redação do texto legal, com o objetivo de evitar lacunas na lei e reduzir o desgaste do Poder Judiciário, que deverá dirimir os litígios.

Ademais, é do interesse do país conferir tipicidade a um instituto que movimenta a economia de forma considerável, gerando empregos e arrecadando impostos.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos