Transparência pública

um direito fundamental

26/08/2018 às 17:43
Leia nesta página:

A partir da ideia de publicidade, a transparência se desenvolve como um princípio e meta do Poder Público em uma democracia saudável.

A transparência, que decorre do nosso Estado Democrático de Direito, é o princípio-instrumento que busca objetivar e legitimar as ações praticadas pela Administração Pública por meio da redução do distanciamento que a separa dos administrados. Se consolida na publicidade, na motivação e na participação popular, viabilizando o conhecimento e amplo acesso das pessoas às informações públicas, para que possam orientar a busca pela efetivação dos seus direitos e reivindicações.

A transparência pública pode ser conjugada a partir da percepção de que uma das mais importantes vertentes de um Estado Democrático é o acesso a informações dos órgãos públicos (art. 5º, XXXIII da CF). Não somente por ser vinculada ao cumprimento do princípio da publicidade (art. 37, CF), mas também por tornar possível o controle social, daí se dizer que a transparência converte as liberdades de expressão, de imprensa e de acesso às informações públicas em um postulado democrático-constitucional, a transparência se erige como condição sem a qual não se pode inserir as pessoas no espaço político.

Considerando que a Administração Pública é regida pelo princípio da publicidade e que tanto pessoas físicas como jurídicas têm o direito ao acesso a informações que ainda não estejam disponibilizadas ou que sejam de difícil localização, a não disponibilização ou a dificultação das informações, seja por utilização de linguagem extremamente técnica ou por emaranha-las num link a outro da página oficial do órgão público, figura em grave violação ao princípio republicano e também às leis que exigem a garantia ao acesso às informações.

O acesso a informação aparece como um pressuposto da democracia, ao mesmo tempo que orienta o processo de construção material dos direitos fundamentais: as pessoas passam a conhecer e reivindicar seus direitos, bem como, pela conscientização, passam a defender e exigir seu cumprimento, figurando em um desdobramento da cidadania ativa.

O acesso a informação contempla um direito a saber dos atos praticados pelo Estado, figurando tanto em controle social, como homenageando o princípio da publicidade e transparência, portanto, qualquer cidadão pode obter informações e documentos públicos, quando se trata de leis, decretos, portarias, ordens de serviço, contratos de licitação, relatórios de despesa com pessoal e outros que não comprometam a segurança e o andamento dos serviços prestados pelo Estado, conforme a Lei nº 12.527/2011.

Além disso, o amplo acesso aos dados públicos, a informação e a transparência, são capazes de diminuir a prática de irregularidades e coibir a recorrente tentação da desonestidade que permeia a atuação no meio político. Não é admissível que se faça a gestão das coisas públicas às escuras, luz da transparência serve para clarear a prática administrativa e para que os bens do povo sejam manejados com racionalidade e coerência.

A transparência é uma estratégia repressiva no combate à corrupção, pois deixa clara a possibilidade trazer ao conhecimento público, a qualquer momento, os atos de gestão.

Sobre o autor
Vinícius Scherch

Graduado em Direito pela Faculdade Cristo Rei, Cornélio Procópio - Paraná (2010). Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela UNOPAR, Campus Bandeirantes - Paraná (2014). Graduado em Gestão Pública pela UNOPAR, Campus Bandeirantes-Paraná (2015). Mestre em Ciência Jurídica pela UENP -Jacarezinho. Advogado na Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos