Saiba quais são os principais problemas para os advogados na gestão de escritórios

28/08/2018 às 21:46
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Para o advogado empreendedor, a falta de diretrizes de gestão e estratégias pode prejudicar o crescimento do seu negócio.

Para o advogado empreendedor, a falta de diretrizes de gestão e estratégias pode prejudicar o crescimento do seu negócio. A constante preocupação com o cumprimento de prazos, a dificuldade de manter a equipe engajada, a baixa procura pelos serviços do escritório e a falta de organização financeira são alguns sintomas que surgem a partir de falhas na gestão jurídica estratégica.

Buscando uma visão macro do seu negócio, você certamente iria se deparar com problemas diversos e algumas falhas que podem estar fazendo você perder dinheiro e clientes. Vejamos: 

• Comunicação ruim com os departamentos; 

• Discórdia entre colegas de trabalho; 

• Dificuldade na finalização de projetos;

• Falta de um plano de crescimento.

• Perder tempo com atividades repetitivas

• Não ter controle sobre o que acontece no escritório

• Perder dinheiro por não ter uma boa gestão financeira

• Não manter a qualidade com expansão

• Não cuidar do relacionamento com o cliente

• Esquecer a gestão de marketing jurídico do escritório

• Muita ou pouca demanda de clientes.

Caso você tenha percebido em seu escritório alguns dos problemas listados acima, é importante verificar soluções para resolver os gargalos da gestão de seu negócio e poder alavancar o crescimento do escritório, otimizando a prestação de serviços.

Para que você possa resolver dúvidas e aprender métodos de aperfeiçoamento da gestão de seu negócio, sugerimos que conheça o JOHN, o super consultor e especialista na gestão legal com o real uso de Inteligência Artificial para atender as demandas de administração de advogados em sociedades unipessoais até bancas de pequeno e médio portes no Brasil. O robô de inteligência artificial pode ser utilizado pelos advogados com o baixíssimo custo, a partir de R$ 9,95. Capaz de responder questões que vão de abordagens práticas, modelos testados, até correlação entre áreas de gestão, virá do John a orientação para o jovem advogado – para seguir o caminho correto e ganhar velocidade na carreira – até para os mais experientes que podem ter a visão ampliada pelo John. Temas como plano de carreira, contratação de advogados ou mesmo lançar uma área nova que exige conhecimento em marketing jurídico, posicionamento e captação ética de clientes para sustentar uma nova estratégia. Para conhecer esta ferramenta tecnológica e para maiores informações acesse: http://johncognition.com.

Ainda nesse ínterim, trouxemos aqui mais algumas dificuldades que consideramos ser os principais limitadores do sucesso do seu negócio. Vamos discutir um pouco sobre cada um deles para que você possa detectá-los e resolvê-los.

Falta de parâmetro de crescimento e de contabilização de vendas de serviço

Esse problema não é encontrado com frequência apenas em escritórios de advocacia, na verdade, no mundo do empreendedorismo, você irá encontrá-lo em muitos negócios, com pouco planejamento. A falta de parâmetro de crescimento, compromete a visão de futuro, metas e investimento do seu negócio. 

Quanto a falta de mensuração da venda de serviços, é algo que deve ser observado firmemente, uma vez que, um empreendimento que não tem um bom controle contábil, além de não conseguir saber de fato o quanto ele estará lucrando, devendo ou investindo, fica limitado para fazer realocação de recursos, reserva de valores para aplicação em setores e áreas, e, se passar por qualquer tipo de auditoria poderá ter problemas.

Dificuldade para encontrar boas parcerias ou correspondentes especializados

Para os escritórios de advocacia, uma hábil parceria com outros advogados e com correspondentes especializados contribui muito para a eficiência dos processos, atendimento de demandas específicas e crescimento do negócio. Bons parceiros são importantes para ajudar o seu empreendimento a conseguir novos clientes, espaço de mercado, e até mesmo, o prestígio que você tanto deseja para o seu negócio. 

Ausência de uma boa estratégia de Marketing jurídico e comunicação 

Você já deve ter ouvido dizer que, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Bom, isso é uma das maiores verdades que você pode escutar por aí. O motivo é muito simples, se o seu público-alvo não é capaz de encontrar em você a solução especifica para o seu problema e se você não tiver visibilidade e boas recomendações no meio jurídico, e se além disso, não investir em estratégias de marketing jurídico para seu negócio, fica um pouco mais difícil fazer com que o seu escritório seja conhecido e visto como referência.  Uma boa estratégia de Marketing vai ajudar o seu negócio a se posicionar no mercado da melhor maneira possível para que os seus clientes tenham condições de encontrá-lo na intenção de fechar um negócio.

  

Dificuldade de otimização do tempo

Todo mundo sabe que o mercado nacional é bem competitivo, e por conta disso, se você quer ser um bom profissional precisa estar sempre atualizado e trabalhar bastante, mas, isso não é motivo para ter dificuldades de finalizar projetos, acúmulo de trabalho constante, entre outros problemas que acontecem no dia-a-dia devido à falta de estratégia de otimização do tempo. Estabeleça prioridades, faça listas, use o google agenda e softwares de gestão de tempo mais vezes.

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Esses problemas estão muito presentes no dia-a-dia de um escritório de advocacia devido a saturação do trabalho. É muito comum o advogado precisar ficar depois da hora para resolver questões processuais, jurídicas, entre outros problemas. E convenhamos que trabalhar sempre depois da hora do expediente não faz bem para o estado mental e qualidade de vida do advogado. O descanso precisa ser respeitado.

Por fim, vimos que todos esses problemas de gestão elencados no decorrer do artigo, são os que mais estão latentes nos escritórios de advocacia da atualidade. Buscar uma solução para cada um deles será sem dúvidas o melhor método para a evolução do seu empreendimento, melhorando a sua rotina de trabalho e de seus colaboradores. 

Sobre a autora
Kareline Staut de Aguiar

Advogada. Legal Designer. Conciliadora e mediadora. Professora. Pós-graduada em Direto do Trabalho (EBRADI). Mestra em Direito Público (Estácio-RJ). Pós-graduada em Marketing (PUC-MG) e em administração de empresas (FGV-MG). Certificação em Visual Law (FutureLaw), Direito Digital e Proteção de Dados (PUC-SP). Formação em Marketing Digital - UDACITY - Vale do Silício. Mentora e Professora do Laboratório de Inovação ESA/RO. Coautora do 1º livro sobre Visual Law do Brasil - Revista dos Tribunais e do livro Marketing Jurídico de A a Z pela editora Letras Jurídicas. E-mail: [email protected].

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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