Violência doméstica contra a mulher: O silêncio que mata

30/08/2018 às 09:49
Leia nesta página:

O maior inimigo de uma mulher que sofre uma violência doméstica (em qualquer forma) é o seu silêncio.

O assunto não é novo e, muito menos, está longe de deixar de figurar no cenário nacional e mundial. Por este motivo, novas abordagens sobre ele devem ser feitas visando atingir todos os públicos e classe sociais.

Assim sendo, o objetivo deste breve esboço é tratar parte do tema de forma clara e de fácil compreensão para que, ao menos, possamos discuti-lo com maior propriedade, como, também, identificar algumas situações que demandem algum tipo de intervenção (de qualquer ordem).

A violência doméstica é, sem dúvida, uma realidade contra a mulher, porém, o que muitos desconhecem é que ela existe, também, contra o homem. Antes que surjam questionamentos sobre o que estamos falando em relação à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), não é sobre ela que estou me referindo em relação ao homem e, oportunamente, falarei sobre isso em outra oportunidade.

No que tange à violência contra a mulher, de suma importância analisarmos 2 artigos da Lei Maria da Penha: o art. 5° e o 7°.

Vejamos o que diz, então, o art. 5°:

Art. 5o  Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:                       

I – no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

II – no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

III – em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Parágrafo único.  As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

No artigo de lei acima podemos perceber que ele estabelece o “local” e o tipo de relação das pessoas que podem figurar como sujeitos da violência, seja no polo ativo (quem comete – homem ou mulher) ou no passivo (quem sofre – somente a mulher).

Assim, além das situações mais conhecidas, a violência contra a mulher pode ser cometida, também, por exemplo, pela patroa (ou patrão) em face à empregada doméstica (art. 5°, I); por uma prima em face da outra (Art. 5°, II); por um ex-namorado em face da ex-namorada (art. 5°, III).

Como estabelece o parágrafo único do artigo, a orientação sexual da pessoa (e aqui leia-se mulher) pouco importa, porém, como a lei resguarda a integridade feminina, protege-se além da mulher heterossexual, o casal homoafetivo feminino, excluindo, portanto, o casal homoafetivo masculino.

Muito importante a observação atenta do artigo abaixo, pois é ele que estabelece as formas de violência que podem ser praticadas pelas pessoas descritas acima.

Dessa forma, o art. 7° dispõe:

Art. 7o  São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

I – a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

II – a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

III – a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;

IV – a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

V – a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Muitas pessoas acreditam que a lei tutela somente a integridade física da mulher, o que não é verdade, conforme podemos observar sem maiores dificuldades no artigo acima. São muitas as formas de violência praticadas no cotidiano contra a mulher e a lei especifica isso de forma muito transparente quais são elas onde, certamente, deixará várias pessoas surpresas.

O tempo nos mostrou com a prática do exercício da advocacia criminal, que são 4 (quatro) as fases de violência contra a mulher que acontecem, seguramente, em mais de 90% dos casos. São elas:

  • Agressão verbal
  • Agressão física
  • Agressão sexual
  • Morte

Tudo começa com uma agressão verbal, um insulto ou xingamento. Depois vem outros até que, na cabeça do agressor, é pouco e ele precisa se impor cada vez mais. Como a mulher nada fez, ele parte para a segunda fase. 

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Começam as pequenas agressões físicas, como um “segurão” no braço, um empurrão e logo as mais contundentes começam a surgir e a coisa sai do controle. Socos, chutes, tapas (geralmente no rosto) começam a ser frequentes e, por vergonha da família, amigos, medo de perder uma estabilidade financeira ou receio das ameaças de perda dos filhos, crença de que será a última vez que aquilo acontece, e pior, como se a culpa fosse de quem é agredida, ficam inertes.

Assim, se algum dia houve algum carinho, respeito, admiração por aquele que hoje causa dor, sofrimento e humilhação, não existe mais. Dessa forma começa a terceira fase, a agressão sexual, diga-se estupro! Por não haver mais vontade sexual, não existir mais a libido perante o agressor, natural que os desejos sexuais por ele desapareçam e a relação consensual inexista e para que o ato se consume, somente será possível por meio da força do agressor (criminoso).Novamente, pelos motivos já expostos na “fase 2”, silenciam.

Por fim, o próximo e último estágio de uma relação conturbada de violência doméstica contra a mulher, infelizmente, é a morte! Cansadas de tanta humilhação e impotentes perante si, dão cabo à própria vida ou exploram a situação que estão vivendo provocando (e porque não acelerando) o fim da vida. Triste realidade.

Certamente a minha visão enquadrou-se em algumas das situações previstas no art. 7° acima, onde, sugiro uma leitura atenta e observadora sobre outras formas de violência contra a mulher, sempre recomendando mais leitura sobre o tema para melhores esclarecimentos.

Por fim, de acordo com a Súmula n° 542 do Superior Tribunal de Justiça – STJ:

“A ação penal relativa ao crime de lesão corporal resultante de violência doméstica contra a mulher é pública incondicionada”.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que quando você tiver conhecimento de um fato envolvendo lesão corporal resultante de violência doméstica, poderá comunicar à autoridade policial para que seja instaurado Inquérito Policial.

Vejamos o que diz o art. 5°,§3° do Código de Processo Penal – CPP:

“Art. 5° Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado:

3° Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito”.

O maior inimigo de uma mulher que sofre uma violência doméstica (em qualquer forma) é o seu silêncio. A imediata comunicação às autoridades competentes – se possível na presença de um(a) advogado(a) – quando diante de uma violência em âmbito doméstico é, ainda, a maior aliada.

Polícia Militar: 190

Polícia Civil / Disque denúncia: 181

Central de atendimento à mulher: 180

Sobre o autor
Denis Caramigo Ventura

Denis Caramigo Ventura: Advogado criminalista especialista em Crimes Sexuais; www.caramigoadvogados.com.br E-mail: [email protected] Facebook: Denis Caramigo Ventura Twitter: @deniscaramigo Instagram: @deniscaramigoventura

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos