Planejamento sucessório: as vantagens dessa estratégia jurídica quando da sucessão patrimonial

Leia nesta página:

as vantagens dessa estratégia jurídica quando da sucessão patrimonial

O processo de partilha, mesmo nos casos de concordância entre os herdeiros, envolve disputas judiciais desgastantes, em que a morosidade provoca significativa perda patrimonial, além da incidência de elevada tributação sobre os bens em razão da transmissão de bens ou direitos — o chamado ITCMD, imposto sobre transmissão causa mortis e doação. Estima-se que o inventário judicial representa uma diminuição de 30 a 40% do valor total da herança.

Nesse descortino, o planejamento sucessório surge como uma alternativa legítima, capaz de conferir diversas vantagens aos herdeiros, as quais serão pormenorizadas a seguir. Com efeito, o instituto em comento, também conhecido como “inventário em vida”, pode ser entendido como estratégia jurídica que viabiliza a divisão antecipada do patrimônio entre os futuros herdeiros antes do falecimento do interessado.

Ocorre, todavia, que o planejamento sucessório é pouco utilizado no Brasil, de forma a acarretar, muitas vezes, em interpretações equivocadas da vontade do de cujus acerca da sucessão patrimonial. Essa afirmação pauta-se, sobretudo, em 2 fatores: (i) o temor da morte; e (ii) a existência de eventuais custos.

O primeiro aspecto que influencia, consideravelmente, no desuso do instituto é o temor caracteristicamente brasileiro de falar sobre a morte. Nas palavras de Giselda Hironaka “o brasileiro não gosta, em princípio, de falar a respeito da morte, e sua circunstância é ainda bastante mistificada e resguardada, como se isso servisse para ‘afastar maus fluídos e más agruras...”.

Por fim, a eventual existência de custos quando dos serviços relacionados ao planejamento sucessório acabam por desalentar aqueles que já consideraram em fazê-lo. Ressalte-se, desde logo, que tais despesas não devem ser vistas como um encargo, e sim como um investimento, uma vez que esses procedimentos minimizam os gastos inerentes à sucessão legítima, além de oferecerem maior proteção ao patrimônio do autor da herança.

Nesse diapasão, o primeiro benefício a ser mencionado quando da realização do planejamento sucessório refere-se à destinação racional e preservação de bens.

Considerando a hipótese de sucessão legítima quanto ao montante indivisível, cada herdeiro é convocado a receber a quota parte que lhe é devida. Caso não seja estabelecido um acordo entre eles, ter-se-á um cenário de condomínio na propriedade de cada bem. Essa destinação conforme a previsão legislativa revela-se irracional e desconsidera, por completo, as particularidades inerentes tanto aos herdeiros como ao próprio patrimônio.

Considera-se, ainda, hipótese de o autor da herança desejar que eventual conjunto de bens permaneça agrupado — por exemplo, uma coleção de obras de arte. Desse modo, a preservação do bem conforme a vontade do de cujus só poderá ser contemplada se o planejamento sucessório for realizado.

Outro cenário que deve ser analisado refere-se à preservação de atividade empresarial familiar. Caso não o autor da herança não tenha feito qualquer tipo de planejamento, o poder de gestão sobre a sociedade será transmitido ao cônjuge e aos herdeiros, conforme previsão legislativa.

Todavia, há situações em que os familiares não possuem qualquer afinidade para o gerenciamento empresarial, o que pode prejudicar a continuidade da empresa. Nesse contexto, planejar a sucessão dos bens aumenta as chances de se perpetuar o sucesso da atividade empresarial.

Frise-se, ainda, que o chamado "inventário em vida" pode evitar o surgimento de atritos relacionados à sucessão patrimonial entre herdeiros, realidade que atinge uma série de famílias quando da partilha de bens. Isso pois a vontade do de cujus estará delimitada pelo instrumento do planejamento sucessório. 

Por fim, imperioso tratar do benefício quanto à maior celeridade nos procedimentos de liberação de recursos. O inventário judicial pode levar anos para ser concluído, especialmente nos casos de discordância ou disputa entre os herdeiros. Essa mora torna-se ainda mais prejudicial nas situações em que os familiares não tenham renda própria e precisem sobreviver com os recursos acumulados pelo autor da herança. Diante disso, há diversos instrumentos jurídicos que proporcionam a disponibilidade imediata dos recursos, entre eles, os planos de previdência privada ou até mesmo a doação.

 Há ampla variedade de instrumentos que são abarcados pelo planejamento sucessório, como por exemplo: (i) testamento; (ii) doação e usufruto; (iii) seguro de vida; (iv) planos de previdência privada; (v) fundos fechados, etc.

O planejamento sucessório, quando realizado de forma adequada, irá aproximar os efeitos patrimoniais inerentes à vontade do autor da herança. Além disso, conforme exposto, esta estratégica jurídica traz uma série de benefícios quando da sucessão de bens.

Sobre os autores
Malta Valle Advogados

Em cada oportunidade, esforçamo-nos para mergulhar além da questão jurídica específica, entender o verdadeiro motivo de o cliente nos consultar e agir para tornar seu negócio e vida mais ajustados ao multifacetado mundo jurídico. Compreender as razões de fundo que levam nossos clientes a nos procurar permite um assessoramento jurídico especialmente formatado para cada contexto. Assim, podemos ir além de meras consultas técnicas-jurídicas, para oferecer serviços mais relevantes e, portanto, mais valiosos para os negócios e para a vida de nossos clientes.

Isabel Caminada

graduanda em Direito na UnB

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos