Meação e Herança: diferença entre os institutos

Leia nesta página:

Meação e Herança: diferença entre os institutos

A distinção entre os institutos da meação e da herança, na esfera do direito das sucessões, é tanto objeto de confusões teóricas quanto de debates sobre sua aplicação em contextos de casamento e união estável, especialmente após a decisão do Supremo Tribunal Federal nos autos do Recurso Especial n. º 646.721.

Prima facie, os dois conceitos diferenciam-se funcionalmente. Isso pois a meação é direito relativo aos relacionamentos, seja em casamento ou em união estável, enquanto que o direito à herança advém do evento morte, engendrando uma cadeia sucessória.

Assim sendo, a meação, modulada pelo regime de bens escolhido, independe da morte do cônjuge ou companheiro, produzindo efeitos desde o início da relação jurídica. Destarte, a partir do momento em que é celebrado o casamento ou daquele em que se verifica o affectio maritalis e a convivência more uxorio[2], há direito à meação.

Sob essa ótica, “o que se quer dizer é que ambos os cônjuges possuem, na constância do matrimônio [e da união estável], a propriedade total dos bens e direitos que integram a união, sendo estes considerados como uma só universalidade. Assim, ambos são proprietários do mesmo todo, que somente será individualizado por meio da partilha, se e quando houver dissolução da sociedade conjugal" [3].

Por essa razão, sobre o patrimônio amealhado não incide imposto, pois a a meação é direito automaticamente concedido a partir do início da relação jurídica. Não é o que ocorre na herança.

A herança, conforme mencionado, é direito sucessório, que só exsurge do falecimento de outrem. Nesse caso, haverá taxação por ITCMD (Imposto de Transmissão por Causa Mortis) ou ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), a depender da natureza do bem a ser transmitido por herança.

Isso porque, nesse caso, apesar de transmitir-se a herança aos herdeiros legítimos e testamentários logo após a abertura da sucessão, pelo princípio de Saisine (art. 1.784, Código Civil), a propriedade do bem haverá de ser transferida. Na meação, por outro lado, não há transferência propriamente dita, mas sim — e se houver — partilha da universalidade dos bens que constavam na união.

[1] “Comunhão de vidas, no sentido material e imaterial, em situação similar à de pessoas casadas. Envolve a mútua assistência material, moral e espiritual, a troca e soma de interesses da vida em conjunto, atenção e gestos de carinho, enfim, a somatória de componentes materiais e espirituais que alicerçam as relações afetivas inerentes à entidade familiar” (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de família. Vol. 6, Ed. 11. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 410).

[2] “Ânimo ou objetivo de constituir família. O elemento subjetivo é essencial para a configuração da união estável. Além de outros requisitos, é absolutamente necessário que haja entre os conviventes, além do afeto, o elemento espiritual caracterizado pelo ânimo, a intenção, o firme propósito de constituir uma família” (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de família. Vol. 6, Ed. 11. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 412).

[3] CANHEU, Gustavo Casagrande. Da partilha de desigual de bens na separação ou divórcio. Incidência de ITBI ou ITCMD? Colégio Notarial do Brasil: Conselho Federal, 2015. Disponível em: <http://www.notariado.org.br/index.php?pG=X19leGliZV9ub3RpY2lhcw%3D%3D&in=NTUwNg%3D%3D>. Acesso em 15 dez. 2017.

Sobre os autores
Alberto Malta

Sócio-fundador do escritório Malta Advogados; Professor de Direito Imobiliário da Universidade de Brasília - UnB; Presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Condominial da OAB/DF; Mestre em Direito, Estado e Constituição, com ênfase em Direito Imobiliário Registral, pela Universidade de Brasília - UnB; Pós-graduado em Direito Imobiliário pelo Instituto Brasiliense de Direito Público 0 IDP; Master in Business Administration em Gestão de Negócios de Incorporação Imobiliária e Construção Civil pela Fundação Getulio Vargas - FGV; Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília - UnB; Alberto Emanuel Albertin Malta

Malta Valle Advogados

Em cada oportunidade, esforçamo-nos para mergulhar além da questão jurídica específica, entender o verdadeiro motivo de o cliente nos consultar e agir para tornar seu negócio e vida mais ajustados ao multifacetado mundo jurídico. Compreender as razões de fundo que levam nossos clientes a nos procurar permite um assessoramento jurídico especialmente formatado para cada contexto. Assim, podemos ir além de meras consultas técnicas-jurídicas, para oferecer serviços mais relevantes e, portanto, mais valiosos para os negócios e para a vida de nossos clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos