Autonomia da vontade nos contratos de trabalho e a reforma trabalhista

31/08/2018 às 12:40
Leia nesta página:

Ampliação na autonomia da vontade nos contratos de trabalho trazida pela Reforma Trabalhista.


Autonomia da vontade nos contratos de trabalho e a reforma trabalhista

Na esteira da postagem anterior, sobre a restrição da autonomia da vontade nos contratos trabalhistas (link aqui), trago à baila a discussão sobre como a Reforma Trabalhista afetou tal restrição.

A Lei 13.467/2017, alcunhada de “Reforma Trabalhista”, afetou sobremaneira a limitação imposta à autonomia da vontade nos contratos de trabalho, devolvendo às partes uma liberdade contratual incompatível com a relação de emprego, ignorando totalmente a hipossuficiência do trabalhador, que é fato inconteste. A liberdade plena de ajustar as cláusulas de um contrato requer que ambas as partes possuam forças iguais, tenham paridade de armas, o que não ocorre na relação de emprego, principalmente quando se permite a negociação individual ou a renúncia e transação de direitos trabalhistas indisponíveis.

Vólia Bomfim Cassar, em artigo intitulado “A Reforma Trabalhista e a autonomia da vontade do empregado”, aponta e comenta os dispositivos alterados e incluídos pela Lei 13.467/2017 que vieram mitigar a interferência estatal na relação entre empregado e empregador:

Autônomo - Vínculo de Emprego - Art. 442-B da CLT

Para a autora, se presentes as características da relação de emprego (art. 2º e 3º da CLT), pouco importa que haja contrato formal de trabalho autônomo ou de prestação de serviços, já que a legislação trabalhista não pode ser afastada pela vontade das partes, pois o reconhecimento do liame empregatício é direito irrenunciável.

Trabalho Intermitente - Arts. 443 e 452-A da CLT

Segundo CASSAR, além de transferir os riscos da atividade ao empregado, fere os princípios da segurança jurídica e da proteção ao trabalhador, e continua a autora: “Muitos defenderão a validade do ajuste ao argumento da livre-autonomia da vontade do empregado em aceitar esta modalidade de contrato. Todavia, aquele que aceita negócio jurídico que lhe é prejudicial só o faz por necessidade ou por ignorância.”

Contrato de Trabalho - Livre-Autonomia - Art. 444, Parágrafo Único, da CLT

O dispositivo supra prevê a negociação individual pelo trabalhador com diploma de nível superior que recebe valor maior ou igual ao dobro do teto do RGPS.

Considerando que muitos direitos trabalhistas são irrenunciáveis, indisponíveis, a formação acadêmica do trabalhador ou o valor do salário não modifica a natureza irrenunciável do direito. Ademais,

“Entender que os empregados que recebem valor igual ou maior que R$ 11.063,00 podem livremente dispor sobre os direitos trabalhistas relacionados no art. 611-A da CLT e das próprias normas coletivas é negar a vulnerabilidade do trabalhador, que depende do emprego para sobreviver e, com relativa facilidade, concordaria com qualquer ajuste para manutenção do emprego.” (CASSAR, 2018).

Programa de Demissão Voluntária - Norma Coletiva - Quitação Geral - Art. 477-B da CLT

Especificamente sobre a autonomia da vontade: “Mais uma vez, o legislador quis prestigiar a negociação coletiva e dar à autonomia da vontade do trabalhador a força que teria nas relações civis. ‘Se o empregado aderiu ao programa de demissão voluntária o fez porque quis’: esse será o fundamento de alguns.” (CASSAR, 2018).

Distrato - Direitos - Art. 484-A da CLT

Aqui, temos a previsão de rescisão por mútuo acordo, quando se paga por metade o aviso prévio e a multa do FGTS, permitindo o levantamento de 80% do mesmo.

Segundo CASSAR, a novidade só seria positiva no caso de real vontade do empregado de se desligar do emprego, livre de coações.

Arbitragem - Art. 507-A da CLT

O artigo supra prevê a possibilidade de se incluir cláusula compromissória de arbitragem nos contratos de emprego cujo salário supere ou iguale o dobro do teto do RGPS.

A Lei da Arbitragem, Lei 9.307/1996, em seu artigo 1º, restringe a arbitragem aos litígios que envolvem direitos patrimoniais disponíveis. Considerando que muitos direitos trabalhistas são indisponíveis, irrenunciáveis, e o valor do salário não modifica essa natureza, a arbitragem não poderia ser utilizada na relação contratual empregatícia individual.

Quitação Anual - Sindicato - Art. 507-B da CLT

A autora critica a quitação geral “da parcela” e não “dos valores” de cada parcela, pois isso abre espaço para que, mesmo não pagando o valor devido, haja quitação total da parcela.

Outrossim, “Criar a possibilidade de quitação anual em relação a cada parcela mencionada, na vigência do contrato, quando o empregado está presumidamente submetido às ordens do patrão é de duvidosa liberdade de vontade. (...) Que empregado livremente concorda em dar quitação, durante a relação de emprego, de direito não pago? A coação é presumida, diante de sua hipossuficiência. Se a parcela foi paga, não há necessidade da assistência sindical para a eficácia liberatória.”

Vólia Bomfim, em sua conclusão, afirma:

“Infelizmente a Lei nº 13.467/2017, chamada de "reforma trabalhista", prestigia a negociação individual e coletiva entre as partes sobre os direitos previstos em lei, permitindo que o negociado prevaleça sobre o legislado, pois parte da falsa premissa de que o trabalhador quer livremente abrir mão de seus direitos, ignorando sua vulnerabilidade jurídica. Também autoriza renúncia de direito e torna disponíveis direitos que deveriam ser indisponíveis.”

Para ler o artigo na íntegra:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

https://www.lex.com.br/doutrina_27640581_A_REFORMA_TRABALHISTA_E_A_AUTONOMIA_DA_VONTADE_DO_EMPREGADO.aspx

Conclusão e observações:

A Reforma Trabalhista busca limitar a intervenção estatal na relação laboral, sob influência dos ideais neo-liberais de minimização do Estado, tentando trazer de volta a liberdade total de contratar, a autonomia (quase) plena da vontade das partes, para a relação contratual de trabalho subordinado.

Acrescente-se que, se presente a subordinação, a contratação como autônomo só serve para burlar a legislação trabalhista, pois tal requisito é o que melhor caracteriza a relação de emprego.

Sobre o trabalho intermitente, como o tema é fértil, tentarei tratar num momento oportuno com maior profundidade.

Sobre a rescisão por mútuo acordo, esta pode ter sido criada em resposta às falsas demissões, a pedido do empregado, para que este pudesse sacar o FGTS e ainda receber SD, comprometendo-se a devolver a multa de 40% ao ex-empregador.

A prevalência da autonomia privada coletiva é bem vinda, mas todo cuidado é pouco quando se pretende colocar um empregado, que depende do emprego para sobreviver, considerando a dificuldade em conseguir outro, frente a frente com o empregador para que, individualmente, aceite ou não as condições "ofertadas" (impostas?) para que seja contratado ou para que continue no emprego. Ter curso superior ou receber o dobro do teto da Previdência não elimina essa vulnerabilidade.

Se as empresas buscam segurança jurídica, negociar coletivamente, no momento, é o caminho mais seguro, considerando a atual indefinição quanto à constitucionalidade ou não do instituto.

REFERÊNCIAS

 

CASSAR, Vólia Bomfim. A Reforma Trabalhista e a autonomia da vontade do empregado. Lex Magister: Doutrinas. São Paulo, 25 abr. 2018. Disponível em: <https://www.lex.com.br/doutrina_27640581_A_REFORMA_TRABALHISTA_E_A_AUTONOMIA_DA_VONTADE_DO_EMPREGADO.aspx>. Acesso em: 14 mai. 2018.

 

 
Sobre o autor
Luiz Henrique Aguiar Leite

Advogado. OAB/CE nº 38.495. Graduado em Direito pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza e Pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul (RS). Área de atuação: Trabalhista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos