Advogado criminalista para vítima ou familiares!

06/09/2018 às 09:41
Leia nesta página:

A visão social ou até estigma que se tem de um advogado criminalista é que ele defende bandidos. É estigmatizado por estar patrocinando a defesa de alguém que é acusado...

A visão social ou até estigma que se tem de um advogado criminalista é que ele defende bandidos. É estigmatizado por estar patrocinando a defesa de alguém que é acusado, muitas vezes é visto como associado ao crime, ou que de alguma forma contribuiu para o aumento da criminalidade.

Isso é falso. Primeiro porque o advogado seja ele qual for e principalmente o criminalista exercer um papel institucional de gigantesca importância, usando de suas prerrogativas para defender o interesse dos cidadãos que são acusados pelo Estado.

Segundo porque ao defender um acusado, o advogado defender o que a Lei previu anteriormente, no caso, a Lei Maior desse país que é a Constituição, que deixa bem claro, que todo cidadão brasileiro, tem direito ao contraditório e a ampla defesa.

Bem, mas essa é uma discussão digna e salutar, devendo ser sempre enfrentada por aqueles que receberam a nobre missão de exaltar o estado democrático de direito, mas esse texto de hoje quer tratar mais de perto da necessidade do advogado criminalista para vítima ou seus familiares.

Isso mesmo! A vítima de um crime ou seus familiares podem constituir um advogado criminalista para atuar no seu caso, que é chamado de assistente de acusação, conquanto seja na verdade um defensor do direito da vítima e de seus familiares.

Nesse breve texto, será demonstrado para que serve um advogado criminalista atuando para a vítima ou seus familiares. Sempre que é dito familiares tem-se em pensamento que ou a vítima sofreu homicídio, e os familiares querem acompanhar a apuração, ou será para a própria vítima de qualquer outro infortúnio que não lhe tenha tirado o bem maior, a vida.

1- DAS DIFICULDADES DO SISTEMA JUDICIÁRIO.

Antes de tudo, importante se faz falar um pouco sobre a dificuldade de todo o sistema judiciário, ideal começar pela falta de serventuários. Em muitas delegacias não há delegados, e há delegados que respondem por quatro ou cinco delegacias, deixando todo o serviço para o escrivão e estagiários ou serventuários cedidos pela prefeitura.

Daí você imagina a qualidade dos inquéritos, e já se afirma, um inquérito mal feito, resultará em um processo mal feito, que por sua vez não alcançará justiça.

Há falta de juízes em muitas comarcas, e juízes que respondem por três ou quatro comarcas, deixando de dar a devida atenção aos processos que ali estão sob sua jurisdição. Faltam também promotores, e serventuários escreventes, por isso um processo dura anos, onde se perdem provas, testemunhas mudam ou morrem, tudo isso prejudicando o bom andamento da justiça.

Diante das dificuldades que se encontra o poder judiciário, caso a vítima ou seus familiares queiram ver um processo andar no tempo normal e tudo o que é necessário para a instrução dele ocorrer, necessário se faz constituir um advogado criminalista, assistente da acusação.

Então vamos lá, quais são as necessidades de um advogado criminalista para a vítima de crimes ou seus familiares?

2- ACOMPANHAR INQUÉRITO.

De início é de suma importância que a vítima ou seus familiares tomem ciência de cada um dos atos do inquérito. Esse inquérito é a fase investigatória antes de iniciar o processo penal. Essa fase é talvez a mais importante do processo, pois o juiz e o promotor irão beber da mesma fonte que é o inquérito.

Um inquérito mal feito, onde as diligências necessárias não foram realizadas, ou se realizadas não foram a contento, irá prejudicar muito o processo penal.

É extremamente difícil para a família da vítima e pior ainda para a vítima ficar se dirigindo à delegacias e fazendo perguntas sem conhecer da matéria, pois serão mal atendidos, e muitas vezes sequer atendidos.

Surge daí a grande necessidade de ter um advogado acompanhando o inquérito, pois dessa forma, tenha certeza, esse inquérito não será visto da mesma forma que os outros. Um advogado criminalista que se reúne com o delegado e troca ideias e informações terá um inquérito muito, mas muito bem feito, que refletirá lá na frente no processo.

Tudo que for dito sobre a importância de constituir um advogado logo no inquérito, seja pelo acusado, seja pela vítima ou seus familiares ainda será pouco. O inquérito é a fonte, se as águas não são boas, todo o processo não será.

O fato é que seja o acusado seja a vítima ou familiares ficam esperando pra ver se vai dar alguma coisa, em outras palavras se vai virar processo, mas aí é tarde, diligências não realizadas ou mal realizadas, pouco conteúdo, que ajudará na acusação ou na absolvição, estarão perdidos, pois com o tempo, provas tendem a desaparecer.

Portanto é de suma importância constituir advogado criminalista de forma bem recente ao fato ocorrido, e assim acompanhar até virar processo.

  1. ACOMPANHAR E ATUAR EM PROCESSO PENAL.

Já na fase do processo penal, onde já terminou o inquérito, passa o advogado criminalista a ser a favor da vítima ou de seus familiares o assistente de acusação. Trata-se daquele que junto ao ministério público atua em prol da vítima e seus familiares, acompanhando os andamentos processuais, participando de audiências, fazendo petições, requerimentos, tribunal do júri, recursos e tudo o que for necessário para defender o interesse da vítima ou seus familiares.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Alguém pode questionar, mas e o Ministério Público através do promotor, não é ele quem deve fazer esse papel? Certo. Por isso o advogado passa a ser assistente dessa acusação. Da mesma forma que no inquérito, o processo que tem um assistente de acusação, é visto de outra forma, é mais bem cuidado, é mais bem feito, essa é a verdade.

Imagine a vítima ou seus familiares indo buscar informações do processo, são atendidos por estagiários, que muitas vezes só tem a seguinte resposta, “é pra aguardar”. É o fim. Por isso é extremamente necessário constituir um advogado criminalista para atuar na defesa do interesse da vítima ou de seus familiares que é a busca da justiça com a punição do culpado autor do fato.

É ainda importante relembrar que o Direito é muito difícil, por isso a faculdade dura cinco anos, sete anos com especialização, daí entender a complexidade do processo penal e do direito penal apenas pesquisando na internet não irá trazer segurança para quem quer entender o que está acontecendo.

O advogado criminalista entende como está o processo e o que está por vir, o que deve ser feito, o recurso adequando, com quem deve conversar, ou seja, é do seu mix de atuação, por isso trará excelentes resultados para quem o constitui. A seguir, está a descrição da atuação de um advogado assistente de acusação pode fazer na defesa dos interesses da vítima ou seus familiares;

  1. a) propor meios de prova;
  2. b) formular quesitos para a perícia e indicar assistente técnico;
  3. c) formular perguntas às testemunhas (sempre depois do MP);
  4. d) aditar os articulados, ou seja, complementar as peças escritas apresentadas pelo MP;
  5. e) participar do debate oral;
  6. f) arrazoar os recursos interpostos pelo  MP
  7. g) interpor e arrazoar seus próprios recursos;
  8. h) requerer a decretação da prisão preventiva e de outras medidas cautelares;
  9. i) requerer o desaforamento no rito do júri.

Percebe-se que é uma atuação totalmente profissional, dependendo de profissional gabaritado para atuar e fazer valer o que se busca, a justiça.

A essa altura, pode surgir a seguinte dúvida; caso a vítima tenha falecido, quem da família pode constituir um advogado para atuar no processo? A resposta é; poderá intervir como assistente o cônjuge, o companheiro, o ascendente, o descendente ou o irmão do ofendido.

Conclui-se, portanto, ser de extrema importância a vítima ou seus familiares constituírem um advogado criminalista para atuar na defesa de seus interesses que no caso é conseguir a máxima condenação possível ao autor do fato e assim fazer justiça.

Por: Dr. Rafael Rocha

Sobre o autor
Rafael Rocha

Dr. Rafael Rocha (Currículo): O advogado Rafael Rocha é advogado criminalista, consultor e parecerista em matéria Penal e Processo Penal. Formações Acadêmicas: Bacharel em Direito pelo INESC/MG Bacharel em Teologia pelo SETECEB/GO Pós graduado em Direito Empresarial pela FIJ/RJ Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo ATAME/GO Entidades que faço parte: Vice Presidente da Comissão de Direito Penal Militar OAB/GO 2016-2018 Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal. Membro da OAB/GO Abracrim – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas Cursos de formação complementar: Realizou o curso EMPRETEC, um programa da ONU em parceria com o Sebrae no Brasil. Sócio fundador do Escritório Rocha Advogados. Professor Universitário nas áreas de Direito Empresarial, Direito Penal e Processo Penal. Professor de cursos preparatórios, pós graduações, palestrante. Possui curso de gestão de escritório pela ESA (Escola Superior de Advocacia). Realizou curso de aprofundamento em Direito Eleitoral de 180 hs pela ENA (Escola Nacional de Advocacia). É Life e professional Coach e Busines Executive Coach pela Academia Internacional de Coach. Fundador do Escritório Rocha Advogadose do Radar Legal. Participou do projeto amigos da Escola como Professor de Xadrez. Desenvolve programas na área social para incluir os menos favorecidos em cursos profissionalizantes. Um Pouco da história: O Dr. Rafael Rocha é advogado militante que arduamente desenvolve um brilhante trabalho na defesa do interesse de seus clientes. Rapidez, agilidade, e profissionalismo são as diretrizes que regem a atuação desse advogado que busca com intrepidez o melhor resultado para aqueles que contratam os seus serviços. Advogado criminalista destacado na Capital Goiana e no Centro Oeste, já reconhecido pelas vitórias que tem conquistado na seara do Direito Penal. Nascido na Cidade de Anicuns-GO, onde passou sua infância e adolescência, hoje reside e atua em Goiânia, advoga em diversos estados da federação, com clientes até em outros países. O diferencial do seu trabalho é a aplicação da Excelência em tudo o que faz, primando sempre pela vitória de suas causas. O Dr. Rafael Rocha está à disposição para conhecer e atuar com brilhantismo em sua causa.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos