Entenda sobre: A Contribuição previdenciária do aposentado que continua trabalhando ou volta a trabalhar.

11/09/2018 às 17:35
Leia nesta página:

A exigência da contribuição previdenciária cobrada sobre a remuneração do segurado aposentado que voltou a trabalhar dever ser devolvida?

Caracteriza confisco não devolver as contribuições pagar pelo segurado aposentado (FGTS e PIS)?

Primeiramente cabe esclarecer que o aposentado que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade laboral é segurado obrigatório da Previdência Social. Conforme determina o artigo 12, parágrafo 4º, da Lei nº 8.212/1991.

Igualmente, todos os trabalhadores devem contribuir para o custeio da Previdência. Isto porque a previdência social rege-se, precipuamente, pelo princípio da universalidade.

A lei assim estabelece porque seguiu as diretrizes da Constituição Federal, em seu artigo195, dispõe que a seguridade social deve ser custeada por toda a sociedade de forma direta e indireta. Mais adiante, em seu inciso II, o mesmo artigo dispõe que todo o trabalhador deve contribuir para a previdência social.

Isso significa que todos os trabalhadores devem contribuir para o custeio da Previdência, incluídos aqui os já aposentados que continuam trabalhando, nos termos do já citado artigo.

Cabe aqui lembrarmos o que prescreve o artigo 18, parágrafo 2º da Lei nº 8.213/1991:

"Art. 18. O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços: § 2º. O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS que permanecer em atividade sujeita a este Regime, ou a ele retornar, não fará jus a prestação alguma da Previdência Social em decorrência do exercício dessa atividade, exceto ao salário-família e à reabilitação profissional, quando empregado."

Ao contrário do que se pensam e com o máximo respeito àqueles que têm entendimento diverso, a lei manteve a contraprestação entre contribuição e benefício. Conforme dispõe o artigo 201, parágrafo 11 da Constituição Federal de 1988:

"Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e autarial, e atenderá, nos termos da lei, a: § 111. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer título, serão incorporados ao salário para efeito de contribuição previdenciária e consequente repercussão em benefícios, nos casos e na forma da lei."

A Constituição reporta à lei os casos em que a contribuição repercute nos benefícios, sendo que a regra foi instituída justamente pelo artigo188 da Lei nº 8.2133/1991. Este, por sua vez, coaduna-se com o disposto no artigo 12, parágrafo 4º, da Lei nº 8.212/1991.

Você, que atua no contencioso jurídico, já conseguiu atualizar ou melhorar a qualidade das suas peças processuais relacionadas aos recursos frente às alterações e novidades trazidas pelo Novo CPC? Já tentou adquirir outros materiais ou livros que disponibilizam modelos de peças do Novo CPC, mas nunca encontrou fontes com credibilidade? Confira AQUI!

Cabe esclarecer é assegurada a contraprestação ao aposentado que continua trabalhando. Pois, o artigo 18, anteriormente citado inclui, dentre suas prestações, o salário-família e a reabilitação profissional, como se vê:

Art. 18. O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços:

I - quanto ao segurado:

a) aposentadoria por invalidez;

b) aposentadoria por idade;

c) aposentadoria por tempo de serviço;

d) aposentadoria especial;

e) auxílio-doença;

f) salário-família;

g) salário-maternidade;

h) auxílio-acidente;

i) (Revogada pela Lei nº 8.870, de 1994)

II - quanto ao dependente:

a) pensão por morte;

b) auxílio-reclusão;

III - quanto ao segurado e dependente:

a) (Revogada pela Lei nº 9.032, de 1995)

b) serviço social;

c) reabilitação profissional.

Conforme citado anteriormente, a contribuição para o custeio da seguridade social segue as diretrizes da Constituição Federal que, em seu artigo 195, dispõe que a seguridade social deve ser custeada por toda a sociedade de forma direta e indireta. Com isso, a contribuição para a seguridade não assegura o recebimento do respectivo benefício, porquanto, atendendo ao princípio da solidariedade social, todos contribuem para um fundo comum, cujos recursos serão utilizados em prol de toda a seguridade, conforme previsto no artigo 194, da Constituição Federal de 1988.

É oportuno nesse ponto, aclarar que a exigência da contribuição em comento não acarreta inobservância ao princípio da vedação ao confisco, previsto no inciso IV do artigo 150 da Constituição Federal, uma vez que leva em conta a proporcionalidade existente entre a incidência e a capacidade contributiva, absorvendo apenas parte da renda do contribuinte.

Por fim deixo uma dica valiosa para você:

O seu cliente pode possuir direito adquirido a uma regra de aposentadoria mais benéfica em datas diferentes do requerimento. Domine Cálculos Previdenciários e Fature até 2 vezes mais  acesse AQUI

Sobre o autor
Valter dos Santos

VEJA OS DETALHES EM >>> @vs_valterdossantos

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos