Candidato no cadastro reserva tem direito subjetivo a nomeação - Concurso Público.

17/09/2018 às 10:42
Leia nesta página:

Candidato no cadastro reserva tem direito subjetivo a nomeação - Concurso Público.

O candidato aprovado em concurso público fora do número de vagas tem direito subjetivo à nomeação caso surjam novas vagas. Assim decidiu recentemente o STJ no processo MS 22.813-DF.

A decisão amplia e muito as chances do concurseiro classificado nas vagas de reserva do concurso. Porém, alguns requisitos devem ser atendidos.

Conforme a decisão da qual foi relator o Min. Luiz Fux, o candidato classificado nas vagas de reserva terá direito subjetivo à nomeação caso estejam presentes três requisitos:

  1. Surjam novas vagas em sua classificação durante a validade do concurso;
  2. Deve existir a manifestãção da administração pública sobre a necessidade;
  3. A administração pública não deve ter restrição orçamentária.

Sendo assim, podemos entender que:

Enquanto o concurseiro aguarda na lista classificatória de reserva, novas vagas podem surgir durante a validade do concurso.

Por exemplo, quando candidatos classificados dentro das vagas previstas do edital são convocados mas não tomam posse do cargo. Isso pode ocorrer quando o candidato perde o prazo da convocação e também quando não apresenta a documentação.

Também pode ocorrer dos candidatos classificados dentro das vagas previstas do edital serem convocados, tomarem posse, mas, ainda dentro da validade do concurso, pedirem exoneração do cargo.

Sendo assim, com a convocação dos candidatos existiu a manifestação da administração pública da necessidade do candidato aprovado para o cargo.

Ou seja, a administração pública está “dizendo” que existe a vaga e precisa do candidato aprovado.

O terceiro requisito muitas vezes poderá ser apurado pelo portal da transparência para fins de comprovar que a administração tem orçamento hábil para a contratação do candidato.

Então, para ilustrar, trocando em nomes e números:

Um concurso abre 01 vaga e mais 03 vagas no cadastro de reserva. Na classificação final do concurso temos Maria em primeiro e Jonas, Leandro e Laura classificados no cadastro de reserva nessa mesma ordem.

Se Maria for convocada, significa que a administração pública disponibilizou a vaga e precisa do funcionário. Ou seja, conforme a decisão acima, a administração pública tem a obrigação do preenchimento da vaga que ela disponibilizou através do concurso público, certo?

Então:

  • Caso Maria não compareça na convocação, ela perde o direito à vaga;
  • Caso Maria compareça na convocação mas não consiga entregar todos os documentos exigidos para posse, ela perde o direito à vaga;
  • Caso Maria assuma o cargo mas ainda na validade do concurso ela desista do cargo, ela perde o direito à vaga.

Nas 03 situações acima, a vaga da Maria estará disponível. E a administração pública estaria obrigada a preencher a vaga disponibilizada pelo concurso público.

Nesse ponto que entra o direito subjetivo do candidato Jonas, aprovado para cadastro de reserva, de assumir a vaga que foi da Maria. O mesmo ocorre com os demais candidatos. Sempre levando em consideração o prazo de validade do concurso público.

Então, caro concurseiro, se você estiver classificado no cadastro de reserva, fique de olho. Sua posição pode chegar como surpresa!

Sobre o autor
Fabio Portela

ATUAÇÃO EM TODO O BRASIL. Somos um escritório de advocacia 100% digital. Atualizado e moderno. Isto quer dizer que os clientes podem fazer nossa contratação 100% online, pela Internet, através de contrato eletrônico com total segurança e validade jurídica. Para os clientes que desejam atendimento presencial podem agendar nos escritórios associados em: Salvador, Recife, Belo Horizonte, Brasilia, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba. CONTATOS: (11) 2626-2517 (WhatsApp) (21) 3005-3043 (61) 2626-1525 (41) 2626-2135 (48) 3181-0272 (51) 2626-3125 (31) 2626-4371 (71) 2626-0032 e-mail: [email protected] www.fabioportela.com ESCRITÓRIOS DE ATENDIMENTO: São Paulo - Rio de Janeiro - Brasília - Curitiba - Florianópolis - Porto Alegre - Belo Horizonte - Salvador

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos