Crimes Contra o Consumidor

21/09/2018 às 09:39
Leia nesta página:

O que poucas pessoas sabem é que o Código de Defesa do Consumidor também prevê algumas condutas tipificadas como crime. Os crimes contra o consumidor.

O que poucas pessoas sabem é que o Código de Defesa do Consumidor prevê condutas que são tidas como crimes. Os crimes contra o consumidor.

O instituto do Direito do Consumidor dá início à criação ou ao desenvolvimento de uma sociedade pautada pelo consumo. No Brasil, consumir é quase uma regra.

Tudo teve início a partir da revolução industrial, uma vez que promoveu uma agilidade imensa na produção e na comercialização de produtos e com isso passou a existir um intenso consumo, alterando completamente o dia a dia dos homens, a partir de então começou-se a chamá-los de consumidores.

Entretanto, com o passar dos anos e partindo da ideia de que “o homem é lobo do próprio homem” como dizia Thommas Hobbes, nasceu a necessidade de regular as relações entre consumidor e fornecedor, uma vez que com a o excesso de consumo passou a existir também condutas reprováveis, definidas pelo código como: práticas abusivas e nocividade de produtos ou serviços, fraudes e publicidade enganosas, em detrimento do consumidor.

Inobstante haver diversas leis civis que tutelavam esta relação, não havia a estipulação em uma legislação especial  com características específicas, como é o Código de Defesa do Consumidor.

No Brasil um Código de defesa do consumidor somente foi instituído na década de 90 pela Lei número 8.078/90. A finalidade da criação era aumentar os direitos e deveres, trazer proteção contra os atos abusivos praticados pelos fornecedores.

Não é só isso. Trouxe diversas condutas que foram  tipificadas como crimes contra o consumidor.

Exatamente sobre isso vamos conversar um pouco.

Entender o quê é e como se caracteriza um crime contra o consumidor é fundamental para não ser ludibriado por fornecedores mal intencionados.

Por isso continue a leitura e veja como se caracteriza um crime contra o consumidor.

Infrações Penais

O Código Penal de 1940 já tinha as infrações penais consumerista, elas já estavam tipificadas no código, no entanto o ele veio consagrar diversas condutas  como crime contra a relação de consumo.

Eles estão previstos nos artigos 63 a 74 do Código de Defesa do Consumidor e tipificam tudo que pode ser considerado como prática de infração penal consumerista.

Aquele que de qualquer forma, direta ou indiretamente, contribuir para as práticas delituosas também poderá ser processado e condenado.

É bem verdade que são inúmeras as condutas delituosa, então vamos entender as mais corriqueiras:

As omissão sinais ostensivos ou de dizeres

“Art. 63. Omitir dizeres ou sinais ostensivos sobre a nocividade ou periculosidade de produtos, nas embalagens, nos invólucros, recipientes ou publicidade”.

O Aludido artigo tem por objetivo de exigir que o fornecedor informe ao consumidor sobre a periculosidade ou nocividade dos serviços ou produtos oferecidos, de maneira objetiva, clara e inequívoca, protegendo, sobretudo, a vida deste.

Por exemplo: Se a composição tem o potencial de causar câncer, esta informação tem que constar na descrição do produto de forma clara e inequívoca, sob pena de crime previsto no artigo 63.

Não comunicar sobre a nocividade ou periculosidade

“Art. 64. Deixar de comunicar à autoridade competente e aos consumidores a nocividade ou periculosidade de produtos cujo conhecimento seja posterior à sua colocação no mercado”.

Semelhantemente à conduta anterior, o fato de a fornecedora deixar de comunicar, ou para a autoridade competente ou para os consumidores, acerca da nocividade ou da periculosidade da composição ou do produto em si, configura-se uma conduta reprovável  e pelo Código é definida como crime.

Abusos de publicidade

Condutas relacionadas à publicidade estão elencadas nos artigos 66 a 69 da Lei 8078/90.

Os artigos tipificam o crime de informação falsa ou enganosa, abusando da boa-fé dos consumidores e, instigando a adquirir o produto com qualquer tipo de imprecisão de informações, podendo causar danos materiais ou físicos aos consumidores.

Reparação com material usado

Preceitua o CDC que aquela pessoa que utilizar na reparação de produtos peças usadas ou componentes de reposição usados sem autorização do consumidor também comete um crime consumerista. In verbis:

“Art. 70. Empregar na reparação de produtos, peça ou componentes de reposição usados, sem autorização do consumidor”.

Neste caso é preciso ter atenção redobrada, uma vez que em manutenções internas não é possível conferir se a peça é nova ou já foi utilizada.

Cobrar dívida de modo vexatório.

Preceitua o artigo 71 do CDC, que o fornecedor não pode se utilizar de coação, ameaças, constrangimento físico ou psíquico ou qualquer outro meio que exponham moralmente a pessoas devedora ao ridículo no momento em que cobra a dívida.

Além disso, o fato de utilizar o modus operandi vexatório para que o devedor efetue o pagamento de uma dívida constitui crime, poderá ser penalizado na esfera cível e ter que indenizar o consumidor por danos à sua moral.

Omissão na entrega de garantia

“Art. 74. Deixar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo”.

Afigura-se crime contra o consumidor aquele que deixa de entregar ao mesmo o termo de garantia preenchido certamente e com as especificações claras acerca do seu conteúdo, é o que preleciona o artigo 74 do CDC.

Conclusão

Concluo dizendo que caso tenha sido vítima de qualquer um dos crimes que estão previstos no Código de defesa do consumidor entre em  contato conosco.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

As penas às fornecedoras (toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços) poderá ser de detenção de até dois anos e multa.

Ou talvez você seja a fornecedora e necessita de ser assistida por um advogado, não hesite! A contratação de bons advogados consumeristas para assisti-la perante procedimentos administrativos ou judiciais se torna fundamental para o exitoso deslinde da demanda.

Em todos os casos, concomitantemente à responsabilização consumerista-penal, poderá o fornecedor ou o consumidor ser responsabilizado na esfera civil, por perdas e danos, que eventualmente tenha causado um ao outro.

O escritório de advocacia Rocha Advogados Associados, possui ampla experiência e vasto conhecimento técnico, laborando há anos no ramo da advocacia consumerista, componentes estes que se mostram imprescindíveis para alcançar o êxito no procedimento e, por fim, a mais lídima justiça e satisfação do cliente.


 

Por: Rafael Rocha

Sobre o autor
Rafael Rocha

Dr. Rafael Rocha (Currículo): O advogado Rafael Rocha é advogado criminalista, consultor e parecerista em matéria Penal e Processo Penal. Formações Acadêmicas: Bacharel em Direito pelo INESC/MG Bacharel em Teologia pelo SETECEB/GO Pós graduado em Direito Empresarial pela FIJ/RJ Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo ATAME/GO Entidades que faço parte: Vice Presidente da Comissão de Direito Penal Militar OAB/GO 2016-2018 Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal. Membro da OAB/GO Abracrim – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas Cursos de formação complementar: Realizou o curso EMPRETEC, um programa da ONU em parceria com o Sebrae no Brasil. Sócio fundador do Escritório Rocha Advogados. Professor Universitário nas áreas de Direito Empresarial, Direito Penal e Processo Penal. Professor de cursos preparatórios, pós graduações, palestrante. Possui curso de gestão de escritório pela ESA (Escola Superior de Advocacia). Realizou curso de aprofundamento em Direito Eleitoral de 180 hs pela ENA (Escola Nacional de Advocacia). É Life e professional Coach e Busines Executive Coach pela Academia Internacional de Coach. Fundador do Escritório Rocha Advogadose do Radar Legal. Participou do projeto amigos da Escola como Professor de Xadrez. Desenvolve programas na área social para incluir os menos favorecidos em cursos profissionalizantes. Um Pouco da história: O Dr. Rafael Rocha é advogado militante que arduamente desenvolve um brilhante trabalho na defesa do interesse de seus clientes. Rapidez, agilidade, e profissionalismo são as diretrizes que regem a atuação desse advogado que busca com intrepidez o melhor resultado para aqueles que contratam os seus serviços. Advogado criminalista destacado na Capital Goiana e no Centro Oeste, já reconhecido pelas vitórias que tem conquistado na seara do Direito Penal. Nascido na Cidade de Anicuns-GO, onde passou sua infância e adolescência, hoje reside e atua em Goiânia, advoga em diversos estados da federação, com clientes até em outros países. O diferencial do seu trabalho é a aplicação da Excelência em tudo o que faz, primando sempre pela vitória de suas causas. O Dr. Rafael Rocha está à disposição para conhecer e atuar com brilhantismo em sua causa.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos