A valoração da palavra da vítima no crime de estupro

Um avanço na repressão e condenação de crimes sexuais ou uma afronta ao princípio de presunção de inocência do réu?

29/09/2018 às 10:41
Leia nesta página:

Nos crimes sexuais geralmente não há existência de provas materiais que assegurem a palavra da vítima. Por isso, nesses crimes a palavra da vítima ganha especial relevância. O questionamento é se essa valoração não afrontaria o princípio in dubio pro reo.

A VALORAÇÃO DA PALAVRA DA VÍTIMA NO CRIME DE ESTUPRO: UM AVANÇO NA REPRESSÃO E CONDENAÇÃO DE CRIMES SEXUAIS OU UMA AFRONTA AO PRINCÍPIO DE PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA DO RÉU?

RESUMO: A violência sexual contra o sexo feminino, fruto de fatores sociais que levaram a mulher a ser objetificada, traz enormes traumas, afetando  saúde física e psíquica da vítima. Os crimes sexuais são praticados na clandestinidade, impossibilitando a existência de provas materiais que assegurem a palavra da vítima, o que a leva, mesmo depois de violentada, a não comunicar o fato à autoridade policial. Em muitos casos a palavra da vítima é o único elemento que se tem. Por isso, em se tratando de crimes sexuais a palavra da vítima ganha especial relevância, sendo valorada nos crimes de estupro. A discussão surge quando com fundamento naquilo que diz a vítima de crime sexual, quando inexistem outros elementos consistentes que ratifiquem a existência do crime, há uma condenação penal. Surge o questionamento se a valoração da palavra da vítima no crime de estupro afrontaria ou não o princípio in dubio pro reo.

Palavras-chave: Mulher. Condenação. Presunção de inocência. Violência sexual.

  1. INTRODUÇÃO

O Brasil tem um histórico de séculos de opressão e violência contra a mulher, com a visão de inferioridade desta em relação ao homem. Há uma cultura machista e sexista enraizada nos costumes, que objetifica a mulher como propriedade masculina.

Uma das expressões da violência contra a mulher é a violência sexual. A conduta de violentar uma mulher, forçando-a ao coito contra sua vontade, não somente a inferioriza, como também a afeta psicologicamente (GRECO, 2015). Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 47.646 estupros foram registrados no país, em 2014. Porém, esse número é muito maior considerando que em média apenas 35% dos crimes sexuais são notificados. Na maioria das vezes a vítima, mesmo depois de violentada, não comunica o fato à autoridade policial, fazendo parte daquilo que Greco (2015) chama de cifra negra.

O estupro está tipificado no Código Penal como crime contra a dignidade sexual, no Título VI da parte especial, no artigo 213: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.

O sujeito passivo no crime de estupro, quando a finalidade for conjunção carnal ou ato libidinoso poderá ser tanto o homem quanto a mulher. No entanto, será abordada neste estudo a vítima mulher, pois esta é em grande maioria o sujeito passivo do delito. Segundo um estudo do IPEA, em relação ao total das notificações ocorridas em 2011, 88,5% das vítimas eram do sexo feminino.

Os crimes sexuais são praticados na clandestinidade, sendo difícil a existência de alguém que testemunhe o fato ou outro elemento que comprove a violência, não havendo provas materiais que assegurem a palavra da vítima. Em muitos casos a palavra da vítima é o único elemento que se tem. Por isso, em se tratando de crimes sexuais a palavra da vítima ganha especial relevância, sendo valorada nos crimes de estupro.

A discussão surge quando com fundamento naquilo que diz a vítima de crime sexual, quando inexistem outros elementos consistentes e sólidos que ratifiquem a existência do crime, há uma condenação penal.

Pelo princípio in dubio pro reo, se o juiz não possui provas sólidas para a formação do seu convencimento, o melhor caminho é a absolvição, julga-se pela prevalência do interesse do réu (NUCCI, 2014).

Desta forma, este trabalho tem por objetivo principal perquirir se a valoração da palavra da vítima no crime de estupro afronta o princípio de presunção de inocência do réu.

  1. A PALAVRA DA VÍTIMA NO CRIME DE ESTUPRO E A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA DO ACUSADO

Em regra, para demonstrar ter havido uma infração, exige-se o exame pericial, quando esta deixa vestígios. A mulher vítima de violência sexual deve se submeter ao exame de corpo delito para comprovar a prática de ato sexual e as lesões físicas provocadas pelo agressor. Geralmente, essa comprovação não ocorre, pois a maioria das vítimas registra a violência após quarenta e oito horas necessárias para a análise, tendo maiores dificuldades quando a vítima é adulta e não-virgem. Comumente sem testemunhas e provas materiais, um processo de estupro se desenvolve em torno do confronto entre a palavra da mulher contra do acusado. (COULOURIS, 2010). Daí a importancia dada ao depoimento da vítima nestes casos. “Em determinados crimes, a palavra da vítima tem maior relevância, principalmente quando está de acordo com as demais provas acostadas aos autos, pois, caso contrário, a impunidade seria uma constante, visto que nesses delitos a prova da testemunha ocular é, muitas das vezes, inviável” (TJSE. AP. Crim. 0198/2007 – SE, C.C., rel. Edson Ulisses de Melo, 09.06.2009, v.u.).

As declarações do ofendido constituem meio de prova, e devido as dificuldades de comprovação da denúncia, a palavra da vítima é considerada pela jurisprudencia como um dos elementos mais importantes do processo. Algumas vezes é considerada suficiente para sustentar a condenação do réu na falta de provas mais consistentes. Outras jurisprudências impõem condições para que o depoimento da vítima seja considerado, como sinais de violência, comportamento da vítima ou que sua palavra seja corroborada com outros elementos (COULOURIS, 2010).

Aconselha Távora (2015), entretanto, que o conteúdo das declarações, por partir de pessoa diretamente interessada exige certa cautela.

Não é equivocado afirmar que em processos de estupro, existe uma grande autonomia dos juízes, se consideramos que eles devem adequar suas decisões a uma lei ampla e uma infinidade de jurisprudências divergentes (COULOURIS, 2010). Afirma Nucci (2014) que resta ao magistrado exercitar ao máximo a sua capacidade de observação, a sua sensibilidade para captar verdades e inverdades, ler nas entrelinhas e perceber a realidade na linguagem figurada ou propositadamente distorcida.

Melhem e Rosas (2013) fazem uma veemente crítica à valoração exacerbada da palavra da vítima. Para estes os juízos vem nadando em sentido oposto, em tempos em que toda a doutrina caminha em rotas de direito penal mínimo. Os julgadores e alguma parte da doutrina vêm entendendo que, pelas circunstâncias em que acontece o delito e pela gravidade da natureza do crime, é possível superar algumas prerrogativas de que deveriam gozar os agressores e condená-los com base numa única prova. Condenações mal estruturadas em matéria probatória. Neste tipo de crime tem-se a mitigação de garantias. Na ação penal o denunciado já entra como culpado pelo crime, devendo ele fazer prova.

A vítima diretamente envolvida pela prática do crime, pode estar coberta por emoções perturbadoras por conta do sofrimento pelo qual passou, podendo, então, haver distorções naturais em suas declarações. Outro aspecto a ser considerado são as exposições pormenorizadas do fato criminoso, nem sempre frutos da verdade, pois o ofendido tem a capacidade de inventar muitas circunstâncias, até para atenuar a sua responsabilidade na ocorrência do delito (NUCCI, 2015). Nucci (2015) ainda complementa dando exemplos de alguns casos que podem levar a condenação de um inocente. A mulher, pretendendo vingar-se da rejeição após o ato sexual consentido, acusa o ex-namorado de tê-la estuprado, invocando a grave ameaça, que não deixa marcas, nem a possibilidade de um exame de corpo de delito. A adolescente que invoca um estupro como razão para uma gravidez indesejada.

Bitencourt (2014) esclarece ser inadmissível aceitar somente a palavra da vítima como fundamento de uma decisão condenatória, que não venha corroborada com outros convincentes elementos probatórios. O Direito Penal e Processo Penal devem nortear-se pelas garantias constitucionais, incluindo aqui a presunção de inocência. Na falta de condições probatórias, o juiz deve sempre absolver (MELHEM e ROSAS, 2013). “A palavra da vítima em crimes de natureza sexual deve, para ensejar um condenação, encontrar-se alicerçada e em consonância com outros elementos que convicção que a corroborem, sendo insuficientes depoimentos meramente derivados da versão da suposta ofendida. Inexistindo comprovação cabal da autoria do crime, impõe-se a aplicação do postulado do in dubio pro reo, para promover a absolvição do acusado”. (TJ-RR - ACr: 0060110000142, Relator: Des. MAURO CAMPELLO, Data de Publicação: DJe 19/04/2013)

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Brasil é um país com altos índices de violência sexual contra mulher. O estupro é um exemplo de violência sexual e trás enormes traumas, afetando sua saúde física e psíquica.

Por conta da clandestinidade do crime e a dificuldade de provas materiais a palavra da vítima é um dos elementos mais importantes do processo, tendo prerrogativa especial e constituindo meio de prova.

O número de vítimas de estupro que notificam o delito as autoridades competentes é pequeno e o não apoio pode fazer com que elas nem cheguem a registrar o boletim de ocorrência.

Ponderando doutrina e jurisprudência pode-se asseverar que o que se veda é a utilização da palavra isolada da vítima para a condenação do réu, em respeito ao postulado do in dubio pro reo, sendo necessários outros elementos probatórios que confirmem a existência do crime.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 2015. ISSN 1983-7364 ano 9 2015. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em:<http://www.forumseguranca.org.br/produtos/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica/9o-anuario-brasileiro-de-seguranca-publica>. Acesso 25/09/2016.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial : dos crimes contra a dignidade sexual até dos crimes contra a fé pública. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

BRASIL. Tribunal de Justiça de Roraima. ACr: 0060110000142, Relator: Des. MAURO CAMPELLO. DJe 19/04/2013.

BUONICORE, Augusto. O anti-feminismo na história. 2007. Disponível em:<file:///D:/Downloads/O%20anti%20feminismo%20na%20Hist%C3%B3ria%20(5).pdf>. Acesso 29/09/2016.

CERQUEIRA, Daniel; COELHO, Danilo de Santa Cruz. Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde. Brasília: IPEA, 2014.

COULOURIS, Daniela Georges. A Desconfiança em relação à palavra da vítima e o sentido da punição em processos judiciais de estupro. 2010. 242 f. Tese de doutorado- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2010.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: parte especial, vol. III.12ª. ed. Niterói: Impetus, 2015.

MELHEM, Patricia Manente; ROSAS, Rudy Heitor. Palavra da vítima no estupro de vulnerável: retorno da prova tarifada? In: Congresso Internacional de Ciências Criminais, 4, ISSN: 2237- 3225. 2013. Disponível em:<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/cienciascriminais/IV/19.pdf>. Acesso em 10/09/216.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código de processo penal comentado. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

TÁVORA, Nestor; ALENCAR, Rosmar Rodrigues. Curso de Direito Processual Penal. 10ª ed. Salvador: Editora JusPodivm, 2015.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos