A extensão do Direito Autoral por meio do contrato

Leia nesta página:

O Direito autoral pode ser conceituado como um conjunto de direitos conferidos legalmente à pessoas física ou jurídica criadoras de obra intelectual, como forma de gozar plenamente da exploração de suas criações.

Direito autoral pode ser conceituado como um conjunto de direitos conferidos legalmente à pessoas física ou jurídica criadoras de obra intelectual, como forma de gozar plenamente da exploração de suas criações.

É regulamentado pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98, o qual disciplina em seus artigos 24 e 28 a sua natureza hibrida, depreendendo-se entre prerrogativas morais e patrimoniais.

A transferência dos direitos do Autor somente é admitida por meio de contrato escrito, dentro dos limites legais estabelecidos no art. 49 e seguintes da lei mencionada acima. No caso de não haver contrato escrito, o prazo de duração será de no máximo 05 cinco anos, ficando as partes prejudicadas, por não haver provas robustas quanto as especificações necessárias do negócio.

O ato de adquirir uma obra intelectual, por si só, não gera a transferência automática dos direitos autorais, devendo constar de forma expressa no contrato a transferência, assim é de forma clara no artigo 37 da LDA:

Art. 37. A aquisição do original de uma obra, ou de exemplar, não confere ao adquirente qualquer dos direitos patrimoniais do autor, salvo convenção em contrário entre as partes e os casos previstos nesta Lei.

Ressalta-se que este artigo deve ser interpretado dentro da razoabilidade que se espera, de modo a se atentar ao modo de utilização intrínseco à finalidade da aquisição. Por exemplo, uma pessoa que encomenda a confecção de um projeto arquitetônico e paga a remuneração correspondente, adquire o direito de materializar o projeto em uma construção edificada, em decorrência, inquestionavelmente, da própria finalidade da aquisição do projeto.

Assim, quando não houver cláusula expressa quanto a transferência dos direitos autorais, salvo o modo de utilização intrínseco à finalidade da aquisição, o adquirente da obra não incorpora ao seu patrimônio jurídico o direito autoral de representá-la, tanto para fins comerciais quanto cedê-la a outrem.

Quando se tratar de obras posicionadas permanentemente em locais públicos, que indissociavelmente integram o meio ambiente e a paisagem como um todo, a sua representação por meio de pinturas, desenhos, fotografias ou vídeos por qualquer observador, não gera, a principio, violação ao direito do Autor.

Entretanto, quando não se falar de mera representação da paisagem, a qual se encontra a obra, mas de representação unicamente da obra, com a finalidade lucrativa, não recairá sobre a exceção do artigo 48 da LDA, visto que consubstancia direito exclusivo do autor da obra intelectual.

A criação intelectual é expressão artística do indivíduo; a obra, guarda em si aspectos indissociáveis da personalidade de seu criador. Dessa forma, a defesa e a proteção da autoria e da integridade da obra ressaem como direitos da personalidade do autor, irrenunciáveis e inalienáveis. A mera utilização da obra, sem a atribuição do crédito autoral representa, por si, violação de um direito da personalidade do autor. (STJ RECURSO ESPECIAL Nº 1.562.617 - SP (2015/0250795-0))

Em verdade, o projeto, o esboço e a obra arquitetônica, expressos por qualquer meio, constituem obra de criação intelectual e o autor faz jus à sua proteção, afinal, é direito exclusivo do autor utilizar, fruir e dispor de sua obra (art. 28, Lei n. 9.610/1998).

Os contratos celebrados para transferência de direitos autorais devem ser minuciosamente analisados, uma vez serem exclusivos do autor os direitos morais e patrimoniais oriundos da obra, reputando-se inalienáveis e irrenunciáveis os direitos morais.

A transferência, por ora, somente se admite sobre os direitos autorais de natureza patrimonial, total ou em parte, e para determinada modalidade de utilização da obra ou para todas as previstas no artigo 29 da LDA, devendo constar delimitadamente no contrato admitido em lei.

Quando o contrato for omisso a respeito, a regra é que se adote uma intepretação restritiva do pactuado e de forma favorável ao criador da obra intelectual.

Portanto, o autor da obra intelectual somente cede o que está previsto expressamente no contrato e, quando do silêncio deste instrumento, transferem-se somente os direitos inerentes à modalidade de utilização que seja indispensável, permanecendo todos os demais direitos ao patrimônio do autor.

Sobre a autora
Lauren Juliê Liria Fernandes Teixeira Alves

Graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá/MT. Especialista em Direito Contratual pela Universidade Estácio de Sá. Especializanda em Direito da Proteção e Uso de Dados pela PUC Minas. Membro ANPPD®.Advogada e Sócia nominal da Teixeira Camacho & Brasil Advogados. Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da 10ª Subseção da OAB/MT. Colunista da Aurum Software. Já foi professora do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres. Administradora do Blog contratualista.com e Instagram @papodecontratualista

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos