Adicional de atividade penosa e a necessidade de sua regulamentação

Leia nesta página:

Diversos servidores ingressaram no Poder Judiciário solicitando o pagamento do adicional de atividades penosas, levando o tema até a apreciação do Superior Tribunal de Justiça – STJ. Jacoby Fernandes explica esse benefício com base na jurisprudência.

A Lei nº 8.112/1990, estatuto jurídico dos servidores públicos, estabelece, a partir do seu art. 40, os direitos e vantagens dos servidores públicos, regulando a remuneração dos profissionais, vantagens e indenizações, além das gratificações e adicionais concedidos. Em razão das características do local de trabalho ou da atividade exercida, os servidores podem ser contemplados com adicionais de insalubridade, periculosidade ou atividades penosas. Em relação a esse último, assim fixa a lei:

Art. 70.  Na concessão dos adicionais de atividades penosas, de insalubridade e de periculosidade, serão observadas as situações estabelecidas em legislação específica.

Art. 71.  O adicional de atividade penosa será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento.1

Diante do comando legal, diversos servidores ingressaram no Poder Judiciário solicitando o pagamento do adicional de atividades penosas, levando o tema até a apreciação do Superior Tribunal de Justiça – STJ. A Corte, então, manifestou-se no seguinte sentido: “O Superior Tribunal de Justiça consolidou orientação de que a norma prevista  no  art.  71  da  Lei  n.  8.112/1990 é de eficácia limitada,  de  modo  que  se  faz  necessária  regulamentação para a concessão do adicional de atividade penosa”1.

Em determinados julgados, a Corte recorre à lição de Hely Lopes de Meireles para justificar a impossibilidade do pagamento:

[...] as leis que trazem a recomendação de serem regulamentadas, não são exequíveis antes da expedição do decreto regulamentar, porque esse ato é conditio juris da atuação normativa da lei. Em tal caso, o regulamento opera como condição suspensiva da execução da norma legal, deixando os seus efeitos pendentes até a expedição do ato do Executivo.2

Diante do posicionamento firmado pelo STJ, cabe aos órgãos buscar a regulamentação da norma. Como exemplo, pode-se observar a Portaria nº 257, de 20 de abril de 2016, da Defensoria Pública da União – DPU, que regulamentou o comando legal. A norma reforça o conceito de que se caracteriza como zona de fronteira a faixa de até 150 km de largura ao longo das fronteiras terrestres. No mesmo sentido, define que se consideram localidades cujas condições de vida justifiquem a percepção do Adicional de Atividade Penosa aquelas localizadas na Região Norte do País.

Art. 2º. O Adicional de Atividade Penosa configura-se como vantagem decorrente da localidade de exercício do cargo cujo valor será apurado na razão de 20% (vinte por cento):

I – do vencimento básico mensal para os servidores dos cargos de nível superior e de nível médio do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - PGPE do Quadro da Defensoria Pública da União;

II – do último padrão do vencimento básico mensal da carreira de nível médio do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo -PGPE para os requisitados e anistiados.3

A portaria da DPU também define as causas de cessação do pagamento do adicional e estabelece que ele não é incorporado aos proventos da aposentadoria ou disponibilidade nem servirá de base de cálculo para a contribuição previdenciária. A norma, ainda que seja simples, regulamenta o instituto e pode ser utilizada pelos demais órgãos públicos na produção normativa.

------------------------------

1 BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 de dezembro de 1990, republicado em 18 mar. 1998.

2 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Jurisprudência do STJ. Pesquisa Pronta. Disponível em: <http://www.stj.jus.br/SCON/pesquisar.jsp?b=ACOR&O=RR&preConsultaPP=000006181%2F4>. Acesso em: 08 out. 2018

3 DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO. Portaria nº 257, de 20 de abril de 2016. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 abr. 2016. Seção 1, p. 142.  

Sobre o autor
Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

É professor de Direito Administrativo, mestre em Direito Público e advogado. Consultor cadastrado no Banco Mundial. Foi advogado e administrador postal na ECT; Juiz do Trabalho no TRT 10ª Região, Procurador, Procurador-Geral do Ministério Público e Conselheiro no TCDF.Autor de 13 livros e 6 coletâneas de leis. Tem mais de 8.000 horas de cursos ministrados nas áreas de controle. É membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, como acadêmico efetivo imortal em ciências jurídicas, ocupando a cadeira nº 7, cujo patrono é Hely Lopes Meirelles.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos