Responsabilidade do sócio retirante no Direito do Trabalho

14/10/2018 às 23:47
Leia nesta página:

A responsabilidade do sócio retirante e aplicação da Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica no Direito do Trabalho

Responsabilidade do sócio retirante no Direito do Trabalho

Mônica Gusmão[1]

 

Quando uma nova lei surge no cenário jurídico, é previsível que causará instabilidades na sociedade, o que não foi diferente com a Reforma Trabalhista.

Acho importante esclarecer os deveres trabalhistas dos ex-sócios sócios, em razão das inovações trazidas pela Reforma Trabalhista.

Vamos por parte: atualmente se um empregado ajuíza uma ação contra a empresa, o art. 10 da CLT cria uma ordem de preferência no que diz respeito a responsabilidade:

1º) os bens da empresa respondem pela totalidade da dívida;

2º) se os bens da empresa não forem suficientes, responderão os atuais sócios, com patrimônio próprio; e

3º) se o patrimônio dos sócios ainda não bastar, responderão os sócios que se retiraram da empresa pelo prazo de 2 anos a contar da averbação da saída do sócio, no registro competente, ou seja, se a sociedade for empresária, Junta Comercial, se simples, Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme diz o art.10-A, da CLT:

 

Art. 10-A. O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a seguinte ordem de preferência: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 

I - a empresa devedora;

II - os sócios atuais; e  

III - os sócios retirantes

 

Atualmente, com a reforma da CLT, os empregados têm devidamente demarcados quem são os devedores de verbas trabalhistas. Questão muito relevante a ser tratada é a seguinte: os sócios retirantes mantêm a responsabilidade de 2 anos a partir do respectivo registro da saída. Se o registro for feito em prazo superior, responderão solidariamente com os atuais sócios. Entendo que quando o artigo menciona sócio retirante, assim como o art. 1.032 do Código Civil, abrande o sócio que se retira, o excluído e os herdeiros do sócio falecido:

 

Art. 1.032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.

 

A redação  do art. 10-A pode dar margem a seguinte interpretação: a responsabilidade dos atuais sócios ou dos retirantes é objetiva, ou seja, basta a comprovação pelo empregado do simples não cumprimento de obrigação, hipótese em que o juiz do trabalho já pode ferozmente se voltar contra eles. Penso que o ranço da aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica de ofício e a todo custo, caiu por terra.  Não é e nem pode ser assim. A CLT, na reforma, recepcionou o chamado Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica. Explico: os atuais sócios ou sócios retirantes somente poderão ter o patrimônio atingido, se antes for instaurado o incidente de desconsideração, previsto no  art. 855-A, da CLT, de acordo com o atual CPC. Entendo que a previsão incidente de desconsideração em Capítulo próprio, afasta definitivamente a possiblidade de o juiz decidir de ofício. O incidente reforça o devido processo legal, contraditórios e ampla defesa.

Sobre o tema, segue entendimento doutrinário:

 

“Mauro Schiavi entende que não se aplica o incidente ao processo do trabalho, pois o Juiz do Trabalho promove a execução de ofício, e o incidente é incompatível com os princípios da Simplicidade e a Celeridade da execução trabalhista. Se posicionando do seguinte modo.

O presente incidente provoca complicadores desnecessários à simplicidade do processo de execução trabalhista, atrasa o procedimento (uma vez que o art. 134, §3º, do CPC, determina a suspensão do procedimento quando instaurado o incidente) e, potencialmente, em muitos casos, pode inviabilizar a efetividade da execução[2].

Sergio Pinto Martins, em vasta explicação sobre o incidente da desconsideração da personalidade jurídica, conclui que não vê “incompatibilidade na aplicação do CPC ao processo do trabalho, pois serão observados o contraditório e a ampla defesa[3].

Segundo Martins a desconsideração da personalidade jurídica, trazida no novo CPC, “importa a implicação da certeza e da segurança jurídica ao terceiro, que poderá exercer melhor o contraditório e a ampla defesa[4], porém a desconsideração feita de ofício fere o contraditório e a ampla defesa”[5].

Sustenta, ainda, em favor da aplicação do incidente ao processo do trabalho, Wolney de Macedo Cordeiro, que “todo o tema da desconsideração da personalidade jurídica era tratado no plano do direito material, sem qualquer disposição especifica no plano processual”[6], segundo ele haviam consequências danosas, tanto para a pessoa alvo da desconsideração, quanto para o ­­próprio processo.”

Em conclusão: como dito, há necessidade de um tempo para que a nova lei “pegue”, sem falar em todas as implicações políticas e sociais que ainda estão por vir.

 

 


[1] Professora de Direito Empresarial, Civil e Trabalho.

[2] [40] SCHIAVI, Mauro. Manual de Direito Processual do Trabalho, p. 1070-1087. São Paulo: LTr, 2016.

[3] [41] MARTINS, Sérgio Pinto. Desconsideração da Personalidade Jurídica da Empresa. Revista Síntese: Trabalhista e Previdenciário. São Paulo, v.27, p 35-47 mar. 2016

[4] [42] MARTINS, Sérgio Pinto. Desconsideração da Personalidade Jurídica da Empresa. Revista Síntese: Trabalhista e Previdenciário. São Paulo, v.27, p. 35-47 mar. 2016

[5] [43] MARTINS, Sérgio Pinto. Desconsideração da Personalidade Jurídica da Empresa. Revista Síntese: Trabalhista e Previdenciário. São Paulo, v.27, p. 35-47 mar. 2016

[6] [44] CORDEIRO, Wolney de Macedo. Execução no Processo do Trabalho, p. 182-183. Salvador: JusPodivm, 2015. In SCHIAVI, Mauro. Manual de Direito Processual do Trabalho, p. 1084. São Paulo: LTr, 2016.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
Sobre a autora
Monica Gusmão

Professora de Direito Civil, Empresarial e Trabalho de várias instituições, entre elas a FGV; membro do Fórum Permanente em Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro; autora de várias obras; articulista...

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos