A Arte de Ensinar

15/10/2018 às 19:20
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A educação é um processo privilegiado de formação de pessoas e não se reduz apenas à transmissão de conhecimentos ou tão pouco repasse de instruções descontextualizadas, que condicionam a pessoa como depositária de saberes.

A ARTE DE ENSINAR

MEIRA SANTOS SILVA, Camilli[1]

Resumo:

A educação é um processo privilegiado de formação de pessoas e não se reduz apenas à transmissão de conhecimentos ou tão pouco repasse de instruções descontextualizadas, que condicionam a pessoa como depositária de saberes.

A figura do professor deve ser entendida como mediador de conhecimento e não apenas como detentor do mesmo.

Palavras-chave:Práticas educativas. Humanização. Integralização do ser.

Ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. Ser educador é viver a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo, estimulando a capacidade criadora do educando.

O professor exerce sua profissão com esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, no entanto, a educação precisa ser mais consolidada e compreendida por diversos segmentos da sociedade.

Ser professor é manter-se apaixonado por sua profissão, tendo convicção do seu esforço e da sua real dedicação, que compartilha conhecimentos, propaga informações e faz o outro crescer, sendo presença concreta que caminha junto, criando assim vínculos de comprometimento com sua missão.

Educar é um trabalho que constantemente ultrapassa o transmitir conhecimento, pois cria possibilidades para sua produção ou sua construção! Este é o legado que cada educador deixa para a sociedade: formar cidadãos para que possam estar aptos a viver este processo de integração social e não meros receptores de conhecimentos sociais.

“Educar significa guiar outros seres humanos de modo que eles se tornem aqueles que devem ser…” (Edith Stein - filósofa e teóloga alemã, 2003). 

A arte de ensinar é estabelecer uma intimidade entre os saberes curriculares e a experiência social, fazendo com que o educando construa seu próprio pensamento, tendo a consciência crítica com o ensino dos conteúdos que lhe são passados, vivenciando a experiência de dialogar sobre a realidade concreta.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

STEIN, Edith. Estructura de la Persona Humana. In: Obras Completas, IV. Escritos antropológicos y pedagógicos. Madrid: Editorial de Espiritualidade/Vitoria: Ediciones El Carmen/Burgos: Monte Carmelo, 2003.


[1]Professora, Mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho pela Universidade Três de Febrero – UNTREF.

Sobre a autora
Camilli Meira Santos Silva

Professora. Graduada em Direito. Pós-Graduada em Direito Processual Civil e Trabalhista pela Faculdades Integradas do Tapajós - FIT. Pós-Graduanda em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Laborais Internacionais pela Universidad Nacional Três de Febrero - UNTREF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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