O direito de arrependimento do consumidor

consumidor e o direito de devolver a mercadoria possibilidade

19/10/2018 às 16:25
Leia nesta página:

Pode o consumidor se arrepender de uma compra efetuada? Como? Quando?

Em tempos modernos, várias compras são efetuadas pela internet. Além de práticas, muitas vezes os produtos são vendidos a preços mais convidativos. Assim, se o consumidor comprar algum produto ou serviço por telefone, pela TV ou internet e, quando for usar, perceber que não gostou, ele tem direito de devolver, recebendo de volta o que pagou?

Sim. Trata-se do chamado Direito de Arrependimento, previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Em quais casos pode-se utilizar o direito de arrependimento?

O consumidor tem direito de arrependimento sempre que a compra do produto ou serviço ocorrer fora do estabelecimento comercial.

Podemos definir isso quando o consumidor compra um produto ou contrata um serviço pela internet, por telefone ou, então, quando o vendedor ou o prestador de serviço vai até a casa da pessoa levando um catálogo para que o comprador escolha o artigo ou o serviço.

É importante ressaltar que tal direito somente existe na situação acima, ou seja, compra em local diferente do estabelecimento físico do vendedor.

Pode-se utilizar o direito de arrependimento quando o produto ou o serviço é adquirido/contratado no próprio estabelecimento comercial do fornecedor?

Não! Muitas lojas físicas, a fim de fidelizar o cliente e buscando uma maior comodidade para ele, possibilita que o consumidor troque o produto ( Ex. uma camisa que não serviu no filho, ou um vestido que quando chegou em casa e não gostou da cor) por outro. Entretanto, tal prática comercial é mera liberalidade negocial, não havendo previsão legal que obrigue a loja a adotar essa prática comercial.

Existe um prazo máximo para que o consumidor possa exercer esse direito?

SIM. O consumidor poderá desistir do negócio em um prazo de até 7 dias, que são contados:

• da assinatura do contrato; ou

• do ato de recebimento do produto ou serviço

É necessário que o consumidor justifique o motivo pelo qual não quer mais o bem ou serviço?

NÃO. O direito de arrependimento pode ser exercido de forma imotivada, ou seja, o consumidor não precisa dizer os motivos pelos quais quer devolver o produto ou serviço, não sendo possível que o fornecedor exija isso para que faça o reembolso.

Pouco importa também se o produto ou serviço não apresenta nenhum vício. Assim, o produto ou serviço poderá ser devolvido mesmo que esteja funcionando perfeitamente.

O fornecedor poderá inserir uma cláusula no contrato afirmando que o consumidor não terá direito de arrependimento?

NÃO. Eventual cláusula nesse sentido é considerada abusiva, sendo nula de pleno direito, nos termos da legislação.

Após devolver o produto ou serviço, o consumidor tem direito de receber de volta inteiramente o valor que pagou?

SIM. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos monetariamente atualizados, de forma imediata.

Quem deverá arcar com as despesas de transporte para devolução da mercadoria à loja?

O fornecedor, não podendo haver nenhum desconto ou cobrança para o consumidor, devendo o fornecedor arcar integralmente com todas as custas.

Assim, as facilidades para compras pela internet devem ser tratadas de forma diferenciada, também com direitos diferentes para o consumidor.

Sobre a autora
Mara Ruth Ferraz Ottoni

advogada e especialista em Processo Civil, pela PUC-MG, ex-orientadora do NPJ da Faculdade Projeção, em Brasília, sócia do escritório NCFerraz Advocacia Especializada, em Sobradinho-DF e Belo Horizonte-MG. Mestre em Direito pelo IESB, em Brasília Professora universitária na Faculdade de Sabará/MG

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos