A inovação da Alienação Parental com a chegada da Lei 12.318/10

20/10/2018 às 11:16
Leia nesta página:

Muito se tem discutido sobre Alienação parental nos últimos anos, e a importância dessa discussão na sociedade em geral, tem se tornado de fundamental necessidade. O artigo trás a mundança trazida pela Lei 12.318/10 em nosso ordenamento Jurídico.

A inovação da alienação parental com a chegada da lei 12.318/10

A Alienação parental pode ser compreendida conforme, artigo 2° da Lei 12.318/10 “a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente. Promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”. A partir dessa definição em lei podemos compreender um pouco mais sobre esse importante instituto do nosso ordenamento Jurídico, no qual será tratado.

Na década de 80 nos Estados Unidos, o psiquiatra americano Richard Gardner, observou um crescente no número de divórcios no país, o que consequentemente, levava ao fracionamento da família. A partir de estudos e observações de fatores ligados ao transtorno observado em crianças e adolescentes, Gardner definiu da seguinte forma a Síndrome da alienação Parental:

A Alienação Parental (SAP) é um distúrbio da infância que aparece quase exclusivamente no contexto de disputas de custódia de crianças. Sua manifestação preliminar é a campanha demeritória contra um dos genitores, uma campanha feita pela própria criança e que não tenha nenhuma justificação. Resulta da combinação das instruções de um genitor (o que faz a “lavagem cerebral, programação, doutrinação”) e contribuições da própria criança para caluniar o genitor-alvo. Quando o abuso e/ou a negligência parentais verdadeiros estão presentes, a animosidade da criança pode ser justificada, e assim a explicação de Síndrome de Alienação Parental para a hostilidade da criança não é aplicável. (Gardner 1985)

Assim podemos entender que a da Alienação Parental é promovida ou induzida sempre por aqueles que detém a guarda da criança ou adolescente e que rompendo o vínculo ou a ligação afetiva com o outro genitor, causa graves prejuízos ao relacionamento, trazendo consequências graves ao desenvolvimento e formação educacional.

O dever da criação dos filhos é de ambos os pais, o que acontece frequentemente é que na falta de um deles, já se percebe um ataque contra a imagem do outro, em que se atribui àquele que não detém a guarda a culpa de vários problemas existentes dentro do lar. O dever de assistência aos filhos é de ambos, igualmente o poder familiar não se dissolve ficando apenas com aquele que detêm a guarda, podemos entender melhor isso analisando as palavras de Maria Berenice Dias:

Morar com um dos pais constitui somente um ajuste necessário às circunstâncias de fato criadas pelos próprios genitores. Isso, de forma alguma, faz presumir que aquele com quem o filho habita é mais importante, penalizando-se o outro genitor com um distanciamento muitas vezes irrecuperável. Agir assim é uma violência, principalmente contra as crianças envolvidas no conflito. (Dias, 2008, p. 10).

Diante dessa análise, é compreendido a importância do papel da família na sociedade e a sua necessidade para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, na sua formação psicológica e cognitiva.

1.1 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

A família é um instituto tutelado pela própria constituição federal de 1988, é aquela que mais nos cerca de relações afetivas, e no nosso ordenamento Jurídico dispõe de Artigos e entendimentos doutrinários que visam a sua proteção e compreensão. Sabendo que é no seio familiar onde é dado a continuidade do desenvolvimento sócio afetivo que o indivíduo carregará por toda a vida.

Destaca Jacques Lacan que a família tem papel fundamental e primordial na transmissão da cultura nos grupos humanos. E é exatamente isso que a faz tão importante, é na família que temos a sede de nossa primeira educação, de onde tiramos os nossos primeiros conceitos sobre a responsabilidade do indivíduo e aprendemos a reprimir os instintos, adquirimos a linguagem, fixando tradições, ritos e costumes.

E é bem no seio da família onde ocorre o jogo da deslealdade, onde a criança é influenciada a rejeitar um genitor em detrimento ao outro. Para a criança é necessário provar a sua lealdade ao genitor que detém sua guarda. Isso decorre muitas vezes de o fato dessas crianças não virem apenas de casamentos desfeitos, mas também relações efêmeras, sem conteúdo que possam vislumbrar um futuro.

E é exatamente nesse contexto que muitas vezes ocorre a alienação. O genitor que detém a guarda não aceita o fim da relação, ou até mesmo, a não existência dela. A partir daí tenta dificultar ao máximo a convivência do filho com o outro genitor, se nota o problema justamente da não aceitação. O que leva a causa de conflitos.

Apesar de ser fundamentalmente discutido na doutrina, é oportuno salientar o que Da Silva diz sobre o assunto: [...] o objetivo principal da sua conduta alienante é denegrir a imagem da pessoa do outro genitor para a criança, de modo a destruir o valor afetivo que o ela possui para o filho, ou seja, devastar o império para reinar sozinho, não importando a que preço ele conseguirá imperar sobre os filhos, mesmo que para isso desorganize o psiquismo desses, reinando sobre um império devastado (DA SILVA, 2009, p. 61)

            É de responsabilidade dos pais a tutela e a proteção aos direitos de um desenvolvimento saudável dos infantes, pela promoção da sua educação e lazer. Sendo isso muito importante para o crescimento e interação no meio onde vive. Apesar de não ser a realidade do atual contexto.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

1.2 FORMAS DE ALIENÇÃO PARENTAL

No brasil, a discussão sobre alienação parental tem ganhado força desde a promulgação da lei 12.318 de 2010. O parágrafo único do artigo segundo dessa lei, dispõe que:

Parágrafo único.  São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:  

I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; 

II - dificultar o exercício da autoridade parental; 

III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; 

IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; 

V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; 

VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; 

VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. 

Essa Legislação veio num momento muito importante, onde a discussão nos tribunais era muito grande, e era urgente a necessidade de dar maiores poderes ao judiciário, de modo a preservar os direitos fundamentais dos infantes. O que vinha causando grandes prejuízos na formação dessas crianças, pois vinham sendo inibidas de terem o contato com o genitor que não detém sua guarda.

No que se concerne a medidas criminais e cíveis concernentes a repressão, essa lei não trouxe nenhuma inovação, haja vista o que já vinha sendo discutido no Estatuto da Criança e Adolescente, art. 129, incisos III, VII, X c/c art. 213, parágrafo 2º. 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O objetivo do artigo é possibilitar uma discussão mais aprofundada sobre a chegada da Lei 12.318/10.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos