Academias em condomínios: uma visão crítica da Lei 8.070/2018.

OBESIDADE, SEDENTARISMO E AUMENTO DE GASTOS PARA OS CONDOMÍNIOS.

23/10/2018 às 11:30
Leia nesta página:

Num país com alarmantes índices de obesidade e com um número crescente de doenças relacionadas ao sedentarismo, o direito à saúde não pode sucumbir à reserva de mercado nem à ingerência do poder público sobre a propriedade privada.

 

Dentre os direitos sociais previstos na Constituição, destaca-se o direito à saúde.

Dados do Ministério da Saúde[1] apontam que 18,9% da população das capitais brasileiras, acima de 18 anos, é obesa. Tal número está 60,2% maior que o obtido na primeira vez que o trabalho foi realizado, em 2006, quando tal parcela era de 11,8%.

A estagnação no crescimento dos índices de obesidade, desde 2015, está associada a uma série de fatores como mudanças nos rótulos dos alimentos, consumo de alimentos saudáveis e prática desportiva.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE[2], o sedentarismo é indicado como a maior causa de problemas de saúde no Brasil, em que pese à melhora nos indicadores de atividade física uma vez que, segundo recentes estudos, houve um aumento de 24% de pessoas que afirmam se exercitar de forma leve ou moderada, seja em casa, ao ar livre ou na academia.

Na contramão da prevenção de doenças - uma vez que o direito à saúde é uma prerrogativa jurídica indisponível assegurada a todos os indivíduos - no último dia 20 de agosto, foi sancionada no Rio de Janeiro uma lei que, além de polêmica, se revela inconstitucional.

Trata-se da lei nº 8.070/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de um responsável técnico pelos espaços de academias nos condomínios, com registro profissional junto ao Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região/CREF1.

De acordo com o texto legal, os condomínios terão o prazo de 120 dias para se adequar às novas regras[3] e o mencionado Conselho deverá disponibilizar os formulários e a relação de documentos necessários para o registro do responsável técnico, ainda que a legislação não esclareça as respectivas atribuições.

O Secovi Rio é contrário à lei em comento, sob a acertada alegação de que o legislador estadual teria extrapolado a sua competência constitucional ao dispor sobre a matéria. Segundo informações extraídas no sítio eletrônico do Sindicato[4]:

Isto porque está avançando sobre a propriedade privada. As salas de ginásticas estão localizadas nas áreas comuns dos condomínios e nada mais são do que a extensão da propriedade dos condôminos.

Em outros termos, regula a prática de ginástica na residência das pessoas o que, evidentemente, não encontra amparo legal na legislação brasileira. (Grifos nossos)

Segundo o Secovi Rio, todas as considerações jurídicas e o impacto financeiro da norma teriam sido apresentados à Assembleia Legislativa, sendo válido e oportuno destacar a seguinte conclusão:

O Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio avalia um impacto médio mensal de 16% nas quotas condominiais, considerando uma despesa com o profissional de Educação Física de mais de R$ 5.000,00 por mês. (Grifos nossos)

Curiosamente, tal exigência não se aplica às academias localizadas em instituições públicas, academias da terceira idade, equipamentos de ginástica espalhados pelas praças e orlas, nem para em clubes, hotéis, pousadas e estabelecimentos congêneres que disponibilizam espaços dotados de equipamentos para a prática de exercícios físicos.

Por tais razões, se faz urgente e necessária a adoção das medidas judiciais cabíveis para a imediata revogação da lei estadual nº 8.070/2018, sob pena de ser mais uma cruel estocada no coração dos condomínios residenciais, já onerados com outras exigências canibalescas do poder público, como é o caso da obrigatoriedade da presença de guardião de piscina que, não raras vezes, passa horas do dia entregue ao ócio, ante a ausência de frequentadores.

O acadêmico de Direito Leornado Quintino de Paula lembra que, nos termos da lei estadual 3728/2001, a presença do guardião é obrigatória em piscinas de dimensões superiores a 6m x 6m e, traçando um paralelo lógico e razoável, sugere que a exigência da lei 8.070/2018 recaia, somente, em academias de grande porte e não, da forma indiscriminada, como a que fora adotada pelo texto legal.

Que cada um passe a ser responsável por si próprio e pelos seus dependentes, pois se essa sanha legiferante não for contida, muito em breve os indivíduos não poderão correr, nadar ou simplesmente caminhar, se estiverem desacompanhados.

 

 

[1] Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde.

[2] Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) ,2013.

[3] O descumprimento da lei 8.070/2018 implicará em multa de até 1.000 UFIRs/RJ, aplicada em dobro no caso de reincidência.

[4] https://www.secovirio.com.br/noticias/lei-onera-condominios-com-academias/

 

Sobre o autor
Levy Pinto de Castro Filho

Advogado, Mediador Privado e Professor. Mestre em Direito Econômico. Especialista em Direito da Administração Pública e em Direito Privado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos