Formação do Procedimento Comum do Processo Civil

Leia nesta página:

Trata-se de comentários sobre a formação do procedimento comum do processo civil.

Formação do Procedimento Comum no Processo Civil.

O exercício da demanda ocorre, de acordo com o art. 312, do NCPC, com o protocolo da petição inicial em juízo. Diz o art. 312, do NCPC: Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no art. 240 depois que for validamente citado. 

É o único dispositivo que se tem referente à formação do processo, porém, a correta compreensão é muito importante. 

A existência do processo não está necessariamente condicionada à citação válida do réu ou ao seu comparecimento em Juízo. Tanto é que os arts. 330 e 332, do NCPC, disciplinam situações em que podemos ter o indeferimento da petição inicial (art. 330) ou improcedência liminar do pedido (art. 332) antes mesmo da citação do réu. A regra, contudo é que o processo se forme com o registro da petição inicial. 

É importante que você perceba que o final do artigo faz referência ao art. 240, do NCPC. Para a parte ré, a integração à lide corre apenas com a citação válida. Por sua vez, forma-se o processo com a protocolização da petição inicial.

Sobre o autor
Caio César Soares Ribeiro Patriota

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - 2º semestre de 2012. OAB/MG 141.711 e OAB/SP 445.733.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos