Fases de um Procedimento Comum - Processo Civil.

Leia nesta página:

Trata-se de considerações sobre as fases de um procedimento comum no processo civil.

No NCPC, o art. 318 prevê dois tipos de procedimentos: o comum e os especiais. O procedimento comum é a regra geral do sistema. Desse modo, não existe mais procedimento sumário e ordinário no NCPC, apenas o procedimento comum e os procedimentos específicos. 

Art. 318, NCPC: Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei. 

Parágrafo único. O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução. 

Entre os procedimentos especiais podemos citar a consignação em pagamento (arts. 539 a 549, NCPC), a ação de exigir de contas (arts. 550 a 553, NCPC), a ação possessória (arts. 554 a 559, entre outros. 

 O procedimento comum desenvolve-se em cinco fases:

a) postulatória - propositura da ação;

b) organizatória - eventuais diálogos com as partes a fim de emendar ou de complementar a inicial, indeferi-la, julgar liminarmente o pedido, citação do réu, conciliação e mediação, defesa e reconvenção;

c) instrutória - produção de provas;

d) decisória - sentença; e 

e) executória - satisfação do direito. 

Interessante dizer a respeito da unificação dos procedimentos. Isso ocorrerá com as demandas ajuizadas no rito sumário, agora com a vigência do NCPC. O art. 1.046, caput e §1º, do NCPC, prevê, em um primeiro momento, a aplicabilidade imediata do NCPC às causas em andamento. Contudo, em relação aos procedimentos sumários e especiais revogados pelo NCPC, aplicar-se-ão as regras do CPC/73 às ações propostas e ainda não sentenciadas até a vigência do novo Código de Processo Civil (18/03/2016).

Sobre o autor
Caio César Soares Ribeiro Patriota

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - 2º semestre de 2012. OAB/MG 141.711 e OAB/SP 445.733.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos