Conceito e Efeitos da Petição Inicial no Processo Civil.

Leia nesta página:

Trata-se de considerações sobre o conceito e efeitos da petição inicial no processo civil.

Conceito: A petição inicial é instrumento da demanda. Por intermédio da petição inicial podemos formalizar uma demanda, ou seja, é a petição inicial que concretiza documentalmente a demanda proposta. 

Efeitos: A petição inicial pode ser pensada a partir de quatro momentos:

1º Petição inicial elaborada e assinada.

2º Petição inicial protocolizada no fórum.

3º Petição inicial registrada ou distribuição do processo. 

4º Petição inicial despachada, pela primeira vez, pelo juiz.

O primeiro momento não produz efeito jurídico comum. Contudo, a partir do segundo momento, temos a produção de efeitos.

Com a protocolização da petição inicial temos a propositura da ação, conforme explicita o art. 312, do NCPC. Assim, para o autor, com o protocolo passa a existir a ação. A data do protocolo será relevante para fins de fixação de interrupção da prescrição, conforme será analisado adiante. 

Com o registro ou distribuição decorrem dois efeitos relevantes:

1º Efeito: perpetuatio jurisdicionis.

A perpetuação da jurisdição implica a impossibilidade de modificação do foro da ação. Por exemplo, a mudança de domicílio das partes ou do estado de fato ou de direito das coisas, não conduz à alteração do estado de fato ou de direito da coisa. Além disso, a perpetuação da jurisdição não implica na modificação da competência à luz do NCPC.

2º Efeito: Prevenção.

No CPC/73, havia o entendimento no sentido de que, com a determinação para a citação, entre os juízes da mesma comarca, o magistrado estaria prevento para as ações conexas e continentes. Agora, quando estivermos diante de uma situação de comarcas ou seções judiciárias distintas, considera-se a prevenção com o registro da ação. 

Com o NCPC, a prevenção se dá com o registro ou a distribuição da ação. O juiz para o qual foi distribuída a primeira ação estará prevento para as demais ações conexas, continentes, ou derivadas.

Por fim, quando houver o despacho positivo da inicial ("cite-se"), há interrupção precária da prescrição. Se a citação for efetivada, haverá a interrupção da prescrição desde o momento em que o magistrado determinar a citação, retroagindo à data da propositura, que ocorre com o protocolo da petição inicial.

Sobre o autor
Caio César Soares Ribeiro Patriota

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - 2º semestre de 2012. OAB/MG 141.711 e OAB/SP 445.733.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos